O LEITOR DO TREM DAS 6H27 - JEAN-PAUL DIDIERLAURENT // @INTRINSECA

27 de mar. de 2019


O Leitor do Trem das 6h27 (Le Liseur du 6h27) - Jean-Paul Didierlaurent
Editora Intrínseca || Tradutor: Adalgisa Campos da Silva || Skoob
176 páginas || publicado em 2015


Guyslain Vignolles é um homem peculiar, onde todos os dias pega o trem das 6h27 para ir ao trabalho. Senta todos os dias na mesma cadeira retrátil e começa a ler em voz alta páginas avulsas de livros. Ele não gosta do lugar onde trabalha e segue a vida de maneira bem solitária, até que um dia, ao encontrar um pendrive perdido em sua cadeira usual, ele vai iniciar jornada que vai mudar a sua vida.

"Para todos os passageiros presentes na composição, ele era o leitor, um sujeito estranho que, todos os dias de semana, lia em voz alta e inteligível as poucas páginas retiradas de sua bolsa." - pág. 12

Esse livro foi uma grata surpresa para mim. Confesso que não sabia nada dele e ganhei de um amigo na bienal do rio de 2017. É um livro que normalmente está sempre em promoção e que eu nunca tinha visto uma crítica sobre. O que fez com que eu começasse bem receosa essa leitura, mas que ao passar das páginas fui me afeiçoando e me encantando por essa história que é tão simples e ao mesmo tempo trás uma mensagem tão bonita. 

Guyslain é um homem estranho, não tem muitos amigos e vive em função de um trabalho que não gosta numa usina de reciclagem de papel. Todos os dias tem a mesma rotina ao ir trabalhar, pega o mesmo trem, senta na mesma cadeira e lê várias páginas avulsas de livros que consegue resgatar da máquina de reciclagem com a qual trabalha. O que começou a me encantar é ver a importância que o personagem dá as palavras, como se elas pudessem salvar o seu dia e melhorar para o que está por vir.

Por ser um livro bem curtinho, eu não quero entregar muito da história, até porque a experiência de não saber nada foi muito gratificante. A vida de Guyslain começa a mudar quando ele encontra esse pendrive, que contém páginas de um diário escrito por uma mulher. E é a partir desse momento que ele começa a ir a uma jornada de autoconhecimento e que vai modificar a sua vida.


Pra mim, essa é uma história que fala abertamente sobre o amor aos livros e as palavras. Sobre como as páginas e as histórias podem mudar a nossa vida, fazendo com que consigamos enfrentar o mundo lá fora e as adversidades. Que dá esperança, que nos fazer conhecer coisas novas e que trás muitas surpresas para nossa vida. Graças as páginas que lê dentro do trem, Guyslain vai conhecendo pessoas inesperadas e mudando aos poucos a sua rotina e o seu humor. Como leitora, sinto o quanto os livros são importantes e ver isso retratado em uma história é muito bacana. 

Espero que deem uma chance a esse livro e que embarquem nessa história tão estranha no início, mas que termina de maneira muito fofa. Finalizei essa leitura com um quentinho no coração e um misto de alegria e de dever cumprido. Garanto que não vão se arrepender.

Um beijo do coração, até!

9 comentários:

  1. Ola, Gabi.

    Parece que o livro realmente lhe encantou. Eu fiquei curiosa, pois é um livro pouco comentado, mas a história não conseguiu me chamar a atenção.
    Contudo, esse pen drive aguça um pouco da curiosidade do leitor. Ótima resenha!

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Ahh apesar de não dar nada pra capa, eu amei suas considerações.
    Ver um personagem com características tão diferentes e ao mesmo tempo demonstrar um amor tão grande pela leitura e ainda conseguir cativar o leitor pela simplicidade do enredo me deixou bem curiosa para conhecer.
    Já quero saber que surpresas serão apresentadas até o final dessa jornada.

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho esse livro aqui tem tantos anos que nem me lembrava mais! Que doidera, lendo sua resenha pude perceber como perdi tempo demais e poderia ter lido essa excelente história muito antes, sua resenha veio em boa hora, vou iniciar a leitura assim que possível, me encantei com suas palavras.

    ResponderExcluir
  4. Você me deixou morrendo de vontade de ler este livro! Eu achei a capa bonita e nunca antes tinha esbarrado nessa história. Adorei essa rotina do protagonista e seu grande amor pelas palavras. Eu consigo compreendê-lo perfeitamente por ser leitora e também ver nos livros um refúgio contra o mundo, um lugar de abrigo, de esperança, de escape. Os livros me salvaram. Sempre digo que os livros são presentes de Deus na minha vida, pois eles me tiraram do fundo do poço. Então, é claro que já quero conhecer essa história e este personagem tão querido, ainda mais porque você garante que o final é de provocar "quentinho" no coração!

    Bjs!

    ResponderExcluir
  5. Oi! Eu também não conhecia o livro, e realmente sempre vejo ele em promoção. Essa é a primeira resenha que leio, e achei mesmo a história fofa, e mais, por trazer essa sensação de reconhecimento com a leitura, que o protagonista tem, e nós também temos. Adorei conhecer um pouquinho mais sobre a história!

    Bjoxx ~ Aline ~ www.stalker-literaria.com ♥

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia a obra, mas fiquei bem interessado agora, pois parece possuir um enredo bem intenso e surpreendente. Anotada a dica, pois estou bem curioso para saber dessa trama na íntegra.

    ResponderExcluir
  7. Oi, eu comprei ele em uma promoção, também sem saber muito o que esperar, e li em janeiro desse ano. Gostei muito da história e da forma como as palavras são importantes para o protagonista.

    ResponderExcluir
  8. Olá ♥
    Não conhecia o livro, mas uma coisa já me ganhou de cara sem eu ao menos saber do que se tratava: A capa, sou a louca das capas rsrs e essa está tão delicada. O enredo ao mesmo tempo que parece ser simples parece ser uma grandeza ( ficou meio confuso eu sei, rsrsr), pois os elementos que você apresentou mostra que o livro começa de um jeito simples e termina com um destino mudado. Adorei sua resenha, beijos ♥

    ResponderExcluir
  9. Sem dúvida, qualquer história que fale sobre amor aos livros já me chama a atenção. Talvez eu sinta a estranheza deste inicio, mas já quero conferir.
    beijos

    ResponderExcluir

Espero que tenha curtido a postagem! Volte mais vezes :D