OPINIÃO || OLHO POR OLHO - JENNY HAN E SIOBHAN VIVIAN || @Novo_Conceito

5 de set de 2017

Olho Por Olho - Jenny Han e Siobhan Vivian

Original: Burn for Burn
Série: Olho Por Olho #01
Páginas: 320
Ano: 2013
Editora: Novo Conceito
Encontre aqui: Skoob, Amazon, Saraiva.

"O que fizermos juntas viverá e morrerá conosco".





Oi madies, tudo bem? Pela primeira vez, eu trago a resenha de uma releitura, e eu não lembrava o quão bom é voltar a uma história em que a gente goste tanto.

Mary, Kat e Lili são três meninas que estudam na Escola Secundária de Ilha Jar. As três não são amigas e não possuem nada em comum, a não ser o desejo de se vingarem de alguém que lhe fizeram mal. A partir desse desejo que cresce dentro delas, as três se juntam para dar o destino merecido àqueles que as machucaram. Mas até que ponto elas estão dispostas a ir para conseguir o que querem? E principalmente, se realmente seguirem em frente, como lidarão com as consequências?

"E, se vamos mesmo fazer isso, ninguém pode desistir na metade do caminho. Se for para entrar, é para ir até o fim. Até nós três conseguirmos o que queremos. Senão, bem... você pode se considerar a caça." (p. 122)

Li esse livro a bastante tempo, quando estava começando a assistir Pretty Little Liars. A pegada do enredo é bem parecida, mas as semelhanças param por aí. Olho Por Olho pode parecer ter uma história clichê e boba, mas não é nada disso que você encontra no decorrer da leitura.

Nossas protagonistas são bem diferentes entre si, o que dá um contraste legal no andamento da leitura. O livro é narrado pelo ponto de vista das três personagens e esse, com certeza, foi o que fez com que a história fluísse tão facilmente. 


Uma das protagonistas é Lili, que faz parte do grupo de populares da escola. É líder de torcida e passa a maior parte do seu tempo com sua melhor amiga Rennie. O foco delas está nesse último ano escolar e nas festas que ocorrerão durante esse período. Apesar de parecer patricinha e metida a besta, Lili é uma pessoa doce que ama a irmã e faz de tudo para protegê-la. Por ser boazinha demais, acaba sendo "usada" pelas pessoas à sua volta, e isso inclui e sua melhor "amiga". Gosto muito da personagem pois ela é a que mais contrasta com as outras. O jeito que vê as coisas e o modo como tenta fazer o certo apesar de tudo, é um dos lados mais marcantes dela. O modo como ela muda depois que começa a fazer parte desse círculo da vingança, faz com que a Lili seja uma das personagens mais fortes pois ela é a que mais sente o baque de tudo que está acontecendo.

Kat tem um estilo próprio, língua afiada e não liga para que os outros pensam. Gosta das coisas mais "obscuras" e, obviamente, passa longe do grupo de populares da escola apesar de ter um passado com eles. É uma pessoa que não leva desaforo para casa e isso é o que a motiva a se vingar de uma ex-amiga que até hoje tenta fazê-la sofrer. Gosto de Kat por conta de sua personalidade e por não desistir fácil das coisas. Ela sabe no que está se metendo, e por mais que as coisas possam estar caminhando do jeito errado, ela tenta manter a cabeça erguida e seguir em frente. A sua determinação é o que move esse trio a cumprir com o que propuseram.

Mary é a única que entrou de paraquedas nessa história. Passou muitos anos longe da Ilha Jar por conta de um acontecimento traumático, e ela decide voltar para encarar os seus medos e se ver livre daquele que a fez sofrer. Lógico que as coisas não dão certo, e graças a isso, ela conhece Lili e Kat e adentra nesse círculo, para enfim, se vingar daquele que lhe fez tanto mal. Mary é um mistério pois você não sabe muito sobre ela e nem sobre as coisas que lhe aconteceram. Algumas coisas estranhas acontecem quando ela está por perto, e você não sabe se é coincidência ou culpa dela. Mary é uma pessoa assustada, que tem muitas marcas de sofrimento e que encontra nas meninas uma válvula de escape.


Você começa a história despretensiosamente, pois são apenas três adolescentes com seus dilemas escolares tentando fazer uma vingancinha para aqueles que a magoaram. Mas essa vingança aos poucos vai saindo do controle e quando o livro acaba, você fica de cara com tudo que aconteceu e quer desesperadamente saber de mais. Quando eu li pela primeira vez, não tinha comprado o segundo volume ainda. Assim que finalizei a história, eu simplesmente me arrumei, fui ao shopping e adquiri o segundo volume. Foi a primeira vez que isso aconteceu comigo, de eu estar tão imersa numa história a ponto de precisar urgente da sua continuação.

Eu estava com um ressaca literárias daquelas, e depois de fazer essa releitura, estou frenética para continuar essa trilogia e finalmente, saber como tudo termina. 

"Nós três somos um círculo. Estamos ligadas uma às outras agora. Posso sentir. Sinto poder também. Toda a conversa, o trabalho duro, as brincadeiras que fazemos, isso tudo nos trouxe aqui e agora." (p. 271)

Olho Por Olho é uma história adolescente, mas vai além disso. Ela aborda sobre o bullying e suas consequência, sobre o futuro quando estamos no último ano escolar, sobre os tipos de amizades e amores, relação com o dinheiro... enfim, essa história é sobre a vida. Ela é tão palpável que você sabe que em algum canto do mundo isso está acontecendo (ou poderia estar acontecendo). Ela te traz ensinamentos e reflexões sobre o que desejamos para o próximo e as consequências disso. É uma história que vai te prender e te fazer pensar bastante.

Recomendo demais essa história! Dê uma chance mesmo se não for o seu estilo de leitura, com certeza vai ter algo aqui que irá te agradar. Os personagens são bem caracterizados e você torce ou odeia eles a todo momento. Você entende esse desejo de vingança das meninas e espera mesmo que tudo dê certo, pois estão com as melhores intenções. E você vai ficar chocada com as revelações que vão surgindo e as consequências de seus atos. Sério, leiam e depois me contem o que acharam.

Beijos e até a próxima

Me siga nas redes sociais
Facebook ∴ Instagram ∴ Twitter ∴ Skoob ∴ TV Time ∴ Filmow ∴ Spotify ∴ We Heart It ∴ Pinterest

18 comentários:

  1. Olá, já passei dessa fase adolescente tem um tempo, mas adoro leituras que abordam esses temas,pois a gente fica revivendo e imaginando nosso passado. Gostei de o enredo focar nas três personagens e o livro nos surpreender. Gosto da escrita da autora e imagino que seja uma ótima dica de leitura. Bjs

    ResponderExcluir
  2. Oiii Gabriela tudo bem?
    Infelizmente dessa vez a obra não despertou tanto meu interesse, gosto muito de livros que retratam sobre a adolescência e os fatos que aconteceram com as garotas, mas não me imagino lendo com esse estilo, ótima resenha.
    Beijinhos e muito sucesso.

    ResponderExcluir
  3. oii tudo bem ?
    eu sempre vejo esse livro por ai , tava curiosa com ele mais sempre deixava de lado irei da uma procurada para conhecer a historia. Adorei a resenha.

    bjsss

    ResponderExcluir
  4. Oi,
    Tudo? Te encontrei pelo face e vim visitar seu blog estou te seguindo caso queira retribuir o favor ficarei feliz.
    Sobre sua resenha, menina, sabe que recebi esse livro há algum tempo atrás mas acabei deixando essa leitura para minha mãe porque estava cheia de coisas para fazer e como tinha parceria com a editora era tudo para ontem. hoje como estou um pouco mais tranquila em relação a isso considerei a hipótese de pegar o livro emprestado para ler a história, pois sua resenha me chamou bastante atenção. Parece ser uma história intrigante realmente.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    leiturakriativa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Apesar de gostar de histórias adolescentes, o livro nunca tinha me chamado a atenção. Mas lendo sua resenha, fiquei bastante interessada principalmente por abordar assuntos como bullying. A questão da vingança parece deixar a história ainda mais intensa.Fiquei curiosa para conhecer a a trama.
    Ótima resenha.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Oi Gabriela, tenho os dois primeiros livros, mas não li ainda. gosto quando os enredos são do tipo que podem está acontecendo com qualquer um. isso me aproxima ainda mais da história.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  7. Amo muito! Amo forte!
    Li Olho por Olho assim que foi lançado e me apaixonei pela história. Logo em seguida li o segundo e, OMG, amei ainda mais! E o terceiro, que por milagre foi lançado, li esse ano e NOSSA, concluiu super bem a trilogia (embora eu tenha esperado um cadinho mais).
    Achei a história super completa e as autoras foram incríveis juntas, criando uma trama tão ágil e cheia de assuntos atuais.
    Leia logo o segundo! kkkkkkkkkk Seu queixo vai cair. =X
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Admito que não tinha muita curiosidade em relação a este livro, ao meu ver a história parecia ser adolescente demais para mim, mas pelo visto possui assuntos sérios no meio e que podem promover a reflexão.

    Então já desfiz a cara feia e o coloquei na minha lista de desejados.
    Obrigada por ter me feito mudar de opinião sobre o livro eheheh

    ResponderExcluir
  9. OIe
    esse é um livro que chama muito a minha atenção por retratar bullying na linguagem dos jovens, então esta na minha lista ha um bom tempo, espero conseguir ler em breve

    beijos
    http://www.prismaliterario.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi Gabi!
    Menina, assim que esse livro saiu eu fiquei naquela curiosidade, mas pensava que seria uma livro estilo Gossip Girl e acabei deixando pra lá, mas lendo a sua resenha me bateu uma vontade de conferir essa história, ainda mais sabendo que são coisas que acontecem hoje em dia, essa vingança é algo que infelizmente acontece, assim como o bullying que é bem triste. Mas, quero conferir esse livro muito em breve, adorei a sua resenha!

    beijos!
    https://blogdatahis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Olá Gabriela, essa é uma série que eu tenho muita vontade de ler, pelos seus comentários o enredo conseguiu sair do clichê e a autora construiu personagens bem bacanas *-* Adorei a dica.

    ResponderExcluir
  12. Olá! Gostei bastante da sua resenha. Ainda não conhecia o livro mas parece ser interessante. É tão bom quando uma leitura nos surpreende. bjo

    ResponderExcluir
  13. Oi Gabi,
    Era esse livro que você estava lendo durante a Bienal? Já tinha visto os livros nas livrarias e pela internet, mas não tinha lido nenhuma resenha sobre eles ainda. Gostei muito da sua resenha e fiquei curioso quanto ao livro. Parabéns!
    Beijos,
    André | Garotos Perdidos

    ResponderExcluir
  14. Nunca li nada dessa autora mas para falar sempre escuto opiniões bem diversas, uns gostam outros nem tanto um dia espero ter tempo para ler e tirar minhas próprias conclusões, porem, que bom que você gostou do livro, é sempre bom quando isso acontece.

    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Oie
    desde que lançou eu tenho vontade de ler o livro mas acabou não surgindo a oportunidade, vou tentar ler nos próximos meses com certeza e adorei sua resenha

    beijos
    http://www.prismaliterario.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Olá, tudo bem?
    Geralmente, esse não é meu tipo de livro, mas fiquei muito curiosa para saber de tudo haha estou com vontade de fazer como você e correr para o shopping para comprar. Beijos <3

    ResponderExcluir
  17. Olá, tudo bem? Já ouvi falar muito do livro, porém nunca tive oportunidade de lê-lo. Sua resenha me trouxe uma visão maior do que ele, e com certeza fiquei instigada. Apesar dessa comparada com PLL, o que não curto, darei ainda uma chance porque você falou que uma hora diferencia. Acreditarei rs Ótima resenha!
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Olá, tudo bem?
    Vi este livro na bienal de 2015, porém não achei muito interessante na época, e na época não encontrei resenhas positivas.
    Gostei muito da sua resenha, mudou minha primeira impressão que tive.
    Beijos, Larissa (laoliphant.com.br)

    ResponderExcluir

Espero que tenha curtido a postagem! Volte mais vezes :D