OPINIÃO || O AMOR NOS TEMPOS DE #LIKES - PAM GONÇALVES, BEL RODRIGUES, HUGO FRANCIONI E PEDRO PEREIRA || @editorarecord

22 de ago de 2016

O Amor nos Tempos de #Likes - Pam Gonçalves, Bel Rodrigues, Hugo Francioni e Pedro Pereira

Páginas: 272
Ano: 2016
Editora: Galera Record
Encontre Aqui: Skoob, Amazon, Saraiva, Submarino

"Nós não sabemos de nada, não sabemos como as coisas podem mudar se deixarmos o orgulho de lado. Nunca sabemos quando tudo pode dar errado".



Olá madies, tudo bem? Hoje eu trouxe para vocês uma coletânea de contos super fofinha, que com certeza vai aquecer o coração de cada um aqui. 

O Amor nos Tempos de #Likes é composto por três contos que são releituras de alguns clássicos já conhecidos por nós. Esse foi um dos maiores motivos para eu ler o livro, apesar de não conhecer todas as histórias originais. Me surpreendi bastante, e vou falar sobre cada uma das histórias para vocês.

O primeiro conto é Próximo Destino: Amor, e foi escrito pela Pam Gonçalves. Nessa história conhecemos a Liz e William. Liz é uma youtuber muito famosa e influente que está indo visitar os pais em Florianópolis. Mas as coisas já começam a dar errado antes mesmo de chegar ao aeroporto. Ela precisa fazer um vídeo para os dia dos namorados falando sobre o que ela pensa sobre o amor, e apesar de ser um tema simples, ela realmente não sabe o que dizer. William está voltando para casa em Florianópolis para visitar sua irmã, que está no hospital. Sua vida está de cabeça para baixo desde que seus pais morreram e ele teve que assumir a empresa da família, mesmo sendo muito jovem. Se sente culpado por não poder estar do lado da irmã o tempo todo, mas ele precisa assegurar o futuro dos dois. Liz e Will são pessoas com personalidades fortes e quando eles batem de frente um com o outro, faíscas começam a sair. 

"O ódio e o amor caminham juntos. Muitas vezes eles são usados como disfarce. Pessoas que nos odeiam se fingem de amigas para aplicar o bote. E pessoas que nos amam fingem odiar por ter medo de amar. É muito mais fácil odiar do que amar. No ódio, você se fecha. No amor, se abre e fica vulnerável". (p. 35)

Eu adorei o conto. É uma história fofinha, que me lembrou muito A Probabilidade Estatística do Amor à Primeira Vista. Liz e Will são personagens cativantes, com histórias pessoais que nos envolve e nos faz sentir apego por eles. Não cheguei a ler ainda Orgulho e Preconceito, mas fiquei muito curiosa depois dessa história. Os dois personagens são muito orgulhosos, o que vai gerar umas discussões bem bacanas entre eles. E para finalizar, não posso deixar de citar a personagem mais legal, uma senhorinha que eles encontram no aeroporto. Amei essa senhora desde que apareceu, com seus conselhos super legais. Quero uma senhora dessa na minha vida, rs. 


(Re) Começos é o conto da Bel Rodrigues e de longe o melhor, na minha opinião. Aqui conhecemos a Madu, uma adolescente cheia de atitude que passou recentemente por um relacionamento traumático e um término de amizade difícil, o que resultou a idas em um terapeuta. Ela acabou de passar de ano e agora ela vai viajar sozinha para Búzios, como foi o acordo feito com os pais. Nessa viagem, ela pretende aproveitar o máximo possível e quem sabe conhecer coisas e pessoas novas. 

"As pessoas mudam, filha. E nem sempre essas mudanças nos agradam". (p. 93)

Eu adorei Madu logo de cara. Tem um estilo marcante, um olhar penetrante, um gosto musical ótimo e um feminista convicta. Ela não aceita que homem nenhum mande nela, e foi por conta disso que seu último relacionamento não deu certo. Apesar de ter passado bastante tempo, ela ainda está se recuperando e o baque é ainda maior depois da traição de sua "melhor amiga". Mas agora ela pretende deixar tudo no passado, e essa viagem a Búzios é o início de tudo, o seu recomeço. Ela é muito fã de youtubers, entre eles a Liz e o Ed, que tem um canal de música. Ela é bem gente como a gente mesmo, e eu adorei isso. Nessa viagem, ela vai a um bar de encontro as escuras e por surpresa, acaba se deparando com um cara super legal, que vai fazê-la repensar ainda mais na sua vida e no que estar por vir. O entrosamento de Madu com esse rapaz é muito legal, e eu adorei o tempo em que passaram juntos. Eles de deram bem de cara e é legal como o pouco tempo que passaram um com o outro fizeram ambos refletirem sobre suas vidas, relacionamento e se abrir a novas oportunidades. É uma história que vai além de um romance, e eu me encantei com ele por inteiro.


O último conto é 337 km, escrito pelo Pedrugo. Nele conhecemos Júlio e Ramon. Júlio é um rapaz que sonha em ser escritor, e que está revisando seu primeiro livro. Seus pais esperam que ele faça Administração para poder seguir com o legado da família, mas não é o que deseja. Ele posta algumas histórias em um grupo do facebook, e um dia um garoto Ramon o adiciona. Ramon veio do interior para a cidade grande, e atualmente trabalha numa livraria, com uma chefe carrasco. Desde que começou a conversar com Júlio, seus dias têm ficado mais animados, já que não faz nada além de trabalhar e estudar. Conversa vai, conversa vem, eles vão descobrindo muitas afinidades e um sentimento maior começa a surgir. O problema é que eles estão bem distantes um do outro. 

"Julgamos um sorriso sem saber quanta dor é emitida para mantê-lo no rosto". (p.234)

Júlio e Ramon são personagens tão fofos, que dá vontade de apertar. Desde que eles começaram a conversar, uma afinidade muito grande surgiu entre os dois, e as trocas de mensagem e conversas no skype é o ponto alto do dia dos dois. Até que as coisas começam a ficar mais sérias quando Ramon sai de férias e decide passar três dias na casa de Júlio. Desde o momento de planejamento até o dia chegar, faz com que os dois vivam em cima de angústias, já que não sabem o que realmente vai acontecer quando finalmente se encontrarem. É um romance fofo que mostra o que quando queremos muito algo, devemos lutar por aquilo, e não sucumbir ao medo de tudo dar errado.


Uma coisa que eu achei bem bacana nos três contos é o entrosamento entre eles. Os personagens e lugares se misturam em todas as histórias, o que deixa tudo mais amarrado e real. Todos os contos tem em comum também a motivação dos personagens em seguir para novas oportunidades. Se abrir para a vida e a novas sensações, deixando de lado coisas do passado e o receio de se jogar em algo incerto. Você aprende muito com as histórias, os personagens e seu amadurecimento. São histórias curtas, mas que com certeza serão levadas para vida. 

Não posso deixar de citar sobre essa edição maravilhosa. A capa é linda, a diagramação é uma fofura, mas a melhor parte é a capa de trás, onde foi feito uma simulação de postagem em um grupo do facebook com os personagens dos clássicos que são baseados os contos. Achei a ideia simplesmente genial.

Espero que tenham curtido a resenha, e caso já tenham lido, não esqueçam de compartilhar o que achou. E caso você ainda não tenha lido, deem uma chance. Você vai se surpreender com o que vai encontrar por aqui. 


 

Beijos e até a próxima

Me siga nas redes sociais

24 comentários:

  1. Que legal Gabriela, parece muito com os romances que gosto de ver em filmes, poderei ler qualquer dia.

    ResponderExcluir
  2. Quero muito ler esse livro desde que a Pam falou dele pela primeira vez. Adorei dos contos serem releituras de clássicos (que eu só conheço Romeu e Julieta que se eu não me engano foi a inspiração do Pedro e do Hugo). O que eu estava mais ansiosa para ler era Próximo Destino: Amor mas a resenha me fez pensar que talvez eu goste mais do da Bel. Não vejo a hora de poder comprar esse livro

    ResponderExcluir
  3. Oi.
    Adorei a resenha, estou muito animada para ler esse livro, me parece ser uma ótima leitura, adorei todas as histórias a Madu ja conquistou meu coração de primeira, amo ler livros de mulheres de atitude, que sabe o que querem enfim adorei.
    Boa Tarde.

    ResponderExcluir
  4. Ei Gabi!
    Acredita que eu tinha um leve preconceito por esse livro? Passava longe na livraria rsrs Mas sua resenha tá tão legal que vou dar uma chance qualquer hora dessas!

    ResponderExcluir
  5. Não sei se eu já comentei aqui mas sou uma pessoa completamente avessa à releituras, porque acabo detestando a maioria. Raro é um livro cuja releitura me prendeu e gostei. Mas como a releitura aqui é de maneira mais estranha, pois não me remeteu a nenhuma leitura anterior acho que eu leria sem problema algum, pelo contrário até me percebi querendo ler. gostei da maneira com que você apresentou cada um dos três contos!

    ResponderExcluir
  6. não sou um leitor muito assídio quanto o assunto é romance . mas gostei da resenha desse livro , eu também achei bem legal a história ser inspirada em clássicos . o conto que mais me chamou atenção foi o da pam ,que fala sobre a youtuber , me interesso muito sobre isso . acho super válido o blog incluir a literatura brasileira

    ResponderExcluir
  7. A capa do livro já me conquistou. Gostei muito do primeiro conto,meu preferido, e já imagino que ele é uma releitura de Amor e Preconceito, certo? O segundo conto também é bem interessante, uma mulher tentando se reencontrar, não consegui descobrir de qual livro é a releitura. O último também é interessante, e também não desvendei em qual livro ele foi baseado. Achei bem legal as histórias se entrelaçarem. Amei a dica e a resenha.
    Abraço!
    A Arte de Escrever

    ResponderExcluir
  8. Por não ter costume de ler livros de contos, em um primeiro momento não tive interesse por essa leitura, porém após ler sua resenha e ver sobre o que os três contos abordam fiquei bastante curiosa para saber mais sobre os personagens, e suas histórias de amor. Da para que ambos escreveram personagens cativantes, e tramas envolventes, por isso irei com certeza da uma chance a essa leitura.

    ResponderExcluir
  9. Sempre amei contos e esse livro me deixou mais interessada pelo título, o meu livro favorito de Gabriel García Marques é justamente o que dá "trocadilho" ao nome.

    ResponderExcluir
  10. Oii! Qro mto ler esse livro, adorei a sinopse é as resenhas q venho acompanhando...ansiosa pra conferir!
    Parabéns a resenha tá excelente!
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Olá Gabriela,
    Adorei a proposta do O Amor nos Tempos de #Likes, adoro releituras de clássicos então já sei que vem coisa boa nesses contos.
    Parece ser uma leitura bem despretensiosa e leve, com personagens cativantes e histórias envolventes, quero ler assim que tiver a oportunidade. Gostei de saber que os personagens e lugares se entrelaçam em todas as histórias.
    A capa é muito fofa *-*
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Oi!
    Gostei muito da resenha, amei essa capa, sou muito apaixonada em capas e romances fofos hahahah, simplesmente amei cada história e já estou louca pra ler esse livro, pois parece ser uma leitura leve. E esses quotes? Hahahah amei as frases.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  13. Eu estou muito ansiosa para ler esse livro desde quando anunciaram o livro , nunca li um livro de contos antes . Amo Orgulho e Preconceito é uma das minha historias favoritas . Essa resenha me deixou mais curiosa e ansiosa para ler esse livro .

    ResponderExcluir
  14. Gostei bastante do livro e da resenha. Adoro ler contos ainda mais esse bem modernos, espero gostar.

    ResponderExcluir
  15. Gostei da resenha, ganhei esse livro no sorteio do blog Fórmula do amor e estou iniciando a leitura. Sua resenha me deixou mais animada

    ResponderExcluir
  16. Me apaixonei por esse livro apenas pela capa rs tô louca pra ler 😍

    ResponderExcluir
  17. Ainda não li nenhum livro dos autores, os contos parecem ser legais ainda mais baseado em clássicos. O orgulho é uma tristeza na nossa vida imagino os dois irmãos como deve ser difícil um lidar com o outro. É sempre bom quando as historias nos ensinam algo.

    ResponderExcluir
  18. No momento estou lendo o conto da Bel. Amei o da Pam, achei super suave e no final nem acreditei que já tinha acabado! Queria saber o que iria acontecer, como seria.. esse é um dos problemas dos contos, são curtos rsrs! O da Bel já me encanta, pela personalidade da personagem principal, quero muito ler o do Pedrugo e conhecer esse casal homossexual

    ResponderExcluir
  19. Oi!
    Gostei muito dos contos, achei as historia bem interessante principalmente por trazer esse ar moderno nas releituras e cada dos contos ao longo da resenha foi me conquistando principalmente Próximo Destino: Amor !!

    ResponderExcluir
  20. Acho que o que não falta é história interessante e fofa nele. Tem sempre aquelas partes que a gente suspira de amores ou adora ler, mas também tem algumas coisas que achei que não iria curtir muito. Mas aí só lendo mesmo pra entender. Achei legal essa misturinha com clássicos, acho que fica gostoso de ir conferindo e comparando, lembrando e e tal. Vale a pena ler mesmo, parece ser bom.

    ResponderExcluir
  21. Quando saiu eu achei a capa linda, mas fiquei com preconceitinho com o título. Achei que pudesse ser bem bobinho.
    Mas parece que não é bem assim, né?
    Bjuxxxxx
    PS: te indiquei no BlogDay

    ResponderExcluir
  22. Eu já tinha ouvido falar desse livro mas nunca tinha visto uma resenha tão completa, falando um pouquinho de cada conto. Gostei bastante e só me deixou com mais vontade de ler :D

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  23. Oi Gabi!
    Amor em tempos de Twitter, Facebook e demais redes sociais com finais fofos e incríveis é um tema bem interessante, principalmente porque trás adolescentes para o mundo literário, sem deixar de lado os likes. Os três contos são bem legais, mas eu curti mais a resenha de (Re)Começos. Espero ler essas histórias em breve!
    Abs!

    Participe do nosso sorteio de aniversário!

    ResponderExcluir
  24. Desde quando lançaram nem procurei saber nada desse livro por pura preguiça e por pensar que não seria muito bom, apesar de a capa ser muito fofa. Mas sua resenha me fez mudar de ideia, amo releituras e imagine um livro com um conto relendo Orgulho e Preconceito! Deve ser ótimo. Agora já quero ler para ontem, rs.

    clubedofarol.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Espero que tenha curtido a postagem! Volte mais vezes :D