FEITA DE FUMAÇA E OSSO - LAINI TAYLOR // FEITA DE FUMAÇA E OSSO #01 // @intrinseca

11 de jun de 2019


Feita de Fumaça e Osso (Daughter of Smoke and Bone) - Laini Taylor
Editora Intrínseca || Tradução: Viviane Diniz || Skoob
384 páginas || publicado em 2012 || Feita de Fumaça e Osso #01


Karou é uma jovem que cresceu em uma loja onde o dono é um quimera e divide o seu tempo entre realizar algumas tarefas para ele e viver no mundo real como uma estudante de arte. As coisas já são complicadas de se conciliar e começam a ficar piores quando marcas negras começam a aparecer em algumas portas. Em meio à essa situação, ela consegue uma oportunidade de entrar numa porta que sempre lhe foi proibida e de começar a descobrir sobre quem - ou o que - ela realmente é.

"Esta era sua vida: magia e vergonha e segredos e dentes e um vazio profundo e perturbador, onde alguma coisa certamente estava faltando." (p. 48)

Eu ainda estou impactada por essa leitura, mas eu preciso começar dizendo que vocês PRECISAM dar uma chance à esse livro. A escrita da autora é muito fluida e de certa forma poética, é como se você deslizasse pela história. Eu tinha que ler pelo menos um pouco a cada dia, porque eu sentia o livro me chamando (doido isso né?). É uma história muito bem construída e eu admiro a criatividade da autora, tudo ficou bem amarradinho e te deixa bem instigado a querer saber o que vem a seguir.

Karou é uma personagem que a gente ama logo de cara. Possui uma personalidade forte, e apesar de não conhecer basicamente nada sobre sua história, é muito grata aqueles seres que sempre cuidaram dela. Dá pra sentir o quanto é difícil manter uma vida "normal" transitando entre o nosso mundo e a loja, mas ela faz um esforço para conseguir conciliar as coisas. É uma artista muito talentosa e eu queria muito que tivesse no livro as ilustrações de seus desenhos. Mesmo quando tudo está ruindo, ela não perde a compostura e consegue se resolver da melhor forma. Uma jovem admirável.

Na verdade, todos os personagens são bem construídos. A autora conseguiu dar uma voz para cada um deles, reforçando suas peculiaridades. Eu me encantei por Zuzana, a melhor amiga de Karou e queria muito que ela tivesse tido mais destaque, apesar de ser pouco possível, dada as circunstâncias. Akira foi um que me ganhou aos poucos. Fiquei desconfiada dele logo de cara, mas conhecendo um poucos de seus pensamentos, fui sendo ganhada. Me comovi com a sua história e mesmo naquele final eu consegui entender suas motivações.


Uma das coisas que eu mais curti na história é que as informações não são jogadas, nós vamos descobrindo mais sobre o Outro Mundo junto com a protagonista. É tudo despejado na medida certa e no final, quando começamos a entender sobre o passado de Karou, eu simplesmente não conseguia parar de ler. É uma leitura tão envolvente que você fica frenética em tentar descobrir mais.

Até metade do livro, mais ou menos, foi difícil para mim visualizar o físico de alguns quimeras e como é o mundo onde eles e os serafins vivem. Apesar disso, continuei instigada e quando vinha alguma explicação, eu lia mais devagar para assimilar melhor e tentar visualizar na minha cabeça o que estava sendo dito. Mas depois que as revelações foram chegando, eu comecei a visualizar as coisas com mais facilidade.

Eu não lembro de ter lido uma história sobre serafins e quimeras e amei como a autora desenvolveu esses mitos. Foi tudo muito bem trabalhado e eu estou doida de curiosidade de entender mais sobre eles. As explicações são bem colocadas e a forma como ela conta tudo chega a ser até mágico. Falando em magia, a forma como ela aparece aqui é diferente de outros livros que eu li e eu achei super interessante.


"A esperança pode ser uma força poderosa. Talvez não haja magia real nele, mas, quando você sabe o que mais deseja e mantém isso aceso como uma chama dentro de si, pode fazer as coisas acontecerem, quase como mágica." (p.266)

É um livro que eu recomendo demais, mas sei que não é todo mundo que gosta. O livro é frenético, mas não tem tantas ações assim e alguns podem até achar a escrita massante pelas suas descrições. Mas eu juro que vale a pena dar uma chance e finalizar a história.

Um beijo do coração, até!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espero que tenha curtido a postagem! Volte mais vezes :D