OPINIÃO || OUTRO CONTO SOMBRIO DOS GRIMM DE ADAM GIDWITZ

8 de jul de 2016

Outro Conto Sombrio dos Grimm: João, o Pé de Feijão e um Sapo de Três Pernas - Adam Gidwitz

Original: In a Glass Grimmly
Série: Um Conto Sombrio dos Grimm #02
Páginas: 352
Ano: 2016
Editora: Galera Junior
Encontre aqui: Skoob | Amazon | Saraiva | Submarino

*Livro cedido em parceria com a editora




Olá madies, tudo bem? Hoje vim falar de um livro que enrolei um pouco para ler, e que me arrependo muito por isso. Vamos conhecer um pouco mais de Outro Conto Sombrio dos Grimm.

"Mas é assim que os contos de fadas reais são: estranhos, sangrentos e horríveis". (p. 12)

João e Jill são primos e personagens principais dessa história. Junto com o Sapo, é claro. Jill é filha da rainha mais linda que podemos imaginar, e tudo que ela deseja é ser igual a sua mãe. Depois de um evento vergonhoso, ela decide fugir de casa. João mora com seu pai em uma vila e é um garoto muito sonhador, o que faz ter constantemente caçoado pelos garotos da vila. Depois de decepcionar o pai em uma tarefa, ele não sabe mais o que fazer. Sapo vive em um bosque atrás do castelo do rei e da rainha, e um dia conhece a menina mais linda do mundo e se apaixona por ele. Por algum motivo ele consegue se comunicar com ela, mas nada sai como planejado, e no fim está de coração partido (para dizer o mínimo). Jill encontra o Sapo e eles decidem ir embora do castelo, ela vai até a casa de seu primo João, que também está desolado. Conhecem uma velha estranha e acabam entrando numa jornada que, se fracassarem, tirará as suas vidas. É aí que a história dos três começa. 

"- Crianças! - exclamou o terceiro corvo, furioso agora. - Vocês estão con-fundidas. Total e completamente  con-fundidas. E enquanto assim estiverem, nunca encontrarão o que procuram. Apesar de estar bem aqui". (p. 173)

Pela nota, já deu para notar que eu adorei o livro (para dizer o mínimo), mas vou contar uma pequena historinha aqui antes de continuar falando as minhas impressões. Quem me conhece sabe que sou apaixonada por contos de fadas e tento ler o maior número de releituras possíveis. Quando me deparei com esse livro no e-mail da editora, fiquei muito empolgada e acabei comprando o primeiro volume (que eu não tinha, e que você pode conferir a resenha aqui). Curti muito o primeiro livro e quando fui ver quais histórias esse livro se baseava fiquei decepcionada, porque eu não conhecia nenhuma Jill. Veja bem, eu adoro releituras, e adoro mais ainda saber de onde essas releituras vem. Fiquei frustrada porque não sabia de onde a Jill vinha, e esse foi o maior motivo de eu ter prolongado essa leitura. Mas depois que comecei a ler pela quinta vez, engrenei de vez e agora sim, vão saber o porque curti tanto o livro (mals pela enorme desabafo).

A primeira coisa que eu tenho que elogiar aqui é, sem dúvidas, a escrita do autor e as interferências que ele faz ao longo da história. A escrita é extremamente fluida e toda vez que ele interrompe para fala algo, sinto que fico mais leve, e acabo ficando mais submersa na história. O ponto alto do livro com certeza foram os personagens. O autor consegue criar (ou recriar, no caso), duas crianças que aparentemente não tem valor nenhum, e os transforma em personagens memoráveis. 

Vamos começar pela Jill. Ela é uma princesa e tem adoração pela sua mãe. Tudo que ela deseja é ser igual a ela, linda e maravilhosa. Apesar disso, Jill não é mimada e desde o início se mostrou uma personagem forte, o que eu adorei. Ela sofre bastante e ainda sim segue em frente, mesmo tendo momentos que não entende do porque faz tudo que faz. João foi um personagem que eu não me simpatizei logo de cara, mas que me ganhou depois. Ele é muito sonhador, e por conta disso acaba sendo meio bobo, o que me irritou bastante no início. Não pensa direito nas coisas que faz e é extremamente maria-vai-com-as-outras. A partir das dificuldades que vai passando, ele vai amadurecendo (não muito, até porque é uma criança), e essa evolução dele foi a que eu mais gostei. Sapo é um sapo (avá) que nunca teve nenhum contato com humanos, apenas com salamandras. Um dia encontra uma linda menina e se apaixona, e acaba com o coração partido (e outras coisinhas a mais). Ele é medroso, chato, e dá vontade de jogar ele longe, mas é a parte cômica da jornada, e apesar dele me tirar do sério, é impossível não gostar dele.


A jornada desses três não é nada fácil, e posso dizer que foi uma das jornadas protagonizadas por crianças mais sofridas que já li. Eu fiquei de coração apertado em cada dor que eles sentiam, e eles sentiram dor pra caramba. Houve raríssimos momentos de alívio aqui, e creio que por isso que eu mais me envolvi na história. A mensagem que o livro trás é muito bonita, e eu vou tentar levar ela comigo pra sempre. Nós vamos reconhecer algumas histórias e em outras vamos ser completamente surpreendidos. Mas cada uma vale a pena.

Não posso deixar de falar sobre o último capítulo, que é onde o autor conta de onde ele se inspirou para cada capítulo anterior. Eu achei muito legal isso, e mais bacana ainda por saber que esse livro tem mais do autor do que das releituras. Agora eu posso ir atrás dos originais e ser feliz, haha (se eu pelo menos soubesse desse capítulo antes, não teria sofrido aquela procissão no início, aff). 


Olha, eu não tenho muito mais o que dizer sobre o livro, mas já deu para perceber que eu me encantei demais pela história. É um dos melhores infanto-juvenis que eu já li e está mais do que recomendado para vocês. Como um bom conto de fadas, vai ter bastante fantasia e seres fantásticos (mas não tão legais assim). Um pouco de sangue de um lado, queimaduras do outro, e muita sabedoria se você souber onde procurar. Por favor, leiam esse livro, e se apaixonem também. A edição está linda, com ilustrações em cada início de capítulo, dando um charme a mais na atmosfera da história. 

Espero que tenham gostado, e não deixem de comentar se já leram e me indicar novas releituras, já que estou ficando sem. 



Beijos e até a próxima

Me siga nas redes sociais

14 comentários:

  1. Que edição linda! Gosto dos contos dos Grimm, e mesmo não gostando tanto de livros com terror acho que darei uma chance, assim como você eu sou apaixonada por releituras, fiquei bem instigada com essa história do sapo e o autor parece conduzir muito bem a trama
    Já leu ''Enquanto Bela dormia'' e ''Beleza perdida'' ? Ótimas releituras

    ResponderExcluir
  2. Eu confesso que não sou de ler releituras, mas esses contos dos Grimm parecem ser bem interessantes.
    A edição é muito bonita.

    ResponderExcluir
  3. Gabi não sei se eu já comentei aqui mas senão vai de novo: não gosto quase nada de releituras, porque destroem de maneira negativa a primeira imagem que fiz de um conto/história. E o que me faz decepcionar é que os autores buscam fazer algo legal, mas acabam se perdendo e "cagando" a história. Eu detestei Veneno... AFFF, mas você falou que esse é bom e eu confio!

    ResponderExcluir
  4. Gabriela e seus contos macabros, mais para por na lista de leitura.
    Pela quantidade de coisas que os irmãos Grimm já criaram é facil encontrar coisas que nunca ouvimos falar.

    ResponderExcluir
  5. acho muito bacana essa recontagem das histórias tão conhecidas por todos nós ,eu me interessei muito pelo primeiro livro e infanto-juvenil é um dos meus gêneros favoritos porem o que me conquistou no livro foi a edição que e um dos grandes pontos positivos do livro

    ResponderExcluir
  6. Olá Gabriela!

    Não sou muito fã de Infanto-juvenis... Porém esses que mexem com os Grimm eu sempre dou uma chance! Adoro contos de fadas! Adorei sua resenha, e espero ter a oportunidade de ler o livro algum dia!

    Beijos,
    Ana Martines

    ResponderExcluir
  7. Esse é um livro que enrolo sem saber se leio. Ele parece ser bom, mas sei lá, não fiquei muito animada ainda pra pegar. O que adoro é a releitura, parece que deixaram os personagens muito mais fortes e interessantes, do tipo memorável mesmo. Assim é bom. E quem não gosta de um bom conto de fadas, cheio de aventura e seres estranhos? Adoro! Só não vou pegar ainda. Vou aguardar mais um pouquinho.

    ResponderExcluir
  8. Que bacana a história!
    Essa eu também não conhecia! Também gosto de contos de fadas, mas não costumo ler, eu sei, é estranho haha
    Mas obrigada pela dica!

    ResponderExcluir
  9. Amo contos de fadas! Sou completamente apaixonada pelas histórias, especialmente essas que tem o lado "verdadeiro" .. adoro essas releituras com lado mais sombrio dos contos . Não importa que idade já tenha, amo mesmo.. Não paro de acompanhar . Kkk
    Achei essa capa tão lindiinnha ~
    Tenho muita vontade de ler. Já vi outras edições dele e é cada uma mais linda que a outra.♥~♥
    Otima resenha !! ♥ Espero gostar tanto quanto você !!

    ResponderExcluir
  10. Olá Gabriela,
    Quero muito ler tanto o primeiro como o segundo volume da série, os comentários positivos sobre ambos os livros estão cada vez me deixando mais empolgada para iniciar a leitura. Adoro os contos de fadas, então é claro que pretende ler esses livros com os contos recontados de uma forma bem criativa, divertida e cativante. Estou com muitas expectativas, espero me surpreender e me envolver com esses livros.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Oi Gabi (olha a intimidade já hahaha)
    Nunca li uma releitura de personagens de contos de fadas mas na verdade gosto (não tanto quanto você masss). Gosto da ideia de dar uma outra personalidade para alguns personagens, embora algumas vezes fico com receio de estragarem minha visão de infância de alguns deles hahah
    Porém há alguns em que tenho curiosidade de ler como Beleza Perdida que se eu não me engano é uma releitura de A Bela e a Fera (já começo gostando por ai e pelos comentários é maravilhoso) e a Saga Encantadas (embora esse já ouvi comentários ruins) e esse que você acabou de indicar!
    Não vejo a hora de ter um desses em mãos!
    Beijos <3

    ResponderExcluir
  12. Eu tenho um certo receio em ler releitura , mas esse livro me deixou interessada , parece o tipo de Infanto-juvenis que gosto de ler .

    ResponderExcluir
  13. Oi!
    Gosto muito das releituras dos contos de fadas e esse é um livro que com certeza foi para minha lista de leitura, adorei essa historia que me deixou bem curiosa para poder ler, achei interessante essa jornada dos personagens principalmente por ela parecer bem sofrida e gostei da Jill e fiquei curiosa para saber de qual historia ela é !!

    ResponderExcluir
  14. Já queria muito ler esse livro, assim como o primeiro, e sua resenha só me deixou mais animada. Adoro ler várias facetas de contos de fadas já conhecidos!

    ResponderExcluir

Espero que tenha curtido a postagem! Volte mais vezes :D