PERIGOSA AMIZADE: O COMEÇO - GISELA BACELAR // PERIGOSA AMIZADE #00 // @PlanetaLivrosBR

13 de jun. de 2019


Perigosa Amizade: O Começo - Gisela Bacelar
Editora Outro Planeta || Skoob || Perigosa Amizade #00
240 páginas || publicado em 2017 || recebido em parceria com autora


Nossos personagens são jovens entre 14 e 18 anos e o destino irá trabalhar para que encontros e desencontros aconteçam. Acompanhando a vida desses personagens começamos a acompanhar suas descobertas, perdas, desilusões e a forma com que lidam com a vida e suas relações.

"Nós teremos sorte se nos encontrarmos outra vez... Era uma questão de tempo e de vários desencontros."

O que eu mais gostei dessa leitura é a forma real que a autora escreveu sobre esses personagens. A gente acompanha a vida de 10 jovens e cada um tem sua particularidade e enfrenta uma batalha interna. Ao mesmo tempo, nós também acompanhamos as descobertas, a perda da virgindade, a aceitação, drogas e álcool e a relação com os pais. 

No início fiquei um pouco perdida com a quantidade de personagens, mas logo fui me inteirando e ficando curiosa para saber mais sobre a história de cada. A autora trabalha com dois núcleos diferentes: os adolescentes - que estão entrando ou já estudam no ensino médio, e o jovem: com personagens maiores de idade. É muito bacana a forma que a autora trabalha com responsabilidade e respeitando a idade que cada personagem possui.

Acabei me afeiçoando mais a alguns personagens do que outros, o que é bem normal, então quero destacar aqui os que eu mais curti. O trio Roberta, Melissa e Denis me conquistaram logo de cara. Todos eles estão na faixa dos 14/15 anos e é muito legal ver o que o início da adolescência faz com a gente. Primeiros amores, a importância da amizade e a perda da virgindade são alguns dos assuntos que foram discutidos com esses protagonistas e eu amei a evolução que cada um teve. 


Matheus já faz parte do núcleo maior de idade e foi um dos que eu mais me identifiquei de certa forma. Aquela dúvida que permeia todo mundo em saber o que irá fazer depois do ensino médio é algo bem presente aqui, mas no caso de Matheus, ele só quer focar em sexo, álcool e drogas e acompanhamos as consequências que isso vai trazer pra sua vida. Tem como melhor amigo o Gabriel, que é menor de idade, e ver a relação de cuidado que ele tem com o amigo é muito bacana.

Os outros personagens são Monique e Maria Eduarda, Lucas, Jonas e Sara. Gostei mais de uns do que de outros, mas todas as relações tem a sua importância e mostram, principalmente, o contraste de vida de cada um, as personalidades e os diferentes modos de pensar.

É um livro muito bacana de ler e você fica bem curioso para descobrir mais sobre esses jovens e o que eles vão aprender com a vida. Traz muitos assuntos pertinentes de serem trabalhados e não vejo a hora de saber mais sobre cada um deles.

Um beijo do coração, até!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espero que tenha curtido a postagem! Volte mais vezes :D