OPINIÃO || UM PASSADO SOMBRIO DE PETER STRAUB

5 de jun de 2016



Um Passado Sombrio - Peter Straub

Original: A Dark Matter
Páginas: 392
Ano: 2016
Editora: Bertrand Brasil
Encontre aqui: Skoob | Amazon | Submarino | Saraiva

*Livro cedido em parceria com a editora.



Olá madies! Hoje eu vim conversar com vocês sobre um livro que me roubou um bocado de tempo, mas que no final ele foi diferente do que eu esperava.

Um Passado Sombrio conta a história de cinco amigos adolescentes, Lee, Eel, Hootie, Don e Boats. Em um certo dia, Eel, Hootie, Don e Boats conhecem Spencer Mallon, um guru/mago extremamente carismático e inteligente, que os faz ficar fascinados com suas histórias e reflexões. Mallon está de passagem pelo campus e busca novos discípulos para uma tarefa que mudará a visão deles sobre o mundo. Os amigos contam para Lee (que não estava com eles no momento) sobre Mallon e a grande oportunidade que eles têm agora e o convida para fazer parte desse seleto grupo de discípulos. Ele se nega a participar, e então, seus amigos vão sem ele atrás do que o guro tem a lhes oferecer.

Nesse seleto grupo também tem três universitários, Meredith, Hayward e Milstrap. Juntos, essas sete pessoas se apaixonam por tudo que Mallon lhes dizem, a ponto de fazerem qualquer coisa que lhes fossem ordenadas. Um ritual está prestes a acontecer e será a grande chance do guru mostrar aquilo que prega, o mundo através do véu que separa o que conhecemos do desconhecido. Mas o ritual acaba dando errado, trazendo consequências enormes para aqueles que participaram.

Mais de trinta anos passaram daquele acontecimento que mudou a vida de todos. Agora Lee (o amigo que não participou) está em busca de descobrir a verdade por trás do ritual, assim podendo entender o que aconteceu e conseguir se libertar de toda a angústia que tem sentindo ao longos desses anos. 

"Ela aprendeu que as pessoas falam de si pelo modo como agem e pelas coisas que falam. O que se tinha a fazer era prestar atenção. As pessoas se abriam, deixavam tudo à mostra e nunca se davam conta de que estavam fazendo isso". (p. 28)

Um Passado Sombrio foi um livro completamente diferente do que ele propõe, e eu fiquei muito feliz com isso. Se você ler sobre o que a história se trata, vai achar que é uma história de terror alá Stephen King, que vai te fazer ficar sem dormir, mas não é isso o que você vai encontrar. Vi várias resenhas antes de ler esse livro e percebi que cada pessoa encontrou algo diferente aqui. No meu caso, eu encontrei uma história que não te dá medo, mas que mexe com seu psicológico e com as coisas que você acredita. 

Lee virou um escritor até que famoso, se casou com Eel, mas não tem mais nenhum contato com seus amigos de outrora. Depois de presenciar um certo acontecimento, ele começa a relembrar sobre o que aconteceu com seus amigos a mais de trinta anos atrás. Isso o corrói de tal maneira que ele percebe que só vai se sentir aliviado se descobrir tudo que houve naquele dia. Então ele vai atrás de cada pessoa daquele pequeno grupo de Mallon e vai descobrindo o que cada um viu e sentiu, e como isso mudou cada um deles. 

Gostei muito de Lee. Ele é um personagem centrado, atormentado para saber o que aconteceu com seus amigos, mas que deixou isso no esquecimento por algum tempo. Ele não é um personagem chato e eu gostei de como ele se desenrolou depois de cada nova informação que lhe era entregue. A única coisa que não me agradou nele é a sua relação com Eel, a qual acabou se casando. Eu não me simpatizei com ela (chata, insuportável), então toda as vezes em que eles estavam juntos ou que ela fazia uma aparição, me irritava.

Não posso deixar de citar mais dois personagens. Don foi o que mais ajudou Lee em busca da verdade e dá para ver o quanto esse reencontro dos dois fez bem a ele. É um personagem encantador e cheio de sabedoria. O mesmo vale para Hootie, que para mim é o personagem mais puro da história. Me encantou em cada pensamento confuso e a forma carinhosa e amorosa que lida com seus amigos. Um dos melhores personagens com certeza.



No geral, o livro é legal, mas tudo depende do que você gosta de ver. Eu gostei dessa inserção do misticismo e até mesmo do sobrenatural da história. Você não sabe se aquilo é real ou não, e como eu disse acima, vai do que cada um acredita. Cada um dos personagens tem uma relação diferente sobre o ritual, por isso não achei cansativo essa cena ser descrita várias vezes, porque cada um viu uma coisa por um ângulo diferente.

Infelizmente o final me decepcionou um pouco. Sinto que algo ficou de fora, mas não sei bem o que é. Depois de tudo que li, eu esperava mais. E como boa parte das resoluções é centrada em um personagem que eu não gosto, isso me desanimou mais. 


"Engraçado, tudo que fazemos agora são jogos mentais, cujo objetivo não é nada mais que saber como manter nossa pontuação. Na verdade, não há mais nada quando se tem as coisas solucionadas". (p.214)

Enfim, apesar de não ter sido uma leitura satisfatória para mim, acho que todos deveriam tentar ler. Mas estejam de mente aberta e sem expectativas. Peter Straub vem com uma história que você realmente não vai saber bem o que é, chegando a ser confuso a maior parte do tempo, mas de uma forma ou outra, ela vai mexer com você. E isso vale muito a pena.

Não deixem de comentar se vocês já leram o livro ou algo do autor. Vamos discutir mais sobre a história, já que ela teve várias opiniões divergentes. 



Beijos e até a próxima

Me siga nas redes sociais

38 comentários:

  1. Gente, seu blog tá muito lindo!
    Bom, eu já disse na page do facebook que do Straub li "o clube do fogo do inferno" e achei a melhor coisa. Também é nesse estilo de terror psicológico, de modo que deve ser uma marca do autor. Achei legal saber que ele ainda está vivo. O Clube foi bem recomendado pelo próprio Stephen King, então na minha cabeça eles sempre foram amigos e escritores afins kkkkk. Gostei muito da resenha =)
    Bjo!

    ResponderExcluir
  2. Caramba o autor já escreveu livros junto do Stephen King, não conhecia nada dele mais agora fiquei curioso.
    adoro essas historias que começam na infancia/adolescencia e dão esse salto de anos para depois sabermos o que realmente aconteceu, já esta na lista de desejos.
    Vou recomendar a serie "The Five" que tem essa pegada, http://www.imdb.com/title/tt4370528/

    ResponderExcluir
  3. Amo história com magos, achei bem curiosa a premissa do livro, gostei da história dos discípulos e do ritual feito, o livro é cheio de eventos mágicos, que precisam ser mais explorados pelos seus participantes, também pensei que o livro seria de terror... que erro, se fosse de terror eu não leria por ter medo, mas sendo um livro psicológico, até que vai... gostei da personalidade de Lee, gostaria de ler mesmo sabendo que o final é meio decepcionante

    ResponderExcluir
  4. Ainda não li nada desse autor, mas pretendo em breve. Já li algumas resenhas sobre esse livro e todas me deixaram curiosa para saber o que realmente aconteceu naquele ritual. Os personagens parecem ser bem intrigantes, confesso que já gostei do Hootie. Acredito que o protagonista, Lee, seja bem desenvolvido, estou curiosa para conhecê-lo melhor. Vou aceitar o seu conselho, não irei com muitas expectativas. Mas, espero que narrativa seja envolvente.

    ResponderExcluir
  5. Oi, Gabriela! Tudo bem?
    Gostei muito de ler sua crítica sobre o livro. Quando o vi pela primeira vez, me simpatizei com a capa e sinopse, e concluindo sua resenha, fiquei desejosa em descobrir mais sobre a história. Um Passado Sombrio mostra ser muito intrigante por possuir um ritual que deu errado e que envolveu diversos personagens. Você me deixou muito curiosa sobre o que realmente aconteceu. Adicionei em meus desejados e espero que me surpreenda.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  6. Só de olhar para essa capa,já fiquei com medo rsrs...pra ser sincera ,eu sou mais de ler livros de romance com finais felizes e todo aqueles clichês de sempre. Fazer o que ?! Eu gosto do previsível.
    Mas enfim, terror,horror ou suspense não fazem mto meu gênero e prefiro não ler livros que mexem com meu psicológico,como vc disse ser o caso de Um Passado Sombrio; sou mto impressionável e depois fico medo até da minha sombra rsrsrs...

    www.emcadapágina.com

    ResponderExcluir
  7. Me vi pensando em It ao longo da sua resenha. Não sei se você já leu, maa a história tem um que parecido amigos que vão voltar pra tentar destruir a coisa. Essas premissas de terror as vezes são muito semelhantes me dando um preconceito de ler. Logo eu que sou apaixonada por clichês, acho que isso é mais medo de me aventurar e sair da zona de conforto. Espero um dia poder ler este ou algum outro livro de terror/ suspense. - Joanna Amaro.

    ResponderExcluir
  8. Gabi, sua resenha está tão boa que eu fiquei com vontade de ler o livro novamente! Eu não gostei muito dele quando li pela primeira vez, principalmente por causa do estilo do autor, que descreve coisas à exaustão. Mas sua resenha, além de muito bem feita, me trouxe uma nova forma de enxergar a história que eu gostei bastante! :)

    ResponderExcluir
  9. confesso que esse não é um dos meus gêneros preferido , porem essa resenha me motivou bastante ,fora a capa do livro que gostei muito vou me preparar psicologicamente para ler . ótima resenha

    ResponderExcluir
  10. Olá lindona.
    Eu não sou muito adepta a esse tipo de livro, apesar de ter gostado muito de sua resenha.
    Eu prefiro livros de romance.
    Beijos.

    meumundosecreto

    ResponderExcluir
  11. Oi, como vai?

    Já li algumas resenhas sobre esse livro e todas muito boas. A premissa é interessante, embora, terror não faça meu gênero, leio um de vez em quando e, esse definitivamente darei uma chance. Obrigada pela dica!

    http://www.cristinadeutsch.org/
    Saudações literárias.
    Beijos no ♥

    ResponderExcluir
  12. Olá,assim que VI a capa do livro fiquei bem interessada. Achava que se tratava de uma trama carregada de mistério.Parece até que tem,mas não imaginava que fosse uma história de magia.
    Fiquei curiosa... Mas não entrou para as minhas prioridades de leitura.

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Nunca li nada do autor e ainda não tinha ouvido falar sobre esse livro. Gostei bastante da premissa dele, lendo sua resenha eu tive a impressão de que esse livro daria um bom filme (ou que já vi filmes parecidos com esse livro, rs).
    Gostei muito dessa coisa de envolver misticismo e afins, com certeza vou ler.
    Dica anotada e adorei a resenha!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Oi Gabriela, também já vi muitos comentários diferentes a respeito desse livro, e no começo até que eu estava animada com a leitura, mas depois de ler tantas resenhas acabei descobrindo que esse livro não é pra mim, e é como você disse, depende muito do leitor. E realmente, olhando essa capa e a sinopse, parece que esse livro é de puro terror :/
    Enfim, é uma pena que o final deixou a desejar pra você. Beijo!

    ResponderExcluir
  15. Oi Gabriela!
    Valeu por avisar que não devemos criar expectativa e devemos iniciar a leitura com a mente aberta. Percebi que esse livro divide muitas opiniões.
    A princípio achei que fosse terror pois a capa passa essa coisa mais sombria e tal, mas estava enganada.
    Senti uma aura mais de suspense do que de terror, mas com toda a certeza tentarei ler.
    Esses rituais adolescentes são sempre pano para manga, né? Estou muito curiosa com o que Lee vai descobrir.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  16. Não sei se eu não teria medo como você não teve não... no mínimo acho que ia ficar um pouco assustada com a investigação do que aconteceu nesse ritual, afinal, coisa boa é que não foi. O final ter te decepcionado também não me anima em nada, por enquanto não vou ler.

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  17. Eu ainda não conhecia esse livro, de início pensei que não ia gostar, mas pelo fato de que cada pessoa tira uma conclusão, espero ter a oportunidade de lê-lo um dia
    Beijos

    http://blog-myselfhere.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Nunca li nada do autor, mas a comparação com Stephen King me deixou curiosa. Pretendo ler, seguindo a dica de começar com espectativas baixas. ;)

    ResponderExcluir
  19. Já tinha visto uma resenha desse livro e ela não me deixou com vontade de ler o livro. A sua? Sim, a sua deixou. Incrível como resenhas escritas por pessoas diferentes tem esse poder! JDFNGJDFNGJN ADORO histórias envolvendo grupos de amigos e tô incluindo essa na minha lista siiiim.

    http://www.pordeusnicolle.com/

    ResponderExcluir
  20. Oi, Gabriela!
    Não conhecia o livro e também a premissa não me deixou curiosa. Acho que é uma leitura que não faria imediatamente. Talvez mais para frente.

    Beijos,

    Rafa [ blog - Fascinada por Histórias]

    ResponderExcluir
  21. Oioi! Tudo bem?
    Adorei a capa de Um Passado Sombrio, mas pela premissa o livro nao é pra mim nao.
    Achei que fosse um terror e eu nao gosto nadinha, pq fico com medo depois hehe.
    Bom que o livro nao é de terror, acho que algumas pessoas podem ter se decepcionado.
    Adorei conheer mais do livro por aqui.
    Beijos

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  22. Olá,
    Assim como você mencionou e seria dessas que acharia que se trata de terror, pela capa e sinopse ao menos é o que da a entender.
    Pena que o final não te agradou.

    http://euinsisto.com.br

    ResponderExcluir
  23. Olá
    essa capa me atraiu muito quando lançou assim como o título, infelizmente não pude ler e vi muitas pessoas criticando então acabei perdendo a vontade, sua resenha está muito legal e bela dica, que bom que gostou apesar de alguns pesares hehe

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Gabi
    Não li nada do autor e esta é a segunda resenha que leio do livro e as opiniões são parecidas, principalmente sobre o final, onde parece que o autor se perdeu um pouquinho. Mas de qualquer forma não é meu tipo preferido.
    abraços
    Gisela
    http://www.lerparadivertir.com/

    ResponderExcluir
  25. Oi tudo bem..
    Gostei bastante da resenha ,apesar de não ler mitos livros desse gênero,leria só pelo fato de não ser é uma história de terror "alá Stephen King".rs,mas como o final deixou um pouco a desejar não sei se me arriscaria..
    um abraço e muito sucesso :)

    ResponderExcluir
  26. Nossa ao longo da resenha eu até me senti com medo de ler o livro, pq parece muito macabro esse mistério, e até instigante. O que aconteceu nesse ritual? Eu gostaria de ler, mas com certeza ficaria de cabelo e pé de medo. Fiquei mesmo com vontade de ler, apesar do seu comentário negativo sobre o final.

    ResponderExcluir
  27. Primeiro, apaixonada pelo layout do seu blog. Maravilhoso! Segundo, o livro não é muito o que eu costumo ler porque eu não gosto de terror, nem suspense, mas eu tenho livro muitas coisas boas sobre ele, então acho que daria uma chance.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  28. eu ainda não li nada do autor, mas estou procurando um bom livro de terror/suspense. tudo bem q essa de alguém x anos depois tentar descobrir que foi que aconteceu já foi usado antes. mas se vc não consegue entender e o final vc não conseguiu imaginar então é pq ele "fez direito"
    colocar na minha lista, ai qd eu ler eu volto para dizer o que eu achei

    ResponderExcluir
  29. Olá, não sei, mas essa capa consegue me atrair...kkkk
    Adorei a resenha e fiquei curiosa para conferir a obra.

    Abraços

    ResponderExcluir
  30. Oi Gabi.
    Eu ainda não li nada desse autor. Eu vi a resenha desse livro em outro blog e lá eu tive a impressão que era um livro de terror, mas depois de ler a sua, parece que não é bem assim. Como você disse, depende do que cada um acredita.
    Não sei se vou ler esse livro, pois não é o tipo de livro que eu leio. Que pena que o final não te agradou e que a Eel tenha sido uma personagem irritante.
    Gostei bastante da capa.

    ResponderExcluir
  31. Lendo a sinopse ele realmente parece ser de terror, mas vendo melhor a resenha, ele lembra mais um thriller psicológico, gênero que ainda estou começando a conhecer, mas que aguça demaisss a minha curiosidade. Olha, gostei, mesmo o tema sendo um pouco batido. Acho que vou pesquisar mais sobre o livro e o autor (que eu também não conhecia).

    ResponderExcluir
  32. Ei Gabi!
    Não conhecia o autor nem o livro, mas que pena que o final não te agradou tanto. Eu meio que corro dessas coisas que dão medo, mas como é mais para o mistério e o misticismo talvez eu não seja não cagona assim. kkkkkkk

    Beijo
    Aline
    Memórias Literárias

    ResponderExcluir
  33. Nossa, antes de tudo queria dizer que essa capa é linda :O
    Porém, pensei que a história se tratasse de um suspense mais emocionante, com mais ação. Isso de um outro cara investigar uma coisa do passado não me chama muito a atenção, gosto mais quando o personagem passa pelas coisas, quando vemos acontecer. Esse livro não me fez querer lê-lo, infelizmente.

    ResponderExcluir
  34. Este livro me deixou curiosa, apesar de não ser uma história com tanto terror... Acho que vale a pena conferir, apesar de você ter dito que a leitura é meio confusa hahaha

    ResponderExcluir
  35. Pena que o livro não atendeu às suas expectativas! Não curto o tema.
    Assim como nao gosto de filmes de terror a. Então ja comecei a ler a resenha com pe atras, mas pelo que me parece e uma leitura tranquila, apesar de tudo o que acontece conseguiria ler numa boa!! Mas por enquanto eu passo.

    Bj

    http://www.meupassatempoblablabla.com/

    ResponderExcluir
  36. Oi!
    Esse foi um livro que me deixou bem curiosa para descobrir sobre o que aconteceu nesse ritual, e achei interessante o enrendo, mas não foi uma historia que me prendeu por isso ainda não sei se essa é uma historia que irei ler !!

    ResponderExcluir
  37. Eu não conhecia este livro, mas lendo sua resenha, acredito que a história, não faz meu estilo de leituras e não despertou meu interesse, então não pretendo ler este livro no momento, quem sabe futuramente.

    ResponderExcluir
  38. ooi!
    Tenho ouvido falar muito sobre essa obra, comentários bem diferentes porém o livro me chamou bastante atenção tanto que tá na lista de desejados, o tipo obra que gosto de ler.
    bjs xxx
    lendocomela.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Espero que tenha curtido a postagem! Volte mais vezes :D