OPINIÃO || A CASA DAS SETE MULHERES - LETÍCIA WIERZCHOWSKI

17 de out de 2016

A Casa das Sete Mulheres - Letícia Wierzchowski

Páginas: 545
Ano: 2008
Editora: BestBolso
Encontre Aqui: Skoob, Amazon, Saraiva, Submarino.


"Do mesmo sonho que se vivia também se podia morrer".





Olá, a resenha de hoje é de um romance que ganhei há mais de dois anos e só agora consegui ler. Assim que ganhei iniciei a leitura, mas achei o enredo cansativo e parei. Esse ano, porém, resolvi dá uma chance a ele e não me arrependi nem um pouco.

A Casa das Sete Mulheres é um romance histórico, se passa durante a Guerra Farroupilha, que aconteceu entre os anos 1835 e 1845. Nesse fabuloso romance contamos com a história de personagens reais como Bento Gonçalves e Anitta Garibaldi. É um livro que fala da guerra, mas também do amor.

"E eu sempre sonhei com ele.Mas luto pouco, porque não tenho armas."

O livro se inicia quando começa a guerra, então Anselmo e Bento Gonçalves decidem levar suas esposas e filhos para a estância de D. Ana, irmã de Bento, onde estariam protegidos. Deixando na estância as mulheres e as crianças da família, os homens partem para a guerra.

O livro é narrado em terceira pessoa - na maior parte do tempo -, o que nos possibilita ver vários acontecimentos. Se em uma página encontramos a história das mulheres na estância, na outra podemos encontrar a história da guerra.

Outra parte maravilhosa da narrativa são "Os cadernos de Manuela". Manuela é uma das moças da estância que escreve o que acontece em diários. Encontramos várias páginas desses diários ao longo da história, mas não é tão simples assim: quase todas essas páginas (dos diários) são narradas do futuro. Exemplo: se uma parte do livro está se passando em 1840, uma das páginas do diário pode ser de 1900, ou seja, é uma Manuela mais velha contando como foi sua juventude durante a guerra.


Como disse no começo, este livro fala da guerra, mas também do amor. Mesmo em meio à guerra as pessoas de apaixonam. Na estância de D. Ana estão sete mulheres, sendo que quatro delas ainda são moças. As quatro se apaixonam, mas todos são amores impossíveis - amei essa parte. Uma se apaixona por um peão, a outra por um soldado apaixonado por lutas e viagens, tem aquela que se apaixona por um homem casado e ainda há a que se apaixona por um fantasma. Se atualmente as opções são poucas, imagine na guerra.

"No entanto, jamais perdi minhas esperanças. Jamais vacilei no meu amor, na minha adoração."

A história é muito bem desenvolvida. Recomendo este livro para quem gosta de estudar a história brasileira, para os amantes do tema "amores impossíveis", ou até para quem quer ampliar o vocabulário. A minha única ressalva é que eu gostaria  que tivessem mais detalhes das histórias de amor, mas se a autora colocasse esses detalhes o livro ficaria ainda maior.

Bem, por hoje é isso. Então, gostaram? Alguém já leu? Ficou curioso? Conte nos comentários e até a próxima. Bjs da Val

24 comentários:

  1. Não sabia que havia um livro, só saiba da série... Sou super desinformada né...rs... Gostei do enredo, conheço muito pouco da nossa história e este livro iria me acrescentar muito. Gostei destes amores impossíveis, uma pena que eles são pouco desenvolvidos. Gostei muito da resenha.
    Abraço!
    A Arte de Escrever

    ResponderExcluir
  2. Essa é a mesma história que a Globo adaptou? Não cheguei a assistir mas sei que foi um grande sucesso! Gostei da parte dos romances das quatro moças, principalmente a que se apaixonou por um fantasma (como???). Acho que se esse livro fosse escrito nos dias de hoje por uma dessas autoras consagradas de romances de época, elas com certeza fariam um livro para cada moça, explorando bem mais a história de amor de cada uma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá, esse livro é o que a Globo adaptou, mas não posso te dizer se permaneceu com os mesmos detalhes, pois não assisti a série. Você tem razão, se fosse escrito por uma autora hoje provavelmente viraria série. esta é uma boa ideia, por sinal, quem sabe um dia alguém não faça isso. de qualquer eu recomendo a leitura. bjs

      Excluir
  3. gosto muito de livros que falam sobre guerras , gosto de saber como a guera aconteceu e sobre suas consequências .acho incrível o paradoxo entre a escrita da manuela com o narrador do livro . muito criativo da parte da autora criar essas paixões malucas ,ótima a resenha.

    ResponderExcluir
  4. Oii Valeria! Não sabia q tinha o livro...Eu sou apaixonada pela minissérie que passou na tv...Ta aí um livro q eu gostaria dmais de ler...
    Bjs!

    ResponderExcluir
  5. Sabia que existia esse livro, mas nunca cheguei a reparar muito nele. Que besteira, porque parece ser bem do tipo que adoro ler. Guerra e romance? Passa pra mim! xD
    A leitura parece boa e gostei desses detalhes do diário, de dar uma diferença no tempo ali. Fica até mais interessante de ler e saber como a história se desenrola, eu acho. Ele parece ter muito espaço para drama também e é um modo interessante de saber da história brasileira.
    Uma boa dica, gostei.

    ResponderExcluir
  6. Valeria!
    Muito bom livros que falam sobre as guerras em nosso país e ainda de amores impossíveis.
    Não li o livro ainda, mas assisti a mini-série e fiquei totalmente encantada.
    Gostei muito a forma como resenhou.
    “A simplicidade representa o último degrau da sabedoria.” (Arthur Schopenhauer)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de OUTUBRO com 3 livros + BRINDES e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  7. Oi.
    Eu amei a prenusa desse livro, ele fala de dois contextos que particularmente amo que é romance e guerra, gosto de livros que são narrados em terceira pessoa, justamente por ficar ciente do que se passa em toda a trama, enfim irei ler com certeza.
    Boa Tarde.

    ResponderExcluir
  8. Cara, ontem mesmo eu comentei sobre a novela desse livro, que foi a única novela depois de chiquititas que assisti na integra. Já tinha conhecimento do livro mas nunca o procurei, com certeza depois dessa resenha maravilhosa, já quero saber mais sobre essa história tão rica.
    Sexo, Fraldas e Rock'n Roll

    ResponderExcluir
  9. Gostei de saber um pouco mais sobre esse livro, principalmente porque nunca tive interesse em lê-lo. É legal saber que tem um pouco sobre a história do brasil e que contrasta entre a guerra e o amor.
    Um abraço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi, Valeria!!
    Não tinha conhecimento que essa história era um livro eu só assisti a minissérie que passou na TV e que por sinal adorei!! Fiquei muito feliz em conhecer esse livro e quero muito ler!!
    Beijoss

    ResponderExcluir
  11. Ainda não li esse livro.
    E acho que esse título é o tema de uma novela.
    Gostei da resenha e quero ler.
    Não sei se vou conseguir, mas vou tentar achar um tempo para ler.

    ResponderExcluir
  12. esse é o livro que inspirou uma série que passou na globo, mas como não assisti não posso falar nada sobre ela. leia e depois me conte o que achou. bjs

    ResponderExcluir
  13. Oi Valeria,
    Tenho muita curiosidade de ler esse livro, pois adorei a minissérie, mesmo não que não tenha assistido o final. Amo romance histórico, ainda mais se tem guerra envolvida no enredo, e sendo uma história com personagens reias então, é garantido que vou gostar. Acho que vou me envolver especialmente com essas narrativas dos diários, gostei desse destaque diferenciado. Uma pena que os romances não foram muito desenvolvidos, mas espero que isso não tire o brilho do livro.
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Apesar de já ter enchido o saco de amores impossíveis, eu amo livros que se misturam com história, e como é meio clássico, acho que vou ler um dia, ainda mais com essa recomendação, ha. Teve uma novela da globo com esse nome, ou não? Não tenho certeza.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. na verdade foi uma série na globo, se não me engano passou no ano 2000, não cheguei a assistir. A história não ofca muito nos amores impossiveis, a autora foca mais na guerra mesmo. leia sim, bjs

      Excluir
  15. Oi!
    Já tinha ouvido falar muito sobre A Casa das Sete Mulheres mas ainda não tinha parado para ler sobre o que é a historia e lendo a resenha acabei me surpreendendo pois esperava uma historia completamente diferente, porem achei o enrendo bem interessante, ainda mais tendo a guerra e o livro focado nos amores impossíveis e fiquei curiosa para saber mais sobre essa historia !!

    ResponderExcluir
  16. Livro bem comentado mais ainda não li e nem assisti a série, que interessante uma das mulheres se apaixonar por um fantasma, vemos que mesmo em um período difícil que é a guerra e muito triste o amor prevalece.

    ResponderExcluir
  17. Conheço o livro, mas não cheguei a ler. A série quando passou na TV, não perdia um capìtulo, e agregou muito meus comhecimentos historicos. Quando puder vou querer ler o livro também.

    ResponderExcluir
  18. Ah.. eu vou torcer pra ter acesso ao livro pra ler, já tinha alguma curiosidade antes e só aumentou agora.. =)

    ResponderExcluir
  19. Adorei a dica, adoro romance históricos!

    ResponderExcluir
  20. Eu imagino que o livro deve ser realmente muito bom. Eu acompanhei a serie pela globo e foi uma das melhores series que já vi. Tenho curiosidade de ler o livro.

    Bj
    http://www.meupassatempoblablabla.com

    ResponderExcluir
  21. Esse livro deve ser muuuuito bom, só assisti a minissérie da Globo e já foi muito boa, imagina ter muito mais detalhes no livro \0/

    ResponderExcluir
  22. Minha avó adorava esse livro e tinha uma edição bem antiga, então o li bem novinha. Para ser sincera eu não lembro de detalhes (nem lembrava q se passava na epoca da guerra farroupilha ahahahaha), mas lembro que gostei bastante. Preciso reler esse livro.

    ResponderExcluir

Espero que tenha curtido a postagem! Volte mais vezes :D