UM MILHÃO DE FINAIS FELIZES - VITOR MARTINS // @GLOBOALT

21 de jul de 2019


Um Milhão de Finais Felizes - Vitor Martins
Editora Globo Alt || Skoob
352 páginas || publicado em 2018


Jonas é um jovem que trabalha no Rocket Café e anda sempre com um caderninho no bolso, para anotar ideias de futuros livros. Possui pais conservadores e cada vez mais se sente mas infeliz dentro de casa. Em um de seus turnos ele conhece o Barba Ruiva, e a partir daí ele vai entrar em questionamento sobre quem ele é, o que quer fazer da vida e lidar com o fato de que não pode viver para sempre sobre as expectativas de seus pais. 

"É então que me dou conta de que, sem que a gente perceba, a vida continua acontecendo. O mundo nunca vai parar para que eu resolva toda a minha vida e recomece do zero." - pág. 318

Acompanho o Vitor desde que ele começou o canal no youtube e fiquei muito feliz quando soube que ele ia lançar o seu primeiro livro - Quinze Dias. Assim que lançou corri para ler e me encantei com sua escrita e a maneira leve e real com que trabalha temas tão pertinentes. Não foi diferente dessa vez. Assim que UMDFF lançou, eu corri para adquiri e digo que foi uma das melhores leituras que fiz esse ano. Vitor com certeza é um grande escritor e merece o mundo de sucesso.

Jonas é aquele personagem que a gente se apaixona logo de cara. É leitor como nós, mas sonha em ser escritor e anota várias ideias para futuros livros (algumas bem bizarras). Ele passa problemas em casa pelo conservadorismo dos pais; a mãe alimentando esperanças de que ele volte para a igreja e seu pai, bem, só lhe trás problemas. A maneira com que o autor trabalha a questão da religiosidade aqui é muito forte e em certos momentos mexeram muito comigo, apesar de eu não passar por essa situação. 

Os amigos de Jonas são sua base e o ajudam a passar por vários momentos difíceis e preciso destacar o quanto a Karina é maravilhosa! Ela trabalha com Jonas no Rocket Café, sonha em ser atriz e tem o gato mais fofo do mundo. Ela é aquele tipo de amiga que se pode contar em todos os momentos e me emocionei em várias cenas nas quais ela está presente.


Agora vamos falar de Barba Ruiva. Arthur é um cliente do Rocket Café bonitão que Jonas conhece e logo de cara ele tem uma ideia fabulosa para um livro - piratas gays! Tudo que eu posso dizer é que esses dois forma um dos casais mais fofos que eu já li e que esse relacionamento vai ajudar e muito no crescimento de Jonas. Intercalando nossa história principal, nós temos a história que Jonas está escrevendo e eu adorei acompanhar esse processo (só não sei ainda se curti o final de piratas gays haha).

Acima de tudo, essa é uma história sobre família - aquela que a gente nasce com ela e a que escolhemos, sobre aceitar quem somos e entender que a vida tem umas viradas bem desagradáveis, mas que vai fazer a gente crescer e amadurecer. É um livro que fala de amor, amizade, histórias e eu amei demais! Vitor cresceu muito nesse segundo livro, continua trazendo muita diversidade e temas importantes para nos fazer refletir e entender um pouco do outro, mesmo que não seja a nossa realidade.

"Tenho certeza de que, mesmo passando por tanta coisa ruim na vida, você ainda guarda um milhão de finais felizes aí dentro." - pág. 332

Ai gente, eu nem sei mais o que dizer sobre esse livro além dele ser MARAVILHOSO e querer muito que vocês deem uma chance à essa história. Ela é tão real, tão palpável que pode acontecer com qualquer pessoa que conhecemos. E essa é a mágica desse livro. Ele é real, sensível, forte e emocionante. Não sei se consegui passar tudo o que senti durante essa leitura, mas que ela inspire você a pegar esse livro e se aventurar nessas histórias - a de Jonas e a dos piratas gays. 

Um beijo do coração, até!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espero que tenha curtido a postagem! Volte mais vezes :D