INDICAÇÃO // LIVRO "FAÇA BOA ARTE" - NEIL GAIMAN

1 de mar. de 2019

Oi madies, tudo bem? Hoje eu vim indicar um livro que eu gosto bastante e que pode ajudar muitas pessoas a seguirem com seus sonhos ou a simplesmente a não desistirem, por mais que a trajetória não esteja fácil.


O Discurso "Faça Boa Arte" (Make Good Art) - Neil Gaiman
Traduzido pela Editora Intrínseca || Diagramação e adaptação de capa: Julio Moreira
80 páginas || publicado em 2014 || Skoob


Neil Gaiman é um dos meus autores favoritos e sempre que lança algo novo por ele eu corro para conferir (na medida do possível) e isso não foi diferente com esse livro. Apesar de eu não trabalhar exatamente com a área artística e criativa, esse pequeno discurso me motivou bastante e espero que motivem vocês também.

Faça Boa Arte é um discurso que Gaiman fez 2012 para os formandos da Universidade de Arte da Filadélfia. O intuito era ele contar um pouco da sua trajetória e dar dicas para aquelas pessoas que estão começando agora a entrar no mercado de trabalho. 

"Se você tem ideias do que quer fazer, do que veio fazer, então simplesmente vá e faça. Isso é mais difícil do que parece, e às vezes, no final, bem mais fácil do que você pensava. Porque, em geral, precisamos fazer certas coisas para chegar aonde queremos."

O discurso é curto, mas não deixa de impactar e de nos motivar a seguir os nossos sonhos. São mensagens simples, mas que nos faz perceber que às vezes tudo o que precisamos é de apenas um empurrão. Começar é sempre a parte mais difícil. 

É engraçado isso de seguir os nossos sonhos, principalmente quando saímos do ensino médio ou até mesmo da faculdade, porque é difícil entender (para algumas pessoas, e eu me incluo aqui) o que queremos fazer, já que desde cedo aprendemos que devemos escolher uma profissão para o resto da vida. Esse ano em particular tem sido bem difícil nesse sentido para mim, não consegui um emprego na área em que sou formada e comecei a me questionar se é realmente isso que eu quero fazer pelo resto da vida, e a resposta que tive de mim mesma não foi bem positiva.


Sei que nem sempre conseguimos trabalhar com o que amamos, mas eu acho muito importante que pelo menos devemos no sentir bem na área que escolhemos ou que fomos induzidos a seguir. A partir do momento que aquilo de trás mais tristeza do que felicidade, talvez seja necessário rever o seu caminho e talvez seguir outra trilha. É algo que dá medo, que me faz pensar que estou perdendo tempo, mas que pode ser completamente recompensador. E isso foi algo que aprendi com esse discurso, a não estagnar, que erros são normais e que nem tudo vai sair do nosso jeito, mas que podemos - e devemos - seguir em frente.

Faça Boa Arte é o tipo de livro motivacional que deve ficar na cabeceira para não nos deixar esquecer o quão bom nós somos; que o fracasso vem e que isso não é motivo para desistir. Caso você se sinta perdido, apenas olhe para frente e siga o caminho até a montanha. Não vai se arrepender.

Espero que leiam esse livro - ou que assistam ao discurso - e assimilem tudo que ele tem a oferecer. Mesmo não sendo a sua área de atuação, as dicas podem sim ser adaptadas e te ajudar a ser uma pessoa melhor e a inovar sempre. Quero deixar um adendo à essa edição que está linda e muito em diagramada, a experiência com certeza ficou mais interessante. 


Vou deixar aqui o vídeo legendado do discurso, vai que você está precisando de um pouco de motivação para hoje, não é mesmo?


"Cometam interessantes impressionantes gloriosos fantásticos erros"

Um beijo do coração, até!

11 comentários:

  1. Não gosto dos livros do Neil, acho que ele mistura demais os gêneros e pra mim isso é falta de personalidade no que escreve hahahahahah sei lá..
    Mas esse livro eu achei sensacional, a ideia do discurso, a gente precisa de palavras humanas assim é importante, e o livro tá lindão

    ResponderExcluir
  2. Tudo bem?
    Também adoro a escrita de Neil Gaiman. Não conhecia esse livro, mas já fiquei bem curiosa.
    Depois da sua resenha empolgante, já quero ler.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia nem o livro, nem o escritor. Mas confesso que fiquei bem curioso em saber como é sua escrita. Anotada a dica.

    ResponderExcluir
  4. Olá!

    Bom saber que o discurso dele foi tão motivador e que lhe ajudou. Realmente quando passamos por problemas é bom ter alguma palavra que nos motive a não desistir!

    ResponderExcluir
  5. Oi! Neil também é um dos meus autores favoritos, e ouvir dele palavras de incentivo é mesmo demais! E sempre é bom, escutar ou ler, palavras que nos motivem a seguir nossos sonhos, com a consciência de que a estrada não é lá muito fácil, mas que seguir e persistir é nosso dever. Obrigada pelo post!

    Bjoxx ~ Aline ~ www.stalker-literaria.com ♥

    ResponderExcluir
  6. Oi, Gabi.
    Eu já conhecia esse texto do autor, mas não sabia que ele tinha sido lançado nesse formato lindo! Já quero!!
    As palavras dele já me deram alento em muitos momentos da vida!
    Beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  7. Nunca li nada desse autor, talvez seja porque nenhum dos seus livros tenha me despertado interesse. No entanto adoro obras motivacionais, que faz com que conseguimos ir de encontro ao sonho, ou algo desejado. Enfim, talvez não leia a obra, mas confira o vídeo com o discurso. Mas se eu tiver a chance pretendo sim adquirir a obra, até porque fiquei bastante curiosa, e querendo saber mais como ele irá aborda essas questões.

    ResponderExcluir
  8. Eu acho que só li um livro desse autor, preciso ler outros, porque não consegui definir se é um autor que eu adoro, sabe? E sobre esse livro, como não gosto de leituras motivacionais, acho que não seria uma boa tentar por esse, vou procurar outros de ficção dele. rsrs
    beijos

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bom?
    Adoro livros que nos instigam a lutar por aquilo que acreditamos e a descobrir o que realmente queremos. Já vi esse livro na americana algumas vezes, mas não sabia do que se tratava. Ao ler sua resenha acabei me dando conta de que é exatamente o que preciso ler no momento, por isso, dica mais que anotada! Tem um da JK que segue esse mesmo estilo, que vale super a pena ser lido também.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Não conheço ainda a escrita desse autor mas achei bem interessante esse livro curtinho. Parece ter boas inspirações.
    Ainda pretendo ler alguma coisa dele, quem sabe não comece com esse livrinho.

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  11. Que livro!!!
    Que vídeo!!!!
    Nunca li nada do autor e não foi por falta de indicações e elogios, mas acho que eu estava precisando ver este vídeo para realmente ir atrás de algo dele. Adorei.
    beijos

    ResponderExcluir

Espero que tenha curtido a postagem! Volte mais vezes :D