OPINIÃO || O IRMÃO QUE TU ME DESTE - CARLOS HEITOR CONY || @ednovafronteira

28 de out de 2016

O Irmão Que Tu Me Deste - Carlos Heitor Cony

Páginas: 136
Ano: 1979
Editora: Nova Fronteira
Encontre Aqui: Skoob, Saraiva, Submarino.


"(...) Por acaso sou guardião do irmão que tu me deste? "





E ai pessoal, tudo bem? Hoje vamos conversar um pouquinho sobre livros nacionais. E antes, tenho uma pergunta: até onde você iria por um irmão? Do que você seria capaz para ver o seu irmão feliz? 

O Irmão Que Tu Me Deste nos retrata a história de Alfredo, um jovem caçula vindo de uma família rica do Rio de Janeiro, que tem grande admiração e zelo por seu irmão Alberto, tanto que seria capaz de qualquer coisa para não ver seu irmão sofrer.

"Percebi que João Luís se assustou. Não era uma troca, mas uma ameaça:  Você nunca mais fará meu irmão sofrer! " (p.29)

O livro é divido em três partes. Na primeira, denominada o pêssego, o anel e a festa, nos é apresentado a infância e a adolescência complicada dos irmão que desde pequenos disputavam a atenção dos pais. Alberto era o preferido do pai e Alfredo o da mãe - fato que sempre causava discórdia, uma vez que Alberto queria a atenção única e exclusivamente para ele. E é na adolescência que a vida de Alfredo começa a tomar um rumo diferente. É ali que ele conhece o roubo, o álcool e acaba magoando as pessoas que mais ama. 

Na segunda parte, denominada o aprendiz de corcunda de Notre-Dame, acompanhamos a ida de Alfredo, aos 17 anos, à Paris por um ano com o intuito de estudar artes. Porém, o verdadeiro motivo da viagem era a esperança de poder fugir de todos os problemas que tinha causado a sua família. Mas não imaginava que esse seria apenas o começo de todo um mar de problemas.


"O pior, de verdade, viria depois, mas ali em Paris, deitado numa cama estranha, diante de um armário estranho e de tudo estranho, achava com certo orgulho que a minha vida era uma vergonha já consumada. E que nada de pior poderia me acontecer." (p.61)

Recém chegado a cidade Alfredo conhece uma moça, cujo nome é Chantal, que lhe promete que dali em diante o mundo inteiro seria diferente, mais bonito, mais deles. Entretanto, a forma como Chantal via a vida era completamente diferente do que ele estava acostumado, logo ela o apresenta à uma novidade: drogas. E foi naquele momento que a vida do jovem rapaz se tornou um barco à deriva, onde ele não apenas tinha se tornado dependente de drogas mas também se envolvido com coisa pior: um assassinato.


"Foi assim que Adão quebrou a cara - e nós todos com ele, segundo me ensinaram. A serpente prometera os frutos do Bem e do Mal, Chantal não tinha cara de serpente nem me prometia nada de especial, apenas uma rosácea mais azul e mais vermelha." (p.77)

Na terceira parte, denominada o amanhã começa hoje acompanhamos a recuperação de Alfredo; o seu primeiro amor - Patrícia, uma jovem que conhecera na clínica, e por fim a união do pai com seus dois filhos, em um momento de extrema dificuldade vivida por todos. 


 "Patrícia veio em minha direção. Parou subitamente, vendo que papai apertava a minha mão e a de Alberto. Nós três, três homens que sempre se amaram e que, por estranhos caminhos, se descobriam e se preparavam para o amanhã. Um amanhã que papai construiu pausadamente, sofridamente, vitoriosamente." (p.130)


Um livro com uma temática tão forte - homofobia, ciúmes, vícios, violência - são retratados de maneira tão simples! Contado em primeira pessoa, a leitura te proporciona sensações incríveis. Não parece que você está lendo e sim vivendo aquela situação. Sempre tive a curiosidade de saber o efeito que a droga tinha sob o corpo humano, e o autor consegue retratar - de maneira singular - os delírios, as alucinações, nos fazendo sentir a aflição vivida pelo personagem. Acompanhamos os erros e passo a passo da recuperação de Alfredo, que consegue descobrir que não é uma pessoa ruim e  principalmente que consegue sim amar uma pessoa. Vale a pena dar uma chance a leitura, apesar de ser uma leitura rápida nos proporciona uma experiência única! 

Espero que gostem da sugestão. Por hoje é só. Beijinhos!! Até a próxima!

23 comentários:

  1. Oi, Maryanny!
    O que mais me chamou a atenção no livro não foi a história como um todo, mas isso que você disse de o autor conseguir nos fazer sentir o que uma pessoa sob influência de drogas sente. Acho que se eu um dia ler esse livro, será por pura curiosidade em relação a isso. Não entendi bem onde o irmão dele entra na história e o quanto ele participa, mas por enquanto não seria uma prioridade de leitura para mim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luciana!! Fico feliz que de alguma forma tenha despertado seu interesse. O Alberto tem grande influência no psicológico do Alfredo, sendo motivo de todas as inseguranças vivida pelo rapaz. Caso se interessar em conferir a história, venha me contar como foi a experiência pra você!!

      Excluir
  2. Ual, um livro bem forte msm, vou qrer conferir d pertinho siim...
    Adorei esse enredo!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Aline!! Fico muito feliz que tenha gostado da sugestão. Beijinhos!

      Excluir
  3. Oi!!
    Realmente parece ser um livro muito forte!! Gostei muito de conhecer esse livro que tem uma premissa bem marcante!! Adorei a sua sugestão!! Espero ler esse livro.
    Beijoss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Marta!! Fico muito feliz que tenha gostado da minha sugestão de leitura. Realmente é um livro bem forte! Caso tenha a oportunidade de lê-lo, venha me contar como foi a experiência pra você! Beijinhos.

      Excluir
  4. Achei o enredo e a sua resenha muito impactantes, tá de parabéns. EU PRECISO DESSE LIVRO. Eu amo livros que me fazem entrar tanto na história assim como você falou, então ta no topo da lista (apesar de saber que ele vai me destruir).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ana!! Obrigada! Fico feliz que tenha gostado da minha sugestão! Venha me contar depois como foi a experiência pra você!! Beijinhos.

      Excluir
  5. incrível o livro , a questão das drogas e como o autor a retrata me interessou . o mais legal é que o livro é nacional provando assim para muitos, que livros brasileiros tem muito potencial . parabéns pela resenha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Daniel! Obrigada! Realmente é um livro incrível. Sabe quando você não dá nada pela leitura e ela vem e te surpreende?! Foi o que aconteceu comigo! Caso tenha a oportunidade de lê-lo, venha me contar como foi a experiência pra você!! Beijinhos.

      Excluir
  6. Oi!
    Ainda não conhecia esse livro, mas ele me surpreendeu, gostei muito dessa historia, achei interessante como o autor acaba contado a vida de uma pessoa e mostrando essas varias fases, e os vários lados de sua historia, principalmente pelos temas que ele aborda, me deixando interessada nesse livro !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Suzana! Realmente esse livro não é muito conhecido! Se não me engano eu sou a segunda pessoa a resenhar ele. Encontrei ele um dia futricando em um site e que grata surpresa!! Além de ser baratinho!! Fico muito feliz que tenha gostado da sugestão! Caso tenha a oportunidade de lê-lo, venha me contar como foi a experiência pra você!! Beijinhos.

      Excluir
  7. Oi, adorei a sua resenha. Apesar de não ser o tipo de leitura que eu goste com certeza se algum dia aparecer a oportunidade eu irei conferir.

    ResponderExcluir
  8. Oi.
    Gostei bastante da premissa do livro, principalmente o fato que ele fala sobre temas tabus.
    É impressionante esse tipo de historia me interessei bastante, espero gostar.
    Boa Tarde.

    ResponderExcluir
  9. Realmente só sabemos o que uma pessoa passa quando vemos a versão dela. Muitas vezes julgamos uma pessoa por uso de drogas, mas nem sabemos o que ela passa, e o quanto ela quer sair desta vida. Por este motivo é que me interessei muito pelo livro, por mostrar como uma pessoa entra nesta vida. Gostei também do livro ser divido em partes, o que ajuda o leitor a se situar melhor no enredo. Gostei muito da resenha e da dica.
    Abraço!
    A Arte de Escrever

    ResponderExcluir
  10. Maryanny!
    Falo logo que seria capaz de fazer qualquer coisa por minha mana querida.
    E adorei todo desenrolar do livro, a divisão bem feita, mostrando da infância a recuperação de Alfredo.
    Deve ser um livro cativante.
    "O conhecimento chega, mas a sabedoria demora."(Alfred Tennyson)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de OUTUBRO com 3 livros + BRINDES e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  11. Nossa gente, que dica boa! Gostei desse livro. Histórias assim são as que mais gosto de ler, que mostra desde a infância até a pior fase da pessoa ou coisas do tipo. Cria uma história mais real, a gente consegue se identificar e ver aquele personagem e as situações acontecendo.
    E ele parece ter tantos temas legais e importantes de se discutir. Bom pra ver o que essas coisas causam na pessoa, a recuperação e superação, família...parece ser bom e acho que adoraria ler.

    ResponderExcluir
  12. Olá Maryanny,
    Estou cada vez mais me surpreendendo com a literatura nacional, fico feliz em saber que mais autores estão mostrando seus talentos. Não conhecia esse livro, mas é claro que fiquei interessada em ler. Gosto quando são abordados temas fortes e polêmicos, assuntos esses que sempre merecem atenção e reflexão, e mesmo que sejam abordados de uma forma mais simples, com certeza trazem uma mensagem impactante. Gostei dessa dica de leitura, especialmente pelo drama familiar, vou ler quando surgir à oportunidade.
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Os livros nacionais vem me surpreendendo cada vez mais. Gostei da temática, e apesar de parecer pesado, infelizmente é a realidade em vários lares. E o fato do autor trazer isso de um jeito mais leve e e gostoso de ler me animou bastante. Esse vai pra minha lista.

    Bj
    http://www.meupassatempoblablabla.com

    ResponderExcluir
  14. Não tenho por costume ler livros nacionais, e na verdade, é sempre bom a gente prestigiar os talentosos escritores do nosso país. Gostei da temática e da resenha, parabéns pelo blog!! :)

    ResponderExcluir
  15. Não conhecia o livro ainda, mas gosto muito de livros q trazem uma tematica mais pesada e uma leitura mais densa, o que parece ser o caso desse livro (drogas, assassinato e tal). Pretendo ler sem duvida nenhuma! Ando dando preferencia aos nacionais, ainda mais depois de ter me maravilhado com O Sonho de Eva (se não leu ainda, leia)

    ResponderExcluir
  16. Interessante a historia de Alfredo, seu declínio com os vícios e depois sua mudança para melhor, conseguiu superar isso é um incentivo pra muitos, pois tudo que ele passou tem muita gente passando por isso, e deve nos proporcionar momentos de aprendizado em como lidar com essa situação e saber mais sobre ela.

    ResponderExcluir
  17. Apesar de não ser meu estilo, gostei bastante da història, parece ser meio dramático, mas desperta a curiosidade.

    ResponderExcluir

Espero que tenha curtido a postagem! Volte mais vezes :D