A ONCE UPON A TIME TALE: DESPERTAR - ODETTE BEANE // @PLANETADELIVROSBRASIL

14 de ago de 2019


A Once Upon a Time Tale: Despertar (Reawakaned: A Once Upon a Time Tale) - Odette Beane
Editora Planeta || Tradutor: Júlio Andrade Filho || Skoob
304 páginas || publicado em 2013 || Once Upon a Time #01


Emma Swan é uma mulher que foi abandonada quando era bebê e desde então sua vida não tem sido uma das melhores. Trabalha caçando fugitivos e possui uma vida meio que solitária. No dia de seu aniversário, tudo que ela deseja é não passar essa data sozinha. Assim que faz o pedido e apaga as velas, a campainha toca e ela se surpreende ao ver um menino de 10 anos chamado Henry, que diz ser o seu filho. Ele mora em Storybrooke e acredita que Emma é a chave para quebrar a maldição que assolou os habitantes da cidade. Ela não acredita em nada, mas a partir do momento que vai levar Henry de volta, sua vida já não será a mesma. 

"Não era bom acreditar em coisas que não fossem verdadeiras. Isso deixava a pessoa muito vulnerável. Talvez essa fosse praticamente a única lição de vida que tinha a oferecer, e acreditava nela." - págs. 35/36

Uma coisa que eu acho que nunca falei aqui é que eu amo contos de fadas e suas releituras. Fico tentada a ler todos as releituras que eu encontro pela frente e não foi diferente quando soube da série de tv. Esse livro é baseado na série, e transcreve toda a primeira temporada. Apesar de eu já conhecer a história, eu amei revisitar esses personagens e agora tudo o que eu quero é reassistir tudo de novo.

Emma é complete realista e não acredita em magia e mundos alternativos, o que contrasta muito com o pensamento de seu filho Henry, que depois de ler um livro dado por sua professora, acredita que todos da cidade estão presos em uma maldição e que sua mãe adotiva, a prefeita Regina é a verdadeira Rainha Má. 

Algo que me chamou muito atenção, além da temática dos contos de fadas, é o quanto Emma muda de pensamento de acordo que a história anda. Ela deu o filho para adoção assim que ele nasceu, pois acreditava que assim ele teria uma vida melhor e mesmo com o aparecimento dele, no início ela simplesmente queria devolvê-lo para sua casa. Mas ela vai se afeiçoando ao menino e ver ela quebrando essas maneiras que tem em si mesma é muito interessante.


A história intercala em dois planos de fundo: o nosso mundo real com Emma criando um vínculo com seu filho e tentando se habituar a rotina em Storybrooke, e os personagens na Floresta Encantada, tempos antes da maldição ser lançada. Conhecemos a história de como Branca de Neve conheceu o Príncipe Encantado, do porque a Rainha Má odeia a Branca e a relação dos outros personagens nessa trama. 

Todos os personagens te cativam de certa forma, até mesmo os vilões. Você entende a justificativa de seus atos, mesmo não concordando e essa releitura mostra que ninguém é totalmente bom ou mal. De todas as releituras dos contos de fadas que eu já li ou assisti, essa com certeza é uma das minhas favoritas e apesar da série de tv ter se perdido em alguns momentos (comentarei em outro post), vale muito a pena conferir.

Antes de finalizar eu quero abrir um adendo aqui: eu simplesmente DETESTEI o Príncipe Encantado em nosso mundo. Eu não me lembrava o quão babaca ele é e com certeza se a maldição não tivesse sido desfeita, a Branca não terminaria com ele. 

Desabafo finalizando, eu só quero dizer que eu adorei ler esse livro e queria que tivessem feito das outras temporadas também. Em alguns momentos eu senti que faltavam algumas coisas, mas é que eu focava no que tinha na série e não no livro. A história escrita funcionou muito bem e com certeza vai te cativar, ainda mais se você gosta de contos de fadas. Vai aprender mais sobre o amor, a lealdade, família e o elo que une as pessoas. Como todo bom conto de fadas, vai te trazer muitas mensagens interessantes e que vão aquecer o seu coração.

"Esse muro que você construiu em torno do seu coração. Você acha que isso é uma coisa que a protege. E provavelmente protege mesmo. Mas há um custo nisso."

Um beijo do coração, até!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espero que tenha curtido a postagem! Volte mais vezes :D