OPINIÃO || FORTALEZA DIGITAL - DAN BROWN || @editoraarqueiro

19 de abr de 2017

Fortaleza Digital - Dan Brown

Original: Digital Fortress
Páginas: 320
Ano: 2008
Editora: Arqueiro
Encontre Aqui: Skoob, Amazon, Saraiva, Submarino.


“Tudo é possível. O impossível apenas demora mais.”





Oi pessoal! Hoje venho com a resenha do livro Fortaleza Digital do autor Dan Brown. Tenho que admitir que sou fã do escritor e entrei na missão de ter em minha humilde residência seus livros publicados, mas tenho um carinho especial por esse livro, afinal foi ele que despertou na minha cabeça essa coisa com o mundo tecnológico.

A história começa com a protagonista Susan Fletcher, que não é só uma criptógrafa, mas também a chefe do departamento de Criptografia da Agência de Segurança Nacional (NSA), sendo chamada pelo comandante Trevor Strathmore para uma emergência em seu dia de folga. Quando ela chega na agência, descobre que o supercomputador da NSA (que é capaz de decodificar qualquer código em pouco tempo), está a muitas horas com um único código, algo completamente novo e desafiador. Com isso, Susan acaba se envolvendo em vários segredos dentro até mesmo da NSA, que também ameaçam o amor de sua vida, David Becker, diretor do Departamento de Línguas da Universidade de Georgetown.


“Um código inquebrável é uma impossibilidade matemática! Ele sabe disso!” – p. 34



A narrativa do livro é em terceira pessoa, como todos os outros livros escritos pelo Dan Brown, e ele tem uma facilidade muito grande com esse modo de narração. A protagonista Susan foi bem escrita e eu tive um pouco de representação, junto tem o David que é o leigo em criptografia, mas é inteligente e você também vai tomando apreço por ele. Você tem a mesma coisa com o Strathmore e os outros personagens, bons e ruins.

“Quem guardará os Guardiões?” – p. 106

O “problema” dos livros do Dan Brown, é o inicio lento e introdutório. São informações de extrema importância, mas uma pessoa que pode não estar com muito ânimo pode vir a largar a leitura antes dela ficar excelente. É algo constante nos livros dele, mas eu sou acostumada com isso, então até aceito bem. Tratando-se do autor, claro que você pode esperar uma reviravolta que faz sua mente entrar em colapso, mas foi realmente surpreendente para mim, então devorei o livro logo depois de algumas páginas de caminhada lenta. É realmente uma leitura cativante e espero que tenha despertado seu interesse.

Beijos e até a próxima!



22 comentários:

  1. Milena, é muito bom saber que a narrativa, mesmo sendo em terceira pessoa, consegue fazer com que o leitor tenha cada vez mais vontade de ler o livro e descobrir o que realmente está acontecendo. Tenho uma imensa curiosidade com os livros do Dan Brown, dizem que ele é ótimo como escritor, e nunca deixa a desejar. Espero descobrir isso em breve.
    Bjos!

    ResponderExcluir
  2. Oi Milena, não sou uma fã do Dan, mas achei a premissa deste livro bem interessante mesmo com esse inicio um pouco lento e cheio de pontos importantes ;) Não sei se o leria agora, mas é uma boa dica pra ler em algum momento no futuro :D

    ResponderExcluir
  3. Sempre tive muita curiosidade para ler os livros de Dan Brown, mas ainda não consegui, só assisti as adaptações cinematográficas dos livros Anjo e demônio é O código da Vinci.
    Bjoss

    ResponderExcluir
  4. Olá, apesar de ainda não ter lido nenhum livro do autor, sempre estive curioso acerca de suas obras e esta já entrou para minha lista. Apesar de ter seu início lento somos compensados com os mementos sensacionais de se seguem do meio em diante. Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Esse livro dele nunca li, mas ainda queria ler alguma hora. O autor tem muitas obras que gostei e achei o tema desse bem interessante. Ainda tem esse jeitinho dos segredos e tudo mais que o autor faz tão bem, então acho que iria gostar. E mesmo que tenha um começo mais lento isso nunca me desanimou com os livros dele. Acho legal ter toda essa ambientação, essas informações para colocar no contexto toda a história. Fica mais fácil imaginar tudo, acho.
    Parece muito bom ^^

    ResponderExcluir
  6. Ola, Milena!!
    Não conhecia o autor ainda, mas conhecia o livro O código da Vinci, e gostei de como o autor interpreta os seus livros, ele é um ótimo escritor.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  7. Coloquei Fortaleza Digital em minha lista de leituras e agora estou com grandes expectativas depois de ler a resenha. Dan Brown é considerado por muitos um dos autores mais geniais do mundo e lendo apenas um livro dele, tenho certeza de que eu já entenderei o porquê.
    Ótima resenha!!
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  8. Oi!
    Sou fã da escrita do autor. Já li O Código Da Vinci, estou finalizando Anjos e Demônios e em breve vou ler Inferno e Fortaleza Digital. Tenho todos e adoro! Mesmo algumas partes sendo mais lentas, gosto das informações inteligentes e que durante a leitura serão essenciais para a compreensão do enredo.
    Ótima resenha!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Nunca li nada do autor, mas confesso que tenho uma certa curiosidade.
    O livro em questão, apesar do inicio lento, parece ser uma leitura envolvente.
    Despertou meu interesse sim e espero poder conferir em breve.
    Beijos,
    Caroline Garcia

    ResponderExcluir
  10. Oi Milena.
    Sempre tive muita curiosidade de conhecer a escrita desse autor, ouvir muitos elogios, uma pena que o começo foi meio arrastado, infelizmente isso acontece muito, não vejo a hora de ler.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  11. Oi Milena,
    Já tive o prazer de conhecer algumas obras do autor e tenho muita curiosidade em ler Fortaleza Digital. Não sou uma pessoa que entende de tecnologia, por isso, em um primeiro momento me sinto um pouco intimidada com a premissa, pois tenho medo de ser um assunto de difícil compreensão. Algo que não dá para negar a respeito de Dan Brown é sua escrita inteligente e personagens fortes e de intelecto de dar inveja. Não me preocupo da narrativa ser arrastada no começo, já que é algo característico do autor, mas espero que este livro seja tão bom quantos os outros que já li.

    ResponderExcluir
  12. Li um livro do autor mas não foi esse, alguns autores tem a escrita lenta no começo detalhando tudo quem já conhece le assim mesmo quem não conhece acaba perdendo uma excelente história por desistir. Esse parece ser intetessante tem tecnologia e segredos que sempre despertam curiosidade em descobri-Los.

    ResponderExcluir
  13. Milena!
    Já gosto muito da introdução dos livros dele, justamente por serem detalhadas e como os detalhes são importantes para o entendimento da trama, são essenciais.
    Gosto muito do autor e já li Fortaleza Digital, trama bem intrincada e que vale a pena a leitura.
    “Compreender que há outros pontos de vista é o início da sabedoria.” (Campbell)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP COMENTARISTA ABRIL especial de aniversário, serão 6 ganhadores, não fique de fora!

    ResponderExcluir
  14. Oi Milena...
    Confesso que ainda não li nenhum livro do Dan Brown, apenas assisti ao filme "O Código Da Vinci"... Fiquei super curiosa para ler "Fortaleza Digital" após ler sua resenha e apesar de saber que a introdução do livro é um tanto quanto lenta, tenho certeza de que se faz necessária para compreendermos o restante da leitura... Espero poder ler esse livro em breve...
    Beijinhos...

    ResponderExcluir
  15. Eu tbm tenho todos os livros dele em minha humilde residência hahahahahaha
    Falou disse algo de extrema importância sobre os livros do Dan, o início arrastado, introdutório, com milhões de informações que até eu, fã de Dan, acho desnecessário. E soa até um pouco contraditório dizer isso, mas prefiro as adaptações e ainda não entendi pq não adaptaram Fortaleza Digital.
    Susan e muito badass, aquele tipo que vc pensa quero ser Susan quando crescer!"

    ResponderExcluir
  16. Oie! Conhecia o livro, mas não cheguei á ler ainda, não leio mto o gênero, mas já está na lista!
    Bjs

    ResponderExcluir
  17. Oi Milena, tudo bem?
    Eu mesma nunca li nada do autor, mas que bom que você avisou sobre a lentidão as primeiras páginas porque isso realmente pode levar o leitor a abrir mão da obra se não estiver interessado de verdade. Achei a história bem diferente do que estou acostumada a ler, e acredito que valerá a pena dar uma chance para o livro.
    Beijokas
    Quanto Mais Livros Melhor

    ResponderExcluir
  18. Eu quero muito ler os livros do Dan!
    Amei o filme Da Vinci e quero ler os livros é claro!
    Não sabia desse livro e eu amo que é narrado em 3 pessoa!

    ResponderExcluir
  19. Eu confesso que ainda não li nada do autor :P
    Sou doida pra ler os livros dele, e esse livro parece ser ótimo também! O enredo é super interessante, e os personagens parecem ser muito bem construídos! Fiquei morrendo de vontade de ler esse livro logo, mesmo sabendo que o inicio é meio lento.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  20. por favor não me mate, mas eu acho o Dan Brown marrom
    são livros legais e tudo mais, mas são OK (sabe 3 ou 4 estralas)
    e esse acabei não lendo por causa da frustração que eu tive com os outros livros que eu li dele.
    enfim... questão de gosto (e talvez expectativa pq qd eu fui ler os livros dele achei que seriam os melhores livros da minha vida)

    ResponderExcluir
  21. Confesso que livros com o inicio muito introdutório tende a me dar um sono e muitas vezes eu acabo deixando o livro de lado, mas tenho que admitir que pra ler um livro do Dan Brown eu até que faria um esforço porque mana eu acho os o filmes que foram baseadas na obra desse escritor incrível e o começo é assim mas depois vem o final explosivo que te deixa com a mente desorientada. Obrigada pela resenha.

    ResponderExcluir
  22. Li os outros livros do Dan Brown, mas o Fortaleza Digital ainda não.
    Muito bom ver a resenha por dele por aqui ^^ achei interessante o foco na criptografia nesse cenário de avanço tecnológico,adoro reviravoltas.

    ResponderExcluir

Espero que tenha curtido a postagem! Volte mais vezes :D