OPINIÃO || ANTES QUE O TEMPO ACABE - L. A. MELO || @youngeditorial

9 de jan de 2017

Antes Que o Tempo Acabe - L. A. Melo

Páginas: 296
Ano: 2016
Editora: Young
Encontre Aqui: Skoob.

"Claire mostrou ao mundo que quando o amor age compactuado com a arte seus resultados são espetaculares e transformadores. Ela diria que ambos são capazes de mudar e salvar vidas."




Olá pessoal, a minha primeira resenha desse ano é de um livro todo especial. Antes que o tempo acabe é um livro todo amorzinho. É um daqueles que escolhemos pela capa e não nos arrependemos. 

Ele conta a história de Claire, uma nadadora que tem tudo para dar certo, mas o que ela realmente gosta de fazer é pintar. A pintura traz a Claire uma liberdade que ela não sente em outro lugar. E tudo seria ótimo, se não fosse por um detalhe: a mãe a proíbe de pintar.

E com apenas dezessete anos Claire se vê em um cenário dramático: um namorado que está com ela por conta de seu desempenho como nadadora; uma outra competidora invejosa que a drogou no dia de uma importante competição e uma doença degenerativa, a ELA (Esclerose lateral amiotrófica). Essa doença começa a paralisar os músculos do paciente, levando à morte... Mas a vida não é só tristeza, Claire tem uma melhor amiga, Lisa, que é um encanto, conhece Alo e juntos eles farão de tudo para que Claire tenha uma vida inesquecível.



A diagramação ficou um encanto, um verdadeiro sonho. As páginas são todas decoradas e a capa é linda.

Algo que foi muito bem colocado pelo autor é a forma como a amizade entre Claire e Lisa se torna ainda mais forte diante dos problemas, juntas elas são capazes de vencer o mundo e como diria Lisa: estarão juntas até o último bolinho. Outro ponto lindíssimo é que neste livro é destacado que o tempo não determina o amor entre duas pessoas, podemos conviver com uma pessoa durante anos e nunca amá-la, mas também podemos conhecer alguém que se torne especial e único para nós em poucas horas.

"O amor é o sentimento que está presente em todas as fases de nosso caminho. É a única coisa que nos faz sentir vivos de verdade."

Terminei a leitura em dois dias, a linguagem é leve, o que faz com que a leitura flua e seja rápida. Mas aí vai um alerta: se prepara porque este livro desperta todas as emoções ao mesmo tempo. Confesso que chorei muito, mas não se assuste esta não é apenas uma história triste, ela é inspiradora! Te faz querer viver intensamente e realizar todos os teus sonhos.

"Ninguém nasce para sofrer, mas nossos transcendentes põem provas no nosso caminho para descobrirmos se somos capazes de não necessariamente vencê-las, mas sim passar por elas com felicidades nos olhos e sem murmúrio."

Eu estava triste e muito magoada, mas quando terminei de ler Antes que o tempo acabe, me senti renovada, feliz, tive a certeza de que eu poderia realizar todos os meus sonhos. Recomendo este livro para todos que gostam de romance com a dose certa de drama. E também para quem quer ficar um pouco mais informado sobre o drama vivido por pacientes com ELA.

E aí gostaram? Alguém já leu? Ficaram curiosos? Conta nos comentários. Até a próxima e beijos da Val.


25 comentários:

  1. Ei, Valeria!
    Estou namorando esse livro há duas semanas, só leio resenhas positivas sobre ele. A minha vontade de lê-lo aumentou ainda mais depois de sua resenha, tem quando você fica com um pé atrás e depois de ver/ler algo se decide? Isso foi o que aconteceu.
    Sim, estou bastante curiosa sobre o que aconteceu com a Claire, imagino que não seja algo bom, mas estou na esperança que seja.
    E a diagramação está excelente, não tenho nem o que falar.

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia esse livro. Gostei dele, parece ser bem cheio de emoção e com uma história simples, humana e bem fácil de ver acontecendo. Essas são as melhores pra mim. Despertam tanta coisa, fazem a gente pensar e sentir. É bom se jogar em histórias assim. E o melhor é que não parece ser só uma história triste, é inspiradora também.
    Parece ser bem fácil e rápido de ler. Muito boa essa dica =)

    ResponderExcluir
  3. E a primeira vez que vejo a resenha desse livro, e confesso que essa história tem tudo que amo em livros, drama e romance, e a leitura me pareceu fluir muito bem, até porque a trama me pareceu um amor. Espero que a personagem consiga fazer aquilo que ela gosta, e não aquilo que os outros querem. Esse vai para a lista de desejados.

    ResponderExcluir
  4. Oi, Valeria!!
    Não conhecia esse livro mais me apaixonei pela história!! A resenha ficou linda!! adorei tudo nesse livro a capa que ficou maravilhosa!! Gostei bastante dessa indicação e quero muito esse livro para ler.
    Beijoss

    ResponderExcluir
  5. Nossa, fiquei imaginando um livro com uma capa tão alegre pode ser tão triste. Deve ter sido uma leitura muito gratificante, cheio de pontos humanistas. Eu não conhecia o título, mas fiquei mais do que satisfeita em ter a oportunidade de saber um pouco mais sobre ele.

    Um abraço!
    Parágrafos & Travessões

    ResponderExcluir
  6. Valéria!
    Tão bom quando um livro nos revigora ao final da leitura e nos faz pensar o quanto nossos problemas são ínfimos diante de tantos problemas maiores e irremediáveis que a vida impõe, não é mesmo?
    Gostei demais de ver que o amor e amizade andam de braços dados e quero ler.
    Desejo uma semana de luz e paz!
    “A dúvida é o princípio da sabedoria.” (Aristóteles)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de JANEIRO dos nacionais, livros + BRINDES e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  7. Oi Valéria, ainda não conhecia essa editora e gostei muito da indicação do livro, acho importante lermos livros que nos inspiram e nos fazem ser melhor e esse livro parece ser exatamente assim. A capa é linda e vou anotar a dica para poder ler assim que me sentir emocionalmente preparada (porque eu sou assim, me preparo psicologicamente pra chorar rsr);)

    ResponderExcluir
  8. Adorei a resenha, Valéria!! Você acabou de despertar um orgulho imenso em mim haha fico muito satisfeito em saber que meu livro conseguiu te passar sua verdadeira mensagem!

    ResponderExcluir
  9. Oii!
    Primeira resenha q eu leio da obra, eu adorei!
    Claro que já foi pra listinha de desejados!!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  10. Fiquei curiosa em saber porque a mãe dela não a deixa pintar já que ela gosta, deve ser linda a amizade dos três nessas horas de problemas ter amigos é bom demais aqueles em que podemos confiar claro né rs. O livro parece ter um clima de alto astral e que passa isso ao leitor.

    ResponderExcluir
  11. Oi,
    Amei a resenha, o livro tem tudo para me agradar, parece ser uma historia muito linda, eu ainda não tinha ouvido falar dele, e gente a capa é muito linda, sem contar que eu amo livros nos quais temos amizades verdadeiras, sabe, aqueles que fazer de tudo para melhorar a vida do protagonista, principalmente quando ele tem um doença.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  12. Olá, este é o típico livro que lemos não esperando muita coisa mas quando terminamos nos sentimos renovados, ótima dica. Beijos.

    ResponderExcluir
  13. Oi Valéria,não conhecia essa autora ainda e não tinha visto falar desse livro,mas de cara me apaixonei pela capa,maravilhosaaa,e as folhas devem ser um amorzinho mesmo...Adoro edições caprichadas e c/ detalhes a mais,dá gosto de comprar o livro!

    Em relação á história,pelo que você menciona,foi bem dosada as doses de drama,me parece que sabe combinar a parte do sofrimento c/ as partes boas da vida e o verdadeiro valor da amizade. Eu não gosto de livros c/ muito drama,pois me dá uma angústia,mas se bem dosado,ele é uma característica muito bem vinda no romance...só tenho medo dos finais de livros assim kkk :/
    Nunca li um livro onde um personagem tinha ELA,fiquei bem curiosa,pq nossa imagina vc viver sabendo que têm uma doença que vai progressivamente piorando :o Barra pesada!!

    ResponderExcluir
  14. Eu ainda não li o livro. Na verdade eu nem conhecia mas fiquei apaixonada pela história que ele quer passar.
    Nossa... a personagem passa por tanta coisa, mas tem um amizade tão linda.
    Quero muito conhecer os dramas pelo qual ela passa.

    ResponderExcluir
  15. Só muito curiosa!! Todas as histórias com doença depois de A culpa é das estrelas já me deixam com lágriminhas nos olhos rsrs fiquei muito curiosa e o romance foi um atrativo a mais

    ResponderExcluir
  16. Eu adoro pegar livro pra ler pela capa e melhor ainda é quando nós nos surpreendemos com eles!
    Que triste deve ser pra a Claire viver uma vida em que não pode fazer o que gosta. Ela passa por muitos dramas. Deve ser um livro e tanto!

    ResponderExcluir
  17. Oi!
    A capa desse livro logo me conquistou, adorei, essa parece ser uma historia muito fofo e com certeza com uma grande carga emocional, gostei muito dos assuntos que a autora trama ao longo dessa historia e achei linda essa amizade da Claire e Lisa, se tiver oportunidade quero muito ler esse livro !!

    ResponderExcluir
  18. Eu também escolheria ler este livro pela capa, ela chama a atenção, e que bom saber que a história não decepciona, e vale a pena ler, já adicionei este livro em minha lista de leituras e espero poder lê-lo em breve.

    ResponderExcluir
  19. Oi! Tudo bom?
    Eu não sou fã do romance, mas acredito que eu pegaria o livro para ler pela mensagem que ele com certeza vai me proporcionar. Acho interessante livros que trazem algumas doenças, nos mostrando a realidade de pessoas que a possuem. Quero muito saber mais sobre a amizade de Claire e Lisa! Beijos

    ResponderExcluir
  20. Nunca tinha ouvido falar desse livro até ler a sua resenha. Confesso que o que chama atenção à primeira vista são essas tintas coloridas que são um charme. Aposto que também deve ser bem delicado por dentro. O mais bacana de ler resenhas é descobrir tanto livro bom que nunca ouvimos falar!
    Beijooooo

    ResponderExcluir
  21. Eu nunca tinha ouvido falar desse livro, e confesso que não gostei muito da capa dele (não gosto muito de capas com pessoas assim :P ). Mas a história realmente me interessou bastante! O livro parece ter sido muito bem construído, e fiquei com muita vontade de ler ele. Já entrou pra minha listinha :D

    Beijos!

    ResponderExcluir
  22. eu não conhecia esse livro
    e talvez se visse por ai nem iria me interessar muito, mas tudo mudou por causa da sua resenha ele não é só mais um livro teen, achei interessante o fato de tratar de uma doença tão pesada quanto o ELA
    mais um para a minha lista!

    ResponderExcluir
  23. Não conhecia o livro ou a autora.
    O diferencial é abordar a doença degenerativa, a ELA (Esclerose lateral amiotrófica).

    ResponderExcluir
  24. Oi Valéria...
    Me encantei pelo livro já lendo sua resenha... Fico imaginando o drama da personagem que além de ter uma doença degenerativa é proibida de fazer o que mais gosta na vida.... Fiquei muito curiosa e com certeza farei essa leitura muito em breve...
    Beijinhos...

    ResponderExcluir
  25. Eu nunca tinha ouvido falar desse obra e qual foi minha grande surpresa ao ver um resenha dizendo que aqui temos um livro com ótimas lições junto com um diagramação muito boa, a editora deve estar orgulhosa do trabalho. Mana eu não sei como a protagonista conseguiu sobreviver pois da pra ver que as dificuldade são muitas mas.o que um amor é uma melhor amiga não faz com a gente ? Eu também posso dizer que me identifico com a protagonista pois amo pintar e desenhar e não me imagino abandonando isso. Eu adorei a resenha.

    ResponderExcluir

Espero que tenha curtido a postagem! Volte mais vezes :D