OPINIÃO || A GAROTA NO TREM - PAULA HAWKINS || @editorarecord

27 de mar de 2017

A Garota no Trem - Paula Hawkins

Original: The Girl on the Train
Páginas: 378
Ano: 2015
Editora: Record
Encontre Aqui: Skoob, Amazon, Saraiva, Submarino.*
*Comprando por esses links, você ajuda o blog a crescer.

"Nunca entendi como as pessoas podem neglicenciar com tanta frieza os danos que causam ao seguir o que manda o coração."




Olá, pessoal, a resenha de hoje é sobre um thriller psicológico, um gênero que eu ainda não conhecia e resolvi dar uma chance. 
A Garota no Trem conta a história de três mulheres: Rachel, uma mulher que todos os dias viaja de trem e de dentro dele vê pessoas e imagina suas histórias; Ana, a atual esposa do ex-marido de Rachel e Megan, uma mulher que está entediada com o casamento.

"Dá uma sensação de conforto observar estranhos seguros em suas casas."

O livro é narrado em primeira pessoa pelas três personagens. O interessante é que nem todos os fatos são narrados na mesma época, por exemplo: enquanto Rachel está narrando algo em 2013, Megan está narrando em 2012. Esse artificio usado pela autora deixou a história ainda mais instigante. Além disso, Rachel é alguém que tem problemas com álcool e muitas vezes se esquece do que fez tendo que confiar no que os outros lhe contam sobre sua própria vida. Isso nos fazer ser mais investigativos, pois tentamos descobrir até que ponto é verdade ou não algo que alguém lhe conta.

"Perdi o controle sobre tudo, até sobre os lugares dentro da minha cabeça."


O ponto crucial do livro é o desaparecimento de Megan. O leitor passa o livro inteiro tentando desvendar esse mistério. E quando acha que o culpado é um, acontece algo que o faz pensar o contrário. O livro deixa rastros que nos ajuda a identificar o culpado, mas a autora escreve de uma forma que parece que todos podem ou não ser culpados.

O livro tem uma boa dose de suspense, drama e é capaz de prender qualquer um. Como esse foi o primeiro livro do gênero que li não posso fazer comparações nem grandes críticas. O que posso dizer é que a autora consegue passar os sentimentos de seus personagens para quem lê, em alguns momentos a trama parece tão real que eu me via naqueles cenários e me sentia no lugar dos personagens como se eu estivesse vivendo aquilo. Pelo que li sobre o gênero, essa é a intenção de um thriller psicológico.

Eu gostei do livro, o enredo é envolvente e cheio de suspense, a história conseguiu me envolver, mas acho que o gênero não funcionou muito bem pra mim, por isso não sei quando e se vou ler novamente algo do gênero. Indico para quem gosta de thrillers psicológicos, para quem não conhece o gênero e quer dar uma chance, para quem curte um bom suspense ou até mesmo um romance policial.

Por hoje é só. E aí, gostaram? Já leram? Ficaram curiosos? Conte nos comentários. Até a próxima e beijos da Val

26 comentários:

  1. Oi, Valéria!
    Curto thriller psicológico mas confesso que faz tempo que li algum livro desse gênero, e sinceramente a trama de A garota no trem não me interessou, não fiquei curiosa para descobrir o que há por trás do desaparecimento de Megan, por isso esse é um livro que eu não leria...
    Ps: indico No escuro da Elizabeth Haynes para você, é um thriller psicológico e acredito que você irá gostar.

    ResponderExcluir
  2. OI Valéria.
    Eu estou louca tanto para ler o livo quanto assistir o filme, adoro esse tipo de Thriller, e fiquei feliz em saber que o desaparecimento da mulher é o ponto alto, por que tem todas aquelas investigações que adoro.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Oi Valéria., faz tempo que não leio um suspense ou mesmo um romance policial, assim acho que quando finalmente ler um de novo, vou sentir que é uma experiência nova assim como você rsr. Tô interessada nessa história desde que lançaram o filme desse livro e ainda não decidi qual ver primeiro, mas a história parece ser boa e essa escrita que deixa o leitor na dúvida, onde todos podem ser o culpado deve render um livro e tanto ;)

    ResponderExcluir
  4. Olá, Valéria! Esse é o gênero q mais me acompanhou em minha vida como leitora. Adoro thrillers e livros policiais. O mais gostoso do gênero é esse clima de suspense q acompanha o leitor durante as páginas. E me pareceu q a autora soube desenvolver essa atmosfera de forma positiva. Qdo o livro foi lançado fiquei mto curiosa para fazer a leitura. Porém, hoje, meio q perdi um pouco a vontade. Acho q vou deixar pra conferir só o filme.

    ResponderExcluir
  5. Apesar de não curtir muito o gênero, estou curiosa em relação ao livro e ao filme também.
    Parece ser uma história interessante e envolvente. Muito bem construída!
    Quero tentar ler o livro antes de assistir o filme, sou dessas haha
    Beijos,
    Caroline Garcia

    ResponderExcluir
  6. Gosto muito desse tipo de história e achei legal que o livro deixe a gente com essa sensação de todo e qualquer um ser o culpado. Faz a leitura ficar mais interessante, a gente cria mais teorias assim e na hora de ler dá aquela ânsia pra terminar e desvendar tudo. Acho muito legal.
    Estou pra ler esse livro, mas até agora ainda não consegui. Ele parece valer a leitura.
    É só uma pena que o gênero não tenha funcionado muito bem com você. Mas não desiste dele! Procure alguns outros livros nesse estilo e tente ler, pode funcionar melhor. Tem tanto livro nesse estilo, tanta coisa legal. Só tô falando mesmo porque adoro, então já viu né xD

    ResponderExcluir
  7. Oi, Valéria!
    Thriller psicológico propriamente dito não lembro de ter lido nenhum, ainda que Deslembrança, da Cat Patrick, tenha sido classificado dessa forma quando foi lançado, mas eu já não tenha muita certeza disso, me pareceu mais jovem adulto, mas, enfim, rs. Essa livro fez um burburinho interessante devido a habilidade da autora em fazer o leitor duvidar de tudo na leitura mesmo, e deve ser mesmo instigante esse fator da protagonista não lembrar de certas coisas e contar com a explicação de outras pessoas que podem ou não contar-lhe a verdade. Ainda assim, não é uma leitura que particularmente me atraia. Se valer uma dica, inclusive, mais puxado para o romance policial, gosto bastante dos livros da Bianca Carvalho, foram os que mais me atraíram para esse gênero, além de, em seguida, os do Harlan Coben, claro, rs. Os da Bia misturam com romance, por isso já me chamou mais a atenção em um primeiro momento e são muito bons. =D De qualquer forma, valeu a dica, espero que encontre mais obras no gênero que venham a te cativar mais.
    Beijos!

    ♥ Sâmmy ♥
    ♥ SammySacional.blogspot.com.br ♥
    ♥ DandoUmadeEscritora.blogspot.com.br ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigada pelas dicas, vu conferir assim que possível. beijos

      Excluir
  8. Valéria!
    Confesso que desde o lançamento tenho muita vontade de ler esse livro, gosto dos thrillers psicológicos que nos deixam tensos do início ao final do livro e ainda nos vemos envolvidos em tentar resolver o crime. Bom demais!
    Desejo uma semana abençoada!
    “A simplicidade é o último degrau da sabedoria.” (Khalil Gibran)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de MARÇO, livros + KIT DE PAPELARIA e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  9. Oii Valéria!
    Olha eu fui direto ver o filme pq estava curiosa dmais, como não consegui ler o livro antes e sei que vai demorar essa oportunidade...Do filme não curti mto, mas tenho ctz q o lviro vai tirar essa má impressão que tive...
    Bjs!

    ResponderExcluir
  10. Assisti o filme, o livro pretendo ler pois geralmente são melhores. Adoro o gênero, esse clima de suspense e misterio em saber o que aconteceu com a Megan deve deixar o leitor ansioso em descobrir o mistério, sem falar na dúvida que permeia se pode confiar na Rachel.

    ResponderExcluir
  11. Oi Valéria!
    Gosto muito de thrillers psicológicos, mas ainda não tive oportunidade de ler A Garota No Trem, aliás essa é a primeira resenha que leio dele. Fiquei curiosa para saber mais sobre o mistério do desaparecimento de Megan, mas achei interessante mesmo a forma usada para narrar a trama.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  12. Olá, o livro faz jus ao gênero, com todos elementos essenciais de um bom thriller psicológico, além de prender o leitor até o final. Beijos.

    ResponderExcluir
  13. Rachel é uma pessoa emocionalmente instável que tem como passatempo observar outros durante suas viagens diárias de trem.... isso é completamente assustador.
    Gostei das narrativas alternadas, gosto de saber o que os envolvidos e estão pensando e sentindo, mas sou péssima pra desvendar mistérios.

    ResponderExcluir
  14. Não assisti o filme nem li o livro, mas tenho muita curiosidade. Até agora eu não sabia nada da historia, mas depois de ler fiquei basante curiosa. Não curto muito Thriler mas gostei da temática do livro.

    ResponderExcluir
  15. Fiquei super feliz ao ler sua resenha, atualmente tenho esse livro, e estou super ansiosa para começar a leitura. Uma das coisa me deixou bastante animada é fato de você ter dito que o livro prende qualquer um, e suspense muito bom. Porque amo suspense, e esse livro parece perfeito para pessoas que gosta desse gênero

    ResponderExcluir
  16. Oi Valeria! Esse é um livro que de tanta resenha negativa eu perdi a vontade de ler. Eu gosto de um bom mistério e fiquei curiosa com isso dela esquecer algumas coisas que ela faz e ter que confiar na opinião dos demais. E o desaparecimento da Megan? Será que elas se conheciam?? Fiquei curiosa hahaha
    Vou assistir o filme e ai se eu gostar vou dar uma chance pro livro.

    Bjs

    ResponderExcluir
  17. Oi Valéria, tudo bem?
    Eu me lembro quando comecei a ler esse livro. Achei super estranho no começo a forma como ele foi escrito sabe, mas depois que engatei na leitura me vi pressa a um mistério que precisava solucionar. Ainda não assisti ao filme, mas assim que sobrar um tempinho pretendo fazer isso.
    Beijokas
    Quanto Mais Livros Melhor

    ResponderExcluir
  18. Eu nunca li nenhum livro desse gênero, sim já li livros que tem um pouco disso no enredo mas nada que realmente se focasse nesse gênero. Então como você se eu pegasse esse livro eu não teria com o que comparar pra ver se o enredo era bom, foi uma pena que a leitura não funcionou direito com você mas talvez seja uma questão de costume e se você pegar outro livro a leitura pode ser melhor. Obrigada pela resenha.

    ResponderExcluir
  19. Oi!
    Faz um tempo que vi falar desse livro e fiquei bem curiosa para poder ler, achei bem interessante esse thriller psicológico e como a autora consegue nos deixar grudados nessa historia, sambem achei diferente temos personagens narrado a historia em tempos diferente e quero ver se também assisto ao filme que lançaram !!

    ResponderExcluir
  20. Oi, Valéria!!
    Gostei bastante da resenha!! Quando li esse livro o ano passado curti muito a leitura e realmente o livro tem uma boa dose de suspense, drama e prender o leitor de uma maneira incrível!!
    Beijoss

    ResponderExcluir
  21. Quero muito ler esse livro!
    Já saiu o filme e eu nada de ler o livro!
    Falam que é super bacana e suspense!
    Tenho que comprar!
    Beijoss

    ResponderExcluir
  22. Engraçado. Você não curtiu muito a leitura porque não gosta do gênero. Eu não curti muito porque gosto MUITO do gênero hahaha
    Sim, em vários momentos não sabia de quem suspeitar, mas a partir de certo ponto ficou muito óbvio pra mim. Além disso, a Rachel é muito sem noção! O livro é bom, bonzinho, mas não entendi todo o estardalhaço.
    Se quer um thriller psicológico bom de verdade, leia No escuro, da Elizabeth Haynes.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  23. Essa foi uma das histórias que mais me deixou tensa a cada capítulo, olha que nem dei muito crédito por causa do nome e minha amiga ainda falou em tom de zoação, então, não foi algo que me chamou atenção. Comprei por indicação dela mesmo e porque ia viajar, queria um livro novo. Passei a viagem TODA TENSA e nossa, que surpresa. Eu gostei do filme também, não sei se porque já tinha lido o livro, mas não foi a mesma emoção apesar da Emily ter feito um excelente trabalho. Esse livro me fez refletir MUITO sobre relacionamentos abusivos e os caminhos obscuros da nossa mente. Bjs

    ResponderExcluir

Espero que tenha curtido a postagem! Volte mais vezes :D