OPINIÃO || A ESCOLHA - NICHOLAS SPARKS || @editoraarqueiro

5 de jun de 2017

A Escolha - Nicholas Sparks

Original: The Choice
Páginas: 196
Ano: 2016
Editora: Arqueiro
Encontre Aqui: Skoob, Amazon, Saraiva, Submarino.

"Histórias são tão singulares quanto as pessoas que as contam, e as melhores sempre têm um final surpreendente."




Olá pessoal, a resenha de hoje é de um romance de Nicholas Sparks. Sempre que vejo esse nome em um livro já fico com receio de ler, pois o autor é conhecido por nos fazer chorar. Digamos que eu tenho uma relação de amor e ódio com ele, amo a sua escrita, mas odeio as tragédias que ocorrem nos livros. Mas vou parar de enrolar e vou direto ao que interessa. 

A Escolha nos traz a história de Travis Parker e Gaby Holland. Ele é um veterinário solteirão que já teve várias namoradas, mas nunca se apaixonou por nenhuma, pleo menos não o suficiente para se casar com alguma delas. Já Gaby é aquela moça de família tradicional, onde a mãe praticamente impõe que ela se comporte como uma dama. Mas após terminar a faculdade de médica-assistente ela decidi morar sozinha, talvez em busca da tão sonhada liberdade. Apesar de ser reprimida pela mãe, Gaby sempre gostou de uma aventura. Após se mudar para a casa ao lado da casa de Travis e passar um fim de semana ao seu lado, ela começa a se sentir viva de verdade.

"Você é a esperança e todos os sonhos que já tive." p. 164

E tudo estaria muito bem se a moça não tivesse um namorado que ela conhece há muito tempo e qual pretende se casar algum dia - se ele fizer o pedido, mas ele meio que "enrola" a moça. É aí que Gaby se vê diante da escola mais difícil de sua vida: embarcar numa paixão devastadora com Travis ou fingir que nada aconteceu e continuar com sua vida sem graça ao lado do namorado.

Este livro é marcado por fortes decisões que nos fazem repensar sobre nossas vidas, o que realmente fazemos por vontade própria ou aquilo que fazemos por parecer o correto. Outra ponto bem legal é que nele vemos o esteriótipo de mulher perfeita, já que a mãe de Gaby exige que esta se comporte como uma dama que sempre fala baixo e que nunca se exalte, mas ela está cansada de tudo isso, porque não quer ser uma dama e sim ser feliz.

"Fazia parte de ter nascido num ambiente de pais que tinham um casamento feliz. Você cresce acreditando em conto de fadas e, mais que isso, acha que tem o direito de viver de acordo com eles." (p. 27)

A escrita do autor é leve e fluída, porém com um pouco de drama. O romance é muito bem desenvolvido, e algo muito bom é que os personagens permanecem com a mesma personalidade durante todo o enredo. Eu amei a forma como o autor conduziu a história, mas de certa forma nesse livro não me emocionei tanto quanto em outros livros do autor, não sei bem explicar, mas acho que a escrita não conseguiu transmitir tanta emoção pra mim.

Uma personagem muita cativante é a Stephanie, a irmã de Travis. Ela é louca, irônica, faz piada no momento certo, com certeza foi minha personagem favorita. Sem falar da relação dos dois que é ótima.

Por hoje é só. E aí gostaram? Alguém já leu esta ou outra obra do autor? Ficaram curiosos? Conte nos comentários. 

Até a próxima
Beijos da Val.

16 comentários:

  1. Lembro que quando li esse livro ele foi um dos meus preferidos do autor. Não sei o que acharia hoje em dia porque confesso que com o tempo acabei enjoando um pouco do estilo dele. Mas a história é bonita. Tem drama, família e claro, muito amor. Achei algumas passagens do livro lindas e ele é carregado de emoção, de um sentimento de esperança, acho. A gente fica curioso pra entender essa história e quando descobre o que aconteceu e o que o Travis fez é uma coisa bem marcante no livro. Vale a pena pra quem gosta de romances nesse estilo.

    ResponderExcluir
  2. Boa noite!
    Nicholas Sparks é um verdadeiro mestre dos romances/dramas. Tudo lançado por ele me interessa. Só li uma de suas obras durante toda minha vida, mas daqui pra frente pretendo ler mais delas. Fiquei curiosíssimo para saber o que a Gaby irá decidir: continuar com uma rotina sem sal ou se aventurar no desconhecido.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Oi Valéria ;)
    Lembro que quando era mais nova amava os romances do Nicholas, mas hoje estou em outra "vibe" kkk
    Já vi o filme A Escolha, e confesso que achei muito fofo o casal... torci demais para eles ficarem juntos, e dar tudo certo no final!
    Gostei da Stephanie também no filme, mas ela deve ser bem mais engraçada no livro!
    Enfim, gostei da resenha mas acho que não leria o livro :/
    Bjos

    ResponderExcluir
  4. Oi.
    Eu sou apaixonada pelos livros do Nicolas Sparks e esse é um dos poucos que ainda não tive oportunidade de ler adoro que tinha esse estereótipo de mulher perfeita mas mesmo assim ela não está feliz a coisa toda dela tem um namorado não me conquistou muito não já que não sou fã de triângulo amoroso mas estou super ansiosa para conhecer e desfrutar do livro esse bem conheço a escrita do Nicolas chorar bastante.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  5. Oi Valéria,
    Não li o livro, mas assisti ao filme e, para mim, foi uma das melhores histórias do Nicholas Sparks. O que mais gostei desta trama foi a narrativa, a forma como é nos apresentada a história, não sei se no livro é assim, mas para o filme funcionou muito bem. O romance entre Travis e Gaby é lindo de acompanhar, pois aborda dramas mais reais e adultos. A vida dos personagens é regada de escolhas sobre a vida pessoal e o futuro e esta parte é algo que os leitores podem facilmente se identificar. Ainda pretendo ler o livro, mas vou esperar esquecer um pouco a história.

    ResponderExcluir
  6. Valéria!
    Tem de ter muito drama nos livros do Nicholas e isso que amo mais nele, sabia, porque os romances nunca são romances comuns, tem sempre algum entrave, para poder ou não dar certo no final.
    Não li esse ainda, mas bem quero.
    “A sabedoria consiste em compreender que o tempo dedicado ao trabalho nunca é perdido.” (Ralph Waldo Emerson)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE JUNHO 3 livros, 3 ganhadores, participem.
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Valeria,
    A Escolha é um dos meus livros preferidos do autor, e apesar de que outros livros arrebataram mais meu coração, ainda assim, essa história mexeu muito comigo. Amei a forma como o relacionamento do casal foi desenvolvido, e a drama desse livro foi muito bem elaborada. Achei uma linda história sobre relacionamento familiar e sobretudo, de amor.
    Ainda não consegui assistir ao filme, mas por coincidência, estou me programando para ver esse final de semana.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Já li dois livros do Nicholas e eu amei, mas tinha receio com esse livro pq pensei que fosse clichê demais, porém tenho vontade ainda de ler!
    E se vc gostou, então porque é um bom livro, com um pouco de drama e com muito amor envolvido!
    Vou ler primeiro e depois ver o filme! Beijoss

    ResponderExcluir
  9. Não sou fã do autor, sei lá pra mim seus livros faltam algo a mais, embora só li um até agora rs. Mas esse parece deixar o leitor com os pensamentos fluindo sobre as escolhas que fazemos, nem sempre sabemos qual caminho seguir, me coloquei no lugar da personagem é uma decisão difícil a dela.

    ResponderExcluir
  10. Oi.
    Ótima resenha, parabéns.
    Acredita que eu nunca li nada do autor, com tantos livros dele? Pois é, por não ser um dos meus gêneros preferidos, sempre vou deixando passara. Mas pretendo ler e conhecer sua escrita.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  11. Eu não conhecia este livro e apesar de ler muitos comentários positivos referentes aos livros de Nicholas Sparks, nunca li um livro dele, mas tenho alguns em minha lista de leituras, e após ler sua resenha, adicionei A Escolha em minha lista de leituras, achei bem interessante sobre o livro ser marcado por fortes decisões e fiquei curiosa para ler e conferir esta história.

    ResponderExcluir
  12. Oi!
    Li um livro do Nicolas Sparks, mas a historia me decepcionou tanto que nunca mais li nada dele, mas lendo a resenha parece ser um livro legal e para quem gosta da escrita do autor é o tipo de livro que parece conquistar, mas essa não foi uma historia que conseguiu me deixar curiosa e interessada na leitura !!

    ResponderExcluir
  13. Olá, Val!!
    Amei sua resenha (mesmo lendo outras resenhas desse mesmo livro, vi que nessa sua resenha deu vontade de ler ainda mais esse livro, e mais outras obras do autor).
    Essa história é muito linda (claro, escrita por quem né) por ter esse amor que enfrenta qualquer coisa, faz tudo sem pensar, só para ter a pessoa que mais ama perto de você e com você.
    Agora quero ler ainda mais esse livro!!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  14. Como essa capa ficou melhor,tenho a edição de 2012 da editora Novo Conceito.
    Ainda não li,mas uma obra do Sparks que gosto muito é Diário de uma Paixão.

    ResponderExcluir
  15. Não curto Nicholas Sparks. Ele pra mim é o George R. R. Martin contemporâneo: como gosta de matar! Não ter uma carga dramática tão grande foi o que me chamou a atenção.. to esperançosa de que ninguém vá morrer.

    ResponderExcluir
  16. Oi, Valéria!!
    Gosto muito dos livros de Nicholas Sparks mas ainda não li esse livro dele mesmo assim adorei a resenha e o livro que mais gosto dele é O guardião.
    Bjoss

    ResponderExcluir

Espero que tenha curtido a postagem! Volte mais vezes :D