OPINIÃO || DESTINO: POESIA

12 de jul de 2016



Destino: Poesia - Organização: Italo Moriconi

Páginas: 160
Ano: 2016
Editora: José Olympio
Encontre aqui: Skoob || Amazon

*Livro cedido em parceria com a editora.





Olá, pessoas. A indicação de hoje é uma antologia de poemas de vários escritores. Eu já disse que sou apaixonada por poesia, então é óbvio que eu não pude resistir a esse livro, ainda mais porque tem poetas que eu gosto muito.

Nessa antologia foram reunidos poemas de cinco autores: Ana Cristina Cesar, Cacaso, Paulo Leminski, Torquato Neto e Waly Salomão. Todos são poetas expressivos da Geração Mimeógrafo (ou Poesia Marginal, como preferir), e alguns são muito conhecidos hoje. Com certeza você já viu pelo menos um poema de Leminski na escola ou no Facebook. Aqui, foram escolhidos por Italo Moriconi, que é um estudioso de Literatura pela UERJ. Logo, é um apanhado do que ele acha mais relevante da poesia desses cinco autores em especial, segundo seus próprios critérios.

 Trechinho de um poema do Torquato Neto.

Apesar de saber que antologias são coisas complicadas (já perdi as contas de quantas discussões tivemos durante a graduação sobre isso), eu acho uma forma interessante de apresentar escritores para as pessoas no geral, por exemplo: fulano se interessa por um assunto x, pega um livro que reúne as melhores coisas desse assunto (segundo o organizador, claro), então eventualmente vai achar autores que não conhece e se interessar por alguma coisa. Como método de apresentação é bem eficiente, segundo a minha opinião.



Eu gosto bastante de Poesia Marginal, então para mim foi bem interessante observar as escolhas do organizador. Tenho uma preferência clara pelo Cacaso e por Torquato Neto, logo esses foram os poemas que eu acabei gostando mais. Conhecer mais de Waly Salomão também foi legal, tinha lido pouquíssimas coisas dele e foi um dos motivos principais para eu ter pegado esse livro. Leminski e Ana Cristina Cesar eu também gosto, mas meio que já atingi um nível de saturação deles. Vale lembrar que muitos deles se envolveram com música, e se você gosta de MPB, provavelmente já escutou uma letra ou outra que algum deles produziu. Infelizmente, todos eles já faleceram, alguns ainda muito jovens. Vem todas essas informações numa breve biografia na parte final do livro. 

Manuscrito de um dos poemas da Ana Cristina Cesar.

Existe uma outra edição desse livro, com os mesmos poetas, organizador e editora. Não sei se são diferentes poemas, mas fica o aviso. Essa edição que possuo é bem feita, com fotos dos poetas logo na primeira página do livro, e algumas imagens de manuscritos e rascunhos também nas primeiras páginas. Folhas amareladas, um tamanho de letra confortável, e é um livro fino. Eu recomendo ler poucos poemas por dia, para ir digerindo e interpretando com calma. Não que sejam difíceis nem nada, mas eu sempre achei que leitura de poesia tem um ritmo todo próprio. Mas, claro, isso é uma coisa bem pessoal e vocês aproveitam conforme achem melhor. Acho que é um livro interessante para quem tem interesse em começar a ler poesia, ou quem gosta da Geração Mimeógrafo. Espero que gostem.


Abraços e até a próxima.

15 comentários:

  1. eu gosto muito de poesias, e gosto também de antologia .porem, acho para mim muito difícil de interpretar poemas entretanto gosto de desafios . gostei da capa e vou procurar a outra edição do livro

    ResponderExcluir
  2. Poesia foi um dos meus grandes amores na época do colégio e por horas me perdi lendo as espumas flutuantes e outros tantos famosos. Acredito que esse livro com certeza seria um presente de verdade que eu daria a eu dos dezessete anos. Adorei a resenha, você apresentou de forma belíssima o livro! Já quero!

    ResponderExcluir
  3. Poesia é o tipo de coisa que eu gosto de ouvir outra pessoa declamando, pois sempre que faço a leitura parece que nada faz sentido.

    ResponderExcluir
  4. Olá Andrea!

    Não tenho talento nem pra ouvir quanto menos pra fazer poesia KKKKKK Acho lindo, mas tenho que fazer um esforço enooooorme pra entender, o que acaba com a graça da coisa.

    Beijos,
    Ana Martines

    ResponderExcluir
  5. Eu gosto bastante de poesias, embora as vezes eu fique meio perdida. Mas faz um tempo que estou querendo ler mais.
    Achei muito bonita a edição.

    ResponderExcluir
  6. Não sou muita adaptada a ler poesias, mas sempre me arrisco, até porque traz várias reflexões, gosto de antologias, acho que conseguem cumprir seu propósito, a edição está belíssima e me aparentam ser poesias com uma linguagem moderna que agrade todo público

    ResponderExcluir
  7. Hum, não tinha visto esse livro ainda. Conheço a outra edição, vi uma ou outra coisa dela mas nem tanto. Nem tenho certeza se é a mesma que falou. Ah, gosto de poemas e essa edição parece ter reunido muitos autores, mas a maioria não vi ainda. Tá aí uma boa chance de conhecer. E é um livro pequeno, então deve ser fácil de ler. Ou pegar e ficar horas matutando o que estão querendo dizer xD
    Quem nunca?

    ResponderExcluir
  8. Eu gosto de poesia, mas desses autores só conheço o Paulo Leminski.
    Acho que esse livro é bom para ter uma experiência com os outros autores. Quero!

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Oii Gabi, como está? ^-^
    Parece uma ótima indicação, pra quem aprecia a poesia.. mas não consigo desfrutar da mesma ! :|
    Apesar de ser uma experiência boa e muito bonita, não consigo engatar.

    ResponderExcluir
  11. Olá Andrea
    Não tenho o costume de ler poesia, sempre achei esse tipo de obra uma leitura difícil, pois nem sempre consigo compreender tudo o que a obra tem a oferecer. Mas como estou buscando sair da minha zona de conforto, então vou anotar a dica e quem sabe ler mais pra frente.
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Oi Andrea!
    Então já vou começando com o pé esquerdo porque não gosto muito de poesia e na verdade só leio quando é obrigatório para o colégio ou importante para o vestibular (por favor não me mate!)
    E queria te parabenizar, admiro seu gosto por esse tipo de leitura (queria ter sua vontade, me empresta um pouco? hahaha)
    Entretanto, achei a edição muito interessante. A capa muito bonita e os rascunhos e manuscritos dão uma percepção mais fiel do que cada autor queria dizer.
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Eu nunca li um livro de poesias , infelizmente não tenho muita paciencia para ler um , porem achei esse livro curioso , gostei da edição dele , é bonita e atrativa .

    ResponderExcluir
  14. Oi!
    Adorei essa capa que está linda e logo me chamou atenção, gosto muito dos livros de poesia, mas ultimamente não estou lendo tanto, mas achei bem interessante esse livro, não conheço os autores mas estudei um pouco da poesia marginal e sempre achei bem interessante !!

    ResponderExcluir
  15. Que livro lindo!! E achei muito legal o "extra" com o manuscrito, muito legal, é bem interessante ver o processo de escrita.

    ResponderExcluir

Espero que tenha curtido a postagem! Volte mais vezes :D