OPINIÃO || ROMANCE MODERNO - AZIZ ANSARI || @EditoraParalela

22 de abr de 2017

Romance Moderno - Aziz Ansari

Original: Modern Romance
Páginas: 296
Ano: 2016
Editora: Paralela
Encontre Aqui: Skoob, Amazon, Saraiva, Submarino. *Comprando por esses links, você ajuda o blog a crescer.

"Na verdade a maioria de nós não tem a menor ideia do que está fazendo"




Olá, pessoas. Eu sou uma pessoa de alma acadêmica, no sentido de que eu sempre pesquiso tudo com fontes seguras antes de sair afirmando coisa por aí (ou antes de consumir informações da nossa querida internet). Isso provavelmente faz de mim uma pessoa um pouco chata e que desperdiça um bom tempo da minha vida com coisas da qual ninguém se importa, mas é assim que eu sou. E quando eu descobri que um comediante que eu gosto bastante também é assim, e escreveu um livro sobre relacionamentos cheio de pesquisas e dados, eu precisava conferir.


"Para falar a verdade, tendo a romantizar o passado e, embora curta as facilidades da vida moderna, às vezes gostaria de viver numa época mais simples." (p. 20).

Eu soube da existência desse livro um tempinho depois de assistir "Master of None" (tem review aqui, se quiserem conferir). Eu adorei a série, e Aziz Ansari ganhou um espaço definitivo no meu coração, então quando descobri que ele tinha escrito um livro sobre relacionamentos eu fiquei super curiosa, principalmente depois de descobrir que ele se juntou a um sociólogo chamado Eric Klinenberg para poder dar um embasamento científico maior ao livro. Mas não se preocupe, não é um livro acadêmico. O background humorista do Aziz deixa tudo mais leve e divertido de ler, além de ser super informativo.


Eles começam nos dando um panorama de como os relacionamentos amorosos eram encarados na época dos nossos avós e pais, e como eles se dão hoje em dia, principalmente com o advento da tecnologia (tipo Tinder e sites de relacionamento); e também as diferenças e semelhanças na forma como isso tudo é visto entre algumas culturas como França, Argentina, Japão e etc. É muito interessante perceber como as coisas mudaram , como algumas práticas são vistas nesses países, e principalmente, como várias coisas que nós fazemos (ou que são feitos conosco) são meio que um padrão.

Eu não sou uma pessoa que costuma se dar muito bem com relacionamentos amorosos. E durante muito tempo eu achei que só eu tinha problemas com isso. Claro que com o passar do tempo a gente vai perdendo o Complexo de Floquinho de Neve (se achar o único especial que passa pelas coisas), mas esse livro me ajudou a perceber que a coisa é muito mais comum do que eu imaginava. E mesmo pessoas que, ao meu ver, são muito bem resolvidas e desenvoltas quando o assunto é romance, tem seus problemas também. Até porque, todo mundo tem suas inseguranças.

"E ter mais opções, ao mesmo tempo que empolga e provoca euforia, não torna a vida necessariamente mais fácil." (p. 133).

Eu recomendo muito esse livro. Não é de auto-ajuda, então se você é péssima (o) com romances tanto quanto eu, provavelmente vai continuar assim. Mas ajuda a entender muitas coisas, principalmente o motivo de tantos problemas que envolvem as relações. Fora que é muio tranquilo de ler, não é como um texto acadêmico cansativo. Espero que gostem.

Abraços e até a próxima.

22 comentários:

  1. Olá, Andréa!!
    Esse livro pode ajudar sim pessoas como eu, você e outras que para amor... xé, tem nada. Parece que nascemos para amar as pessoas, mas não sermos amados. Talvez esteja mais próximo que nós imaginamos, e logo chegará, eu sei que o destino reservou alguém bom para nós.
    Gostei da capa.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Oii! Tinha visto esse livro já, mas nunca tinha lido nd sobre ele, gostei bastante, enredo me chamou mto atenção, vou qrer conferir com toda ctz!
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi Andrea, o livro parece ser interessante apesar de não conhecer o autor (fui no post da série e fiquei curiosa sobre ela também) e acho que todo mundo tem ou já teve problemas e inseguranças no que diz respeito a relacionamentos, e o fato do livro ser escrito por um comediante deve dar um ar divertido e achei bem legal ;)

    ResponderExcluir
  4. Andrea, o tema do livro é bastante interessante e eu adoraria ter a oportunidade de ler. Gostaria de saber como os relacionamentos do passado eram vistos e, de certa foram, compreender os atuais que muitas vezes são cercados de problemas.
    Bjos!

    ResponderExcluir
  5. Oi Andrea.
    Ter fontes seguras e sempre bom, eu achei bastante intensamente e confesso que tambem tenho um dedo podre para relacionamentos, adoraría ler o livros e aprender mais um pouco.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  6. Já li um livro que me lembrou bem o estilo desse. Mas confesso que não gostei muito. É legal ter esse entendimento, a leitura de algo que faça um estudo, que dê uma ideia de como são os relacionamentos, o que dá errado e quais podem ser as causas...é legal. E ter uma perspectiva de como isso é mundo afora fica uma coisa até mais interessante. Como a cultura e o tempo influenciam...
    Mas não é lá um estilo de leitura que me chame muita atenção. Confesso que pra ler teria que ganhar de alguém ou algum conhecido me recomendar fortemente mesmo, porque não me chama atenção =/

    ResponderExcluir
  7. Andréa!
    Nunca tive tantos problemas com relacionamentos, mas ainda assim gostaria de conferir o livro, afinal, nunca é demais o aprendizado, ainda mais com embasamento e pesquisas bem feitas.
    Bom final de semana!
    “Preferi sempre a loucura das paixões à sabedoria da indiferença.” (Anatole France)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP COMENTARISTA ABRIL especial de aniversário, serão 6 ganhadores, não fique de fora!

    ResponderExcluir
  8. Achei super interessante a premissa do livro, esse embasamento científico em relação ao tema e tudo mais, me deixou bem curiosa.
    Acho bacana ler sobre essa questão de relacionamentos e leria esse livro sim.
    Também gosto de pesquisar certos assuntos pra entender melhor e na hora de falar, saber o que está falando.
    Gostei bastante da dica, pois não conhecia a obra ainda.
    Beijos,
    Caroline Garcia

    ResponderExcluir
  9. O livro não é necessariamente um que eu leria, mas vendo o quanto ele traz uma boa reflexão sobre os relacionamentos, vejo que ele me trará uma boa leitura. Valorizo um bom relacionamento e gostaria de entendê-los melhor.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Oi Flor, tudo bem?
    Que bacana o livro. De fato as coisas mudaram muito da época dos meus avós pra os dias de hoje, e fiquei super interessante para ler e ver as diferenças e os padrões apontados pelo autor.
    Beijokas
    Quanto Mais Livros Melhor

    ResponderExcluir
  11. Quem não tem problemas amorosos que atire a primeira pedra rs. Achei legal o livro, não tinha visto nada parecido que retrata desde o tempo dos avós, nossa muita coisa mudou de lá para cá em relação a relacionamentos, é bom saber como era antigamente.

    ResponderExcluir
  12. Olá.
    A proposta do livro é bem interessante e parece que leva a uma boa reflexão.
    Não é um estilo de leitura de que me chame a atenção, mas talvez por curiosidade, um dia venha a ler.
    Muito boa sua resenha.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  13. Olá!!! Não conhecia o livro e fiquei muito interessada. Relacionamento afetivo, amoroso, amor próprio e tudo o que envolve essa teia de relações sociais que desenvolvemos, nos envolvemos e, na maioria das vezes, "não sabemos o que estamos fazendo", me interessa muito! Amor e suas (des)complicações nunca deveria deixar de ser pauta. Poder entender toda a transformação do ser humano na sociedade, especialmente da mulher, ao passar dos anos e como isso afeta, diretamente, as relações pessoais (de forma positiva para nós, claro) é fantástico e tem teor educativo, inclusive.
    Quero ler, com certeza!
    Beijooos
    http://www.aquelaepifania.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Bom, já comecei levando um susto: um comediantes falando sobre relacionamentos amorosos? Meio duvidoso e contraditório e já enfiei na cabeça que seria um stand up comedy versão impressa hahahahaha
    Outra coisa que me faz detestar o tema é essa pegada meio autoajuda que o tema traz com ele. Não sei pq, mas as pessoas insistem nesse assunto e parece que tudo é muito fácil, que têm a fórmula mágica do amor, felicidade ou vida financeira.
    Não é um tema que eu goste, mas não posso negar que me chamou a atenção a seriedade e a dedicação que Aziz teve.

    ResponderExcluir
  15. Preciso desse livro!
    Sou uma pessoa super amorosa que estou atrás de uma pessoa que ame intensamente.
    Sou muito sonhadora mesmo, tô nem ai!
    kkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  16. Oi Andréa...
    Ainda não conhecia esse livro, mas achei super interessante... Diferenças de relacionamentos de acordo com lugares ou épocas... Fiquei curiosa e espero poder ler em breve...
    Beijinhos...

    ResponderExcluir
  17. Eu não conhecia esse livro, e achei ele super diferente. Acho que nunca vi nenhum livro parecido...
    Confesso que ele não me atrai muito, mas fiquei curiosa e com um pouco de vontade de conhecer ele melhor :)

    Beijos!

    ResponderExcluir
  18. você não é a única! eu tb saio pesquisando antes de ter uma opinião
    achei legal o fato de não ser um livro com linguagem acadêmica
    mas sim algo acessivel para todos
    agora assim... é o tipo de livro que eu leio se tiver oportunidade, mas não vou atrás (deu para entender?)

    ResponderExcluir
  19. Oi mana, confesso que muitas vezes a gente passa por certas coisas e pensamos que somos os únicos na situação mas é tão frequente mas a verdade que muitas vezes só ligamos pros nosso sentimentos. Eu acho que esse ia ser um livro bem diferente até porque eu não tenho costume de ler livros assim mas eu acho que se um dia eu ganhasse esse livro eu daria uma chance sim.

    ResponderExcluir
  20. Nossa,o autor é o Aziz Ansari,conheço o trabalho dele de Parks and Recreation.
    Vi esse livro em inglês e pensei que não tinha saído por aqui ainda!

    ResponderExcluir
  21. Oi, Andréa!!
    O livro parece ser bem interessante!! Mas acho que não é muito minha praia ler livros nesse estilo!! Então passo a indicação!!
    Beijoss

    ResponderExcluir
  22. Oi Andréa,
    Atualmente vivemos em uma sociedade um tanto superficial que é difícil encontrar bons trabalhos que possamos ler e confiar além de aprender com o conteúdo. Por mais que Romance Moderno não seja o tipo de leitura que iria querer realizar, o trabalho que o autor teve para deixar seu livro o mais real possível é admirável e, acredito uma leitura bem vinda para quem gosta da temática.

    ResponderExcluir

Espero que tenha curtido a postagem! Volte mais vezes :D