DE VOLTA PARA CASA - SEANAN MCGUIRE // CRIANÇAS DESAJUSTADAS #01 // @edmorrobranco

12 de jun. de 2019


De Volta Para Casa (Every Heart a Doorway) - Seanan McGuire
Editora Morro Branco || Tradução: Ana Death Duarte || Skoob
184 páginas || publicado em 2018 || Crianças Desajustadas #01


Desde sempre, crianças do mundo todo desaparecem de formas inexplicáveis. Mas a verdade é que essas crianças encontram uma porque a transportam para o seu mundo perfeito. Nancy encontrou uma dessas portas, mas agora está de volta ao mundo real e não consegue mais se adaptar e por isso seus pais lhe colocam em um internato. Ao mesmo tempo que ela tenta encontrar um jeito para voltar à sua verdadeira casa, ela terá que solucionar um mistério que ronda o internato e que está causando várias tragédias.

"Para nós, os lugares aonde fomos eram o nosso lar. Não nos importávamos se eram bons, maus, neutros ou o que quer que fossem. Nos importávamos com o fato de que, pela primeira vez, não tínhamos de fingir ser alguma coisa que não éramos. Podíamos só ser. Isso fazia toda a diferença do mundo." (p. 61)

Esse é um livro que mexeu muito com os meus sentimentos. Apesar de ser uma história curta, ela trata sobre tantos assuntos pertinentes com uma leveza e simplicidade, que fica difícil não se encantar e se envolver pelas histórias dessas crianças.

Cada criança que entra numa dessas portas mágicas, encontram um mundo que é perfeito pra elas e só para elas. Quando elas são devolvidas ao nosso mundo, fica muito difícil tentar se encaixar nessa realidade que já não faz parte delas. O orfanato dirigido pela Eleanor West é o único lugar onde essas crianças são compreendidas e fazem de tudo para que elas comecem a se encaixar da melhor forma possível - e quem sabe encontrar de novo o caminho para sua porta. 

Além da autora trabalhar muito bem sobre a particularidade de casa ser humano, sobre identidade e pertencimento, ela também trabalha com gêneros e foi a primeira história que li sobre uma protagonista assexual e um personagem trans. É meio que uma mistura de Alice no País das Maravilhas e Nárnia e que de quebra traz um mistério muito bacana de se acompanhar.


É muito difícil colocar em palavras o que senti com essa leitura, então só espero que vocês deem uma chance à ela. É muito forte esse sentimento de se sentir parte de algum lugar e depois isso ter sido tirado de você. Ver o quanto essas crianças sofrem por estar no mundo real foi muito impactante pra mim, além me de trazer vários ensinamentos e reflexões.

Então é isso, espero que possam ler e aproveitem essa história. O início é meio confuso, mas logo você se encanta em entender um pouco mais sobre a particularidade de cada criança e o mistério que a autora inseriu. Confesso que jamais imaginaria aquele desfecho e não vejo a hora de ler a continuação.

Um beijo do coração, até!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espero que tenha curtido a postagem! Volte mais vezes :D