OPINIÃO || PETER PAN DE J. M. BARRIE

5 de jul de 2016




Peter Pan - J. M. Barrie

Original: Peter Pan
Páginas: 224
Ano: 2012
Editora: Zahar
Encontre aqui: Skoob || Buscapé




Olá, pessoas. O livro sobre o qual conversaremos hoje é muito especial para mim. A minha história como leitora começou com uma adaptação da história de Peter Pan, e além das dezenas de releituras que fiz durante minha vida, meu artigo de TCC foi sobre uma adaptação da obra também. Eu provavelmente não seria quem sou hoje se eu não tivesse encontrado, perdido pela casa, um livro que tinha um menino segurando uma espada na capa e pegado para treinar minha leitura. Acho que todo leitor tem aquele livro especial, e o meu é esse.

"– Wendy, Wendy, em vez de ficar deitada nessa cama boba, você pode vir voar comigo e dizer coisas engraçadas para as estrelas." (p. 65).

Você provavelmente já viu a história de Peter Pan em algum ponto da sua vida: o filme da Disney, os filmes live-action, um teatro na escola, etc, as opções são muitas. A história do menino que não queria crescer já faz parte da cultura pop. Mas partindo do princípio de que ninguém é obrigado a conhecer nada e que talvez, só talvez, você possa não conhecer ou não lembrar, vou fazer uma breve sinopse aqui: Wendy, a filha mais velha da família Darling, um belo dia se depara com um menino chorando no chão do seu quarto que havia perdido a sombra. Ela o ajuda, descobre que seu nome é Peter Pan, e ele, que já vinha todas as noites escutar as histórias que a mãe de Wendy contava, chama a menina para ir à Terra do Nunca. Ela vai junto com seus irmãos e lá eles vivem várias aventuras com sereias, índios, piratas e outras tantas coisas maravilhosas.


Como eu já contei, minha relação com esse livro é extremamente pessoal. Eu tinha seis anos, era o primeiro livro que eu lia sozinha e eu simplesmente me apaixonei pela história, que é muito lúdica. Eu queria viver no universo que J. M. Barrie nos apresenta, e me sentia um pouco Peter Pan também. E por mais que eu tente, sempre que eu sento para ler, a menininha de seis anos que eu era ressurge e se apaixona mais uma vez pela história. Mas vou tentar ser mais objetiva: o livro é interessante até para quem não é mais criança. Ao ler, a gente vai percebendo várias críticas que o escritor faz à sociedade da época em que ele escreveu o livro e até umas questões bem existenciais e filosóficas. As personagens são facilmente relacionáveis já que, em sua maioria, possuem características que temos, gostaríamos de ter, ou conhecemos pessoas assim. E o universo do livro é riquíssimo. A única crítica que eu faria é na maneira como as mulheres são retratadas, quase como seres celestiais e etéreos (claro que é um pouco anacrônico, já que no iníciozinho do século XX era assim que as mulheres supostamente deveriam ser).

"No segundo seguinte ele estava de pé em cima da pedra, com aquele sorriso no rosto e um tambor batendo dentro do peito. Seu sorriso dizia: “Morrer vai ser uma grande aventura”." (p. 132).

A edição da Zahar é excelente. Capa dura, comentada, ilustrada e com uma análise bem interessante como apresentação (existe uma versão de bolso da mesma editora, que eu não conheço, mas presumo que é tão bem feita quanto). E para finalizar, eu peço desculpas por não ter conseguido ser mais equilibrada ao falar dessa história. Tem coisas que são muito pessoais. Mas espero que vocês gostem, e se ainda não leram, que fiquem instigados a mergulhar nesse livro.


Abraços e até a próxima.

17 comentários:

  1. Esse livro é fantastico, e só li ele no ano passado com 34 anos e mesmo assim foi surpreendente.
    Lembro muito de ver as duas séries animadas.Depois de ler o livro a cena do do banquete do filme com Robin Williams fez todo o sentido.
    Não sei se foi porque lí adulto que achei o final do livro bem triste, será que quando crianças leem sentem a mesma coisa?

    ResponderExcluir
  2. Não me recordo muito bem do livro e sim das milhares de modificações e adaptações feitas em cinema e nos desenhos corriqueiros, e isso me deixa muito triste, porque depois de um tempo a TV tratou os personagens com um certo quê de infantilidade e arrogãncia (principalmente a Wendy), além de tratar os meninos perdidos como uma parte sem muita importância. Lembro bem dessa cena da sombra, e ela tem um lindo significado sim, muito boa a sua percepção e a resenha cheia de amor!

    ResponderExcluir
  3. Ainda não li esse livro, mas já assisti algumas adaptações do mesmo e posso dizer que adorei. Quero muito ler essa obra do J. M. Barrie e acredito que irei gostar bastante da mesma, pois a história é mágica e encantadora.

    ResponderExcluir
  4. Olá Andrea!

    Que edição maravilhosa, né? <3
    Peter Pan é uma história conhecida por todos, e mesmo assim desconhecida pela grande maioria. Precisa ler esse livro pra conhecer e entender o mundo incrivel da história. Eu acho que eu não leria, não sou tão apaixonada por esse conto... Mas fico feliz que você tenha gostado!

    Beijos,
    Ana Martines

    ResponderExcluir
  5. Essa edição está incrível, Peter Pan fez parte da minha infância( que nem foi a tanto tempo rsrs) e não sou acostumada a ler releituras dele, interessante como essa conseguiu ser boa para pessoas de diferentes idades, carregando críticas e ao mesmo tendo aventuras que animas o publico infantil, quero conhecer essa obra

    ResponderExcluir
  6. Olá andrea ♥
    Que bacana a releitura da obra de Peter Pan, acho uma história maravilhosa e encantadora mesmo pra quem não é criança. Nos mostra o poder da amizade e que sempre seremos eternas crianças! O quanto Peter é apaixonado pela infância, por brincar, por ser feliz nas coisas simples e isso que falta hoje em dia em meio a tantas tecnologias vejo tantas crianças perdendo grande parte dessa magia de brincar, dessa inocência. Peter marcou minha infância !! A edição está incrível, quero muito desfrutar da obra. "O problema não é crescer o problema é esquecer" ( O pequeno príncipe) ♥

    ResponderExcluir
  7. como todo mundo gosto bastante da história do peter pan , essa história assim como o filme fez parte da minha infância .a editora zahar como sempre caprichou nas suas edições, não simplesmente editando um livro mas formando uma grande obra literária

    ResponderExcluir
  8. Eu sempre gostei da história do Peter Pan, quando eu era criança tenho lembranças de passar no Natal, eu via todo ano.
    Também me lembro de querer ir para a Terra do Nunca quando era criança (se pudesse, ainda ia, kkkkkk)

    ResponderExcluir
  9. Não li uma historia de Peter Pan ainda, mas já assisti o filme da Disney, sempre gostei da historia do menino que não queria crescer e de ir voando para a Terra do Nunca. Achei a capa fofa e ameia resenha.

    ResponderExcluir
  10. Acabei comprando uma edição dessa editora ontem mesmo. Não sei se é de bolso, é uma azul. Digamos que estava barato e adicionei no carrinho xD
    Mas enfim. É uma história que muito provavelmente toda criança já viu, acompanhou a infância de muitos. Eu via desenho, via filme, qualquer coisa com essa história é sempre legal de conferir pra mim. Mas nunca li um livro, então já passou da hora de mudar isso né? Agora quero ver se leio a versão sem muito "romance" que o cinema e desenhos fizeram. O livro tem umas críticas legais e adoro conferir isso, espero gostar. E essa edição da editora parece ser muito bonita, capa dura então é uma beleza!

    ResponderExcluir
  11. Me lembro de uma professora no ensino fundamental tinha o hábito de ler para os alunos, todos os dias. E um dos livros que ela leu, foi Peter Pan. Creio que já tinha visto o filme antes, mas ainda assim, fiquei apaixonada pela história!
    Pretendo comprar essa edição linda!

    ResponderExcluir
  12. Olá Andrea,
    Adoro Peter Pan, lembro que meu irmão mais velho tinha um livro quando éramos crianças, e como uma boa menina que era é claro que peguei “emprestado” para ler. Que bacana sua história com esse livro, garanto que escrever o artigo de TCC sobre uma adaptação da obra foi muito especial para você, parabéns!
    Como faz anos que li o livro, e ainda por cima era uma versão bem infantil, pretendo comprar essa edição linda, que faz tempo que está na minha lista de desejados.
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Oi Andrea!
    Percebi que você realmente ama esse livro e parabéns pelo TCC! Achei um tema tão legal e deve ter sido empolgante, por fazer sobre algo que você tanto gosta (apesar de fazer o TCC ser estressante)
    Não tenho uma história tão bonita quanto a sua, mas desde a primeira vez que assisti o filme fiquei encantada. Acho que o ator de Peter Pan deve ter sido o primeiro crush de muitas meninas também hahaha
    Más sobre a história em si, mesmo eu conhecendo, acho que ler e relembrar da infância vale muitoo a pena. E devo dizer que com essa edição tá difícil não se apaixonar!
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Eu sempre gostei muito da historia de Peter Pan , eu ficava encantada assistindo o filme da disney . Essa capa é bem legal , fiquei com vontade de ver melhor a edição e as ilustrações .

    ResponderExcluir
  15. Oi!
    Fiquei muito interessada nesse livro, conheço a historia de Peter Pan, mas lendo esse post vi que nunca li a historia dele, só assistir, por isso estou bem interessada em ler esse historia para poder a conhecer um pouco melhor e essa edição está linda !!

    ResponderExcluir
  16. Esse livro é muito amorzinho! Já conhecia a história desde criança, mas li recentemente no livro de bolso da zahar (sim, é muito caprichada). E meu sentimento foi muito parecido com o seu.

    ResponderExcluir

Espero que tenha curtido a postagem! Volte mais vezes :D