OPINIÃO || EM ÁGUAS SOMBRIAS - PAULA HAWKINS || @editorarecord

27 de jul de 2017

Em Águas Sombrias - Paula Hawkins

Original: Into the Water
Páginas: 364
Ano: 2017
Editora: Record
Encontre Aqui: Skoob, Amazon, Saraiva, Buscapé.

"O que ficou foi uma sujeira dos diabos, é claro que ficou, então, em seguida, ela foi ao rio e lavou as mãos."





Olá, pessoas. Vamos conversar hoje sobre um livro um pouco controverso. Tem uma galera que não gostou desse livro e eu, particularmente, fiquei um bom tempo sem saber o que pensar. Nunca li nada da autora, e sabia apenas que a história envolvia vários afogamentos ao longo dos anos no mesmo rio. Então eu não precisei lidar com nenhum tipo de expectativa, nem sabia o que poderia acontecer com a história.

A narrativa se passa em Beckford, uma cidade interiorana da Inglaterra, que é conhecida pelo afogamento de diversas mulheres ao longo dos anos. Jules Abbot retorna a essa cidade para cuidar da filha adolescente de sua irmã, Nel Abbot, que foi encontrada afogada no "Poço dos afogamentos" (como é conhecido a parte do rio em que essas mulheres foram encontradas). Acontece que Jules não falava com sua irmã há anos e tem um trauma relacionado à cidade. Nel, por sua vez, era obcecada pelas histórias dos afogamentos e estava escrevendo um livro sobre isso, o que estava irritando muita gente. E Lena, a filha de Nel, odeia a tia e acredita que a mãe cometeu suicídio.

"As coisas que quero lembrar, não consigo, e as coisas que faço de tudo para esquecer não param de voltar à minha memória." (p. 17).

Esse livro é dividido em 4 partes e tem uma quantidade enorme de narradores. Além das 3 mulheres acima, a gente acompanha o ponto de vista de todas as pessoas da cidade que, de alguma forma, estão envolvidos com o afogamento de Nel. Apesar de ter achado excessiva a quantidade de pontos de vista, não foi algo que me incomodou. Todos os personagens têm uma história interessante, e eu acabava ficando interessada em saber qual a relação do narrador com a Nel Abbot. O que me incomodou bastante foram as partes em que entravam trechos do livro que Nel estava escrevendo. Isso tirava a minha imersão na história e eu sentia que não contribuía em nada para o andamento da narrativa.

Resenha livro Em Águas Sombrias

Como já mencionei, achei todos os personagens muito interessantes, mesmo detestando praticamente todos em algum ponto da história, porque eles são muito verossímeis. A única que teve minha simpatia mantida ao longo do livro foi Nickie, que nem tem um papel tão importante assim. Tem hora que deu vontade de jogar o livro longe de tanta gente babaca e burra, mas para mim foi a melhor parte porque no mundo real é exatamente assim.

"Você nunca foi a princesa, nunca foi a beleza passiva à espera de um príncipe, você era outra coisa. Tomava o partido das trevas, da madrasta malvada, da fada má, da bruxa." (p. 54).

O que me causou dúvida em como analisar o livro, na verdade, foi a revelação do grande mistério. Eu tive uma fase em que li muito livro policial, e é muito difícil eu ser surpreendida com as soluções finais. Mas costumo achar que, melhor que a surpresa, é se a história é envolvente e eu curto a leitura como um todo. No caso desse livro, logo que a gente tem acesso a uma informação sobre a conexão de Nel Abbot com um dos personagens eu já matei a charada. Mas tudo estava indo bem até as 4 últimas páginas. Achei completamente desnecessário incluir as informações desse trecho final do livro do jeito que Paula Hawkins fez.

No fim das contas eu gostei bastante. O livro trata muito bem sobre machismo e misoginia, como alguns segredos podem ser prejudiciais e em como o mundo seria muito melhor se as pessoas escutassem e realmente tentassem entender umas ás outras. É uma leitura boa e que me deixou bem entretida, mesmo com os problemas que eu encontrei. Espero que gostem.

Livro recebido de cortesia pela editora.

Abraços e até a próxima.

8 comentários:

  1. Oi, Andréa!!
    Gostei bastante da premissa do livro e como gostei muito do A garota no trem da Paula Hawkins, quero muito ler esse livro dela também!!
    Bjoss

    ResponderExcluir
  2. Olá, Andréa! Tudo bem?
    Em Águas Sombrias parece ser um livro instigante que envolve de fato o leitor. Eu acho a premissa do livro super interessante, minha namorada leu e curtiu, em breve vai ter a resenha em nosso blog. Fico feliz que tenha gostado do livro.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Oiii Andréa tudo bem?
    Fiquei extremamente dividida depois de ler a sua resenha, em pontos quero ler por abordar um assuntos sobre machismo e por outro a quantidade de narradores me desmotiva e muito, vou pensar com carinho e ver se leio, acho essa capa tão amável.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    Ainda não tive nenhum contato com as obras da Paula. Assisti ao filme A garota no trem e desde então fiquei muito curiosa para conhecer sua escrita.
    Em águas sombrias apresenta uma premissa que me agrada bastante e fico feliz em saber que ela aborda alguns temas de forma bem desenvolvida como o machismo.

    LEITURA DESCONTROLADA

    ResponderExcluir
  5. Oi! Concordo que é bem controverso mesmo. Há diversas opiniões a respeito da obra, mas mesmo assim desejo fazer a leitura. Justamente para ver o que vou achar rsrs
    Adorei sua resenha e seus comentários bem sinceros. É importante colocar não apenas os pontos negativos, mas ser bem fiel também à realidade da ideia proposta pelo autor. Enfim, a dica está anotada!
    :*

    ResponderExcluir
  6. Esse não é o tipo de leitura que costumo curtir, mas já ouvi vários elogios a respeito da obra, porém com ressalvas ao final, como você fez.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  7. Olá, Andréa.
    Eu recebi esse livro e li, mas não curti, no geral, não acrescentou nada, se fosse um outro momento de minha vida, poderia classificar apenas como leitura de entretenimento. Mas como estou num processo de várias leituras pesadas, nem isso conseguiu ser.

    ResponderExcluir
  8. Eu sempre quis ler paula, mas todo mundo fala muito mal desse livro, infelizmente. Acho que é melhor eu começar com A Garota no Trem né?

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir

Espero que tenha curtido a postagem! Volte mais vezes :D