OPINIÃO || O CIRCO MECÂNICO TRESAULTI DE GENEVIEVE VALENTINE

17 de jun de 2016


O Circo Mecânico Tresaulti - Genevieve Valentine

Original: A Tale of the Circus Tresaulti
Páginas: 320
Ano: 2013
Editora: DarkSide
Encontre aqui: Skoob || Buscapé







Olá, pessoas. O livro de hoje foi um que me ganhou pela capa (como todos os livros da DarkSide) e só fui me interessando cada vez mais com as informações que fui recebendo depois. É um livro pesado, que tem uma carga emocional bem forte (pelo menos, eu senti assim), e talvez um pouquinho confuso, mas vamos conversar mais sobre isso.

Basicamente, a história do livro é sobre esse circo onde as pessoas que trabalham nele são modificadas , contendo partes mecânicas. Esse é um mundo pós-guerra, e esse circo viaja pelo mundo, quase nunca repetindo de cidades. Geralmente, a história nos é mostrada através de Little George, o personagem que é de longe o mais amável dali. Logo somos informados da morte de Alec, um homem alado, e que há uma disputa entre dois membros da trupe para ver quem ficará com as asas. E temos a Boss, a mulher que é a chefe do circo e a personagem mais misteriosa de todos eles.

"Isso é o que acontece quando se dá um passo: você se aproxima daquilo que quer." (p. 22).

Se tem uma coisa que vocês precisam saber sobre esse livro é que tudo é muito misterioso, e você fica meio perdido em vários momentos. Mas, no meu caso, isso só me deu mais vontade de continuar lendo o livro. São várias coisas acontecendo ao mesmo tempo, dentro e fora do circo. Tem também várias memórias de coisas que aconteceram no passado e tudo se mistura. Soa muito confuso, mas é uma escrita gostosa e as coisas vão se desenrolando no seu próprio tempo, então sugiro um pouco de paciência quando for ler essa história.


Little George é um amorzinho. É um personagem inocente, e que também não sabe muito sobre o que acontece, o que não facilita as coisas para a gente que está lendo. E Boss é maravilhosa, para mim foi de longe a melhor personagem. Durante toda a história não sabia muito bem o que pensar porque as atitudes dela são muito confusas, e a personagem é muito misteriosa. Mas com o tempo você vai vendo que ela apenas faz o que ela pode fazer. Os outros são muito interessantes também, mas no meu ponto de vista são esses dois que acabam sendo centrais. E o circo, que é quase um personagem por si só.

"Não estava mais perto de entender coisa alguma sobre o que Boss havia feito.Nunca dá para saber os motivos de outra pessoa. Você mal sabe os seus." (p. 118).


Eu adorei a leitura, mas acho que algumas pessoas vão ter problemas em acompanhar a história. Se você não prestar bastante atenção perde muita coisa, e provavelmente não vai gostar tanto assim da narrativa, portanto recomendo muito para quem gosta de histórias misteriosas. Se essa não é a sua praia, então acho que a leitura vai acabar sendo um pouco enfadonha. E se for ler, preste atenção nas críticas que a autora faz, elas são muito bem vindas, mesmo que sutis. Espero que gostem.


Abraços e até a próxima.

20 comentários:

  1. Já tem um bom tempo que quero ler esse livro, assim como você, o livro me ganhou pela capa!
    A história parece ser muito boa, com esse mistério todo. Esse gênero vem me ganhando cada dia mais, acho que é por isso que tenho vontade de ler esse.
    E esse fundo de crítica acho bem importante, dá um peso a mais na história.

    ResponderExcluir
  2. Estou interessado nesse livro, quando me falaram que envolvia um circo com pessoas modificadas e muitos mistérios me lembrei logo de uma série que gosto bastante chamada "Carnivale" http://www.imdb.com/title/tt0319969/

    ResponderExcluir
  3. Como eu quero esse livro! Acho as duas edições maravilhosas *-*
    Apesar de ele já ter sido lançado faz um tempo, só fui conhecê-lo esse ano, e logo me encantei pela premissa, já que nunca havia parado pra imaginar uma sociedade em que tivesse parte dos corpos substituídas por objetos. E a cada resenha que eu leio, só fico mais animada com a leitura. Acho que vou gostar muito, principalmente por o livro envolver mistérios, que é uma coisa que eu gosto muito *-* Espero poder ler ainda esse ano, beijo!

    ResponderExcluir
  4. Sempre que vejo esse livro por aí me faz lembrar O Circo da Noite, um livro que e marcou muito. A capa é parecida, e também é cheio de mistérios que você vai desvendando ao decorrer do livro e chega no final e você está de boca aberta e olhos arregalados sobre como a história é fantástica. Lendo a tua resenha eu percebi que eles não são parecidos, e me decepcionei um pouco que eu tava esperando ser como O Circo da Noite, mas também é bom que a história seja diferente. Acho que eu precisaria ler pra poder entender mais sobre a premissa do livro, fiquei curiosa!

    ResponderExcluir
  5. achei a história bastante peculiar , quero muito comprar a dark site com sempre arrasou nessa edição mas prefiro a edição nova de capa dura esse livro está na minha lista faz tempo só estou esperando abaixar o preço .nunca li algo que esse tema assim o livro me encantou parabéns pela resenha

    ResponderExcluir
  6. Esse livro tem duas edições lindas, tanto a antiga quanto a nova são de se apaixonar, achei a obra vem moderna, não sei muitos livros que falam de circo de uma maneira nova, completamente diferente, é uma pena que em alguns momentos o livro seja confuso, também me sinto cada vez mais motivada a ler um livro quando tem um mega mistério rsrs, em breve lerei a obra, espero me adaptar com a narrativa e amar muito o livro

    ResponderExcluir
  7. Andrea, confesso que fui, inicialmente, atraída pelo livro por suas magníficas capas, as duas edições são maravilhosas! Após ler várias críticas e essa ótima resenha, cheguei à conclusão de que este livro é imperdível. Acho incrível histórias criadas no mundo pós-guerra e este é maravilhoso por apresentar um circo com pessoas que trabalham nele modificadas com partes mecânicas.
    A Darkside é extraordinária por sempre nos trazer histórias surpreendentes e torço somente para que eu possa ler O Circo Mecânico Tresaulti em breve.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  8. Olá, Andrea!
    Comprei a edição de luxo desse livro e confesso que foi mais pela capa que por vontade em ler a obra. Agora lendo sua resenha percebi que é uma leitura quase que obrigatória. Adoro enredos misteriosos e esse clima steampunk e circense me deixou bastante intrigada. Me parece que os personagens são o ponto principal da história de Genevieve, já que ela trabalha bem não só a personalidade deles, como também, suas características. A autora sem dúvida fez uma obra bem marcante. Será minha próxima leitura com certeza!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  9. Oi tudo bem..
    Ainda não li o livro mas sou louca pra ler os livros da editora DarkSide,todos são maravilhosos e com uma capa de linda,nem sei porque ainda nao li nenhum ,mas pretendo com certeza e esse será um deles..ótima resenha.
    um abraço e muito sucesso :)

    ResponderExcluir
  10. Essa capa é realmente muito bonita e ,apesar de não ser de um gênero que leio ,essa resenha está bem instigante. Talvez eu me aventure por essa obra...

    www.emcadapágina.com

    ResponderExcluir
  11. Sempre fiquei interessada em adquirir esse livro por causa da capa.Acho linda!
    Depois fui lendo algumas resenhas sobre ele e fiquei na dúvida se realmente curtiria a leitura.A trama não me animou muito...

    ResponderExcluir
  12. admito: eu comprei o livro pela capa (tá tudo bem q achei a história de um circo com pessoas modificadas interessantes, mas a capa foi o que mais me chamou atenção)
    e me apaixonei, amei <3
    a história é muito linda realmente merece cinco estrelar e corações
    é eu tenho q concordar, as pessoas acostumadas com histórias lineares vão ter muita dificuldade de acompanhar e se vc não prestar atenção então, o nó é grande. mas vale a pena
    a Boss é ótima né?

    ResponderExcluir
  13. Oi Andrea.
    Parece que a história é um pouco confusa com várias linhas de tempo e coisas acontecendo ao mesmo tempo, mas mesmo assim quero ler esse livro. Little George parece ser um fofo e fiquei curiosa para conhecer mais a Boss.
    Como bônus, a capa é lindíssima.

    ResponderExcluir
  14. Ei Andrea!

    Também sou dessas que se apaixona pela capa e já quer ler logo o livro. Confesso que a trama não me chamou tanto a atenção. Já li um livro com a temática de circo misteriosa, gostei, mas não foi uma leitura maravilhosa. Talvez esse não seja para mim.

    Beijo
    Aline
    Memórias Literárias

    ResponderExcluir
  15. Não é novidade que os livros lançados pela Editora Darkside são maravilhosos né. Esse não podia ser diferente. Já me encantei. Sempre que possível, compro um livro deles e nunca me decepciono e este com certeza é um livro fantástico só pela edição kkk
    Porém, com relação a história eu meio que desanimei em comprá-lo. Não é o gênero que gosto de ler, infelizmente. E ainda mais por você dizer da narrativa ser do jeito que é, acho que p mim seria bastante arrastada.

    ResponderExcluir
  16. AMO esse livro! Recentemente comprei a versão Edição Limitada e me apaixonei. Passei horas babando a capa que ficou primorosa e conseguiu captar bem a pegada steampunk da história. Os personagens tem uma carga emocional bem pesada, realmente, mas a Bird foi a que mais me interessou. É tudo tão singelo, mas tão cru, os personagens sofridos e mutilados pela guerra querendo apenas sobreviver ... maravilhoso, definitivamente.

    ResponderExcluir
  17. Oi Andrea
    Eu comprei este livro com a capa nova da Darkside e me encantei tanto pela capa quanto pela sinopse. Li poucas coisas de Stinpunk e preciso ler este livro. Principalmente agora, depois de saber que a história é tao boa.
    Bj
    http://www.meupassatempoblablabla.com

    ResponderExcluir
  18. Oi!
    Esse é um livro que quero muito ler, achei a historia bem interessante e diferente, principalmente por temos um circo e um tão diferente, parece ser um livro mesmo muito misterioso e com personagens bens intrigantes principalmente a Boss, esse livro está na minha lista de leitura !!

    ResponderExcluir
  19. Darkside sempre capricha muito na diagramação dos livros, como você, este livro também me conquistou pela capa, eu ainda não li, mas sem dúvidas pretendo ler, a história parece ser muito boa.

    ResponderExcluir
  20. ooi!
    sempre têm aquele livrinho que te ganha pela capa e sim com toda a certeza o circo mecânico é um deles, a nova versão tá tão perfeita que dá vontade de guardar num potinho. Já tinha ouvido falar do livro e a temática me chamou atenção, qualquer dia desses estarei lendo o circo mecânico também!
    bjs xxx

    ResponderExcluir

Espero que tenha curtido a postagem! Volte mais vezes :D