OPINIÃO || FOGO CONTRA FOGO - JENNY HAN E SIOBHAN VIVIAN || @Novo_Conceito

23 de out de 2017

Fogo Contra Fogo - Jenny Han e Siobhan Vivian

Original: Ashes to Ashes
Série: Olho Por Olho #03
Páginas: 352
Ano: 2017
Editora: Novo Conceito
Encontre Aqui: Skoob, Amazon, Saraiva, Submarino.

"A pior parte para mim, de verdade, é voltar à vida normal, fingindo que não sei o que sei ser verdade".




Olá madies, tudo bem? FINALMENTE estou aqui para falar sobre o último livro dessa trilogia, que esperei muuuuito tempo para ser lançado!

A festa de ano-novo terminou de maneira trágica, afetando negativamente todos da Escola Secundária de Ilha Jar. Mais do que nunca, Lilia e Kat precisam se unir, para passar pelo luto e conseguir, de uma vez por todas, acabar com a vingança que elas mesmas começaram. 

"Ela está perdida, Kat. E isso a torna perigosa". (p. 189)

Eu esperei tanto por esse desfecho, que ainda não sei muito bem como falar sobre ele. Podem ficar tranquilos que não terão spoilers aqui, só estarei dizendo o que senti durante a leitura mesmo.

Dente Por Dente já foi bastante intenso, por conta das revelações que descobrimos. Fogo Contra Fogo, apesar de não ter muitas reviravoltas, foi o que mais focou no aprendizado dos personagens, nas relações de amizade e amor, e por conta disso, um dos que eu mais gostei.


As coisas não estão nada fáceis para Mary, Kat e Lilia. Por conta de alguns acontecimentos, Mary se afasta das meninas e decide terminar sozinha sua vingança, nem que para isso precise ferir as suas amigas. Ela perdeu completamente o controle de si, e esse é o grande foco desse livro. Confesso que no início o jeito de Mary me tirou do sério, eu queria muito entrar no livro e dar uns tapas nela. Que garotinha chata viu.

Já Kat e Lilia estreitaram ainda mais os laços da amizade, e isso é o que têm mantido as duas fortes. O fato de só elas saberem a verdade sobre tudo que anda acontecendo, sofrendo as consequências em silêncio e lutando para que tudo tenha uma conclusão, faz delas uma dupla forte e decidida, e eu me apaixonei ainda mais por elas.

Lilia foi a que mais sofreu nesse livro, e eu sofri junto com ela. Já comentei nas resenhas anteriores, mas ela foi a que mais se desenvolveu desde o início dessa história. É notável o quão forte ela ficou, e tudo que a gente quer é que ela consiga o seu final feliz.

Além do foco na resolução da vingança, as autoras conversam bastante sobre o futuro, a saída do ensino médio, as perdas, os amores e o que é realmente importante para nós. O livro é sobre escolhas, e como ela pode afetar a nós e quem está ao nosso redor.


Mas vamos conversar sobre o final. Eu gostei DEMAIS de como a conclusão da vingança aconteceu. Achei plausível (na medida do possível) e combinou com tudo que foi acontecendo desde o início. Só o epílogo que me deixou tristinha, mas não por ser ruim. Tem um certo casal que é construído no livro que não tem o final que eu esperava, e eu não curti isso, rs. As autoras foram bem reais nesse final, mostrando que a vida adulta não acontece do jeito que a gente espera, e por isso a história funcionou tão bem. Tudo se ajeitou do jeito que deveria ser, mesmo eu não curtindo 100%. É aquela coisa né, a história teve o final que merecia.

Se você já começou a ler essa trilogia, espero que siga até o final, porque a história fica cada vez melhor. E se você tem alguma dúvida se deve ou não ler, tenta encarar. A história nos trás muitos ensinamentos e vale a pena acompanhar a jornada de Kat, Lilia e Mary e o crescimento que tiveram desde que se conheceram. Muita coisa acontece e com certeza ficará marcado para sempre na vida dessas garotas, e nas nossas também. 

"Se aprendi alguma  coisa este ano, é que a vida é tremendamente curta". (p. 265) 


Beijos e até a próxima

Me siga nas redes sociais
Facebook ∴ Instagram ∴ Twitter ∴ Skoob ∴ TV Time ∴ Filmow ∴ Spotify ∴ We Heart It ∴ Pinterest

5 comentários:

  1. Oiiiiii...
    Infelizmente ainda não comecei a ler a trilogia mas depois dessa resenha quero ler demais...bem vc falou para que tivesse começado a ler pra continuar e isso me motivou a querer ler o livro...outra coisa que me motivou foi que vc falou que o final é muito bom e encontrar trilogias com finais bons está difícil...irei começar a ler o mais rápido possível.. Adorei a resenha...
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Oiiiiii...
    Infelizmente ainda não comecei a ler a trilogia mas depois dessa resenha quero ler demais...bem vc falou para que tivesse começado a ler pra continuar e isso me motivou a querer ler o livro...outra coisa que me motivou foi que vc falou que o final é muito bom e encontrar trilogias com finais bons está difícil...irei começar a ler o mais rápido possível.. Adorei a resenha...
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Gabi!
    Como li os livros anteriores, quero ler esse para fechar a série, entretanto fiquei um tanto triste por saber que os finais não são felizes e totalmente chocada com a novidade sobre Mary... puxa!
    “Todo o nosso saber se reduz a isto: renunciar à nossa existência para podermos existir.” (Johann Goethe)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE OUTUBRO 3 livros, 3 ganhadores, participem.

    ResponderExcluir
  4. Oi Gabi,
    Não sei se vou começar a ler essa trilogia. Além de não curtir muito o tema de vingança (isso sempre acaba mal), tenho muitos livros aguardando para serem lidos e séries para terminar. Mas fico feliz que tenha curtido.
    Beijos,
    André | Garotos Perdidos

    ResponderExcluir
  5. Eu estou a um tempo querendo ler esta trilogia Olho Por Olho, e ler sua resenha sobre este livro acabou me deixando ainda mais ansiosa para começar a ler esta trilogia. Que bom que este livro focou no aprendizado dos personagens, nas relações de amizade e amor, pretendo começar a ler esta trilogia Olho Por Olho em breve.

    ResponderExcluir

Espero que tenha curtido a postagem! Volte mais vezes :D