OPINIÃO || UM CONTO SOMBRIO DOS GRIMM: A VERDADEIRA HISTÓRIA DE JOÃO E MARIA DE ADAM GIDWITZ

13 de jun de 2016


Um Conto Sombrio dos Grimm: A Verdadeira História de João e Maria - Adam Gidwitz

Original: A Tale Dark  And Grimm
Série: Um Conto Sombrio dos Grimm #01
Páginas: 272
Ano: 2015
Editora: Galera Junior
Encontre aqui: Skoob | Submarino | Saraiva | Amazon





Olá madies! O livro de uma é uma indicação super bacana para quem curte contos de fadas com uma pitada de terror.

Vocês conhecem a verdadeira história dos contos de fadas? Aquelas bem sangrentas e horripilantes? Não? Aqui, em Um Conto Sombrio dos Grimm, vocês encontrarão a verdadeira história dos irmãos mais conhecidos por nós, João e Maria. E não só isso, encontrarão muito além do que imaginaram. Mas cuidado! Não sou todos que têm a capacidade de aguentar o que está por vir. Escondam as crianças e se preparem, porque esses dois passarão por muitas coisas ruins, e algumas boas também.

"É a história de duas crianças - uma menina chamada Maria e um menino chamado João - viajando por um mundo mágico e nefasto. É a história de duas crianças batalhando e fracassando e depois não fracassando mais. É a história de duas crianças descobrindo o significado das coisas". (p. 11)

Faz muito tempo que eu não leio um livro em apenas um dia. E esse livro me encantou tanto, que foi praticamente impossível largá-lo. Sou uma fã absoluta dos contos de fadas e de suas releituras e posso dizer com toda certeza que essa foi uma das mais legais que eu já li. 

Aqui não conhecemos apenas a história de João e Maria, mas também o que aconteceu antes deles nascerem e como o destino dos dois já estavam traçados. 

Eu não imaginava que a história desses dois irmãos fosse tão triste. E agora estou mais curiosa do que nunca para ler realmente o que os Grimm escreveram sobre eles. Nessa história que vos falo, João e Maria não vivem na floresta, e sim filhos de um rei e uma rainha. Depois de um acontecimento terrível, eles fogem de casa em busca de algo melhor. Algo que eles não tinham (ou achavam que não). Nessa jornada eles passam por várias histórias e acabam as modificando e as consertando (ou não). Eles também crescem, amadurecem e descobrem mais sobre a vida e as pessoas. É uma história de descobrimento e autoconhecimento, e um pouco de sangue (talvez muito sangue).


João e Maria atravessam sete contos, que por sinal eu não conhecia, e essa jornada os mudará para sempre. Eu gostei muito dos dois irmãos. João é um menino forte, que faz tudo pela irmã, erra bastante, mas aprende com seus erros e faz de tudo para ser uma criança melhor. Eu amei a sua personalidade e determinação à frente das coisas ruins que lhes aconteciam. Um personagem memorável. Mas quem me encantou mesmo foi a Maria. A força e determinação que ela tem barra qualquer personagem forte que eu já tenha lido. E ela é apenas uma criança! Apesar de tudo que aconteceu, ela tem um coração nobre e um amor pelo irmão que ultrapassa todas as coisas ruins. Ela é incrível, uma personagem a ser espelhada. Os dois irmãos funcionam muito bem, uma sincronia incrível (isso pode ser porque são gêmeos, porque gêmeos tem dessas coisas). Eu gostei muitos dos dois e adorei fazer parte dessa jornada com eles.

Um dos pontos altos do livro é a presença do narrador (no caso, o autor). Ele interage com a gente ao longo da história, às vezes contando coisas, nos dando dicas, esbanjando conhecimento, outras vezes apenas conversando mesmo. Isso deixou o livro mais leve e me rancou algumas risadas. 

"Afinal de contas, para encontrar a sabedoria mais iluminada é preciso  passar pelas zonas mais escuras. E, nessa escuridão,  não há nenhuma guia. Nenhuma guia, na verdade,  a não ser a coragem". (p. 252)

Um Conto Sombrio dos Grimm é altamente recomendado. Se você ama releituras de contos de fadas e bastante sangue, leia esse livro. Se você não curte muito sangue (como eu), leia assim mesmo. A história é muito além de como João e Maria fugiram de casa, mas tudo que encontraram nessa jornada (e encontraram muita coisa), e todo o conhecimento e sabedoria que adquirem. É uma leitura rápida, divertida, e muito emocionante. Por favor, deem uma chance a essa história, a verdadeira história. 

Não posso deixar de citar a linda edição que a Galera fez. A capa está um amor e as ilustrações são lindas e combinam perfeitamente com a história. 


Bom, espero que leiam o livro e depois venham me contar o que achou. Já estou com o segundo aqui em casa, então em breve terá resenha para vocês. Pelo que vi, serão quatro livros, e estou muito empolgada para ler mais coisas do Adam Gidwitz, porque a sua escrita é leve e divertida, e o fato dele conversar com a gente durante a leitura, deixa tudo mais divertido e pessoal. 



Beijos e até a próxima

Me siga nas redes sociais

20 comentários:

  1. eu gosto muito de releituras e joão e maria é um dos meus contos preferidos esse livro já estava na minha lista ,e depois de ler sua postagem fiquei mais ansioso para comprar fora a capa que é muito bonita

    ResponderExcluir
  2. Amo os contos dos Grimm, mas fujo de terror rrs, por outro lado eu amo releituras, a mesma história sendo contada em um universo diferente e as vezes até com personagens diferentes, amo quando o narrador interage com o leitor, faz a leitura fluir melhor, quero ler o livro, mesmo não gostando muito de sangue, mas quero ler a obra urgentemente

    ResponderExcluir
  3. Também sou uma grande fã de contos de fadas e suas releituras. João e Maria é um conto que tenho grande afeição e saber que encontraremos uma história mais real e cheia de sangue com os personagens mais fortes e determinados, torna a leitura muito mais interessante. Acho essa edição realmente lindíssima. Espero possui-la em breve.
    Bjs, Gabi!

    ResponderExcluir
  4. É muito bom que esses antigos contos estão voltando com essa temática mais dark, pois os contos originais não tinham finais felizes como nós conhecemos, pois, sua finalidade era que as crianças fizessem coisas erradas e a qual era a melhor forma de fazer isso na época do que traumatizando elas para o resto de suas vidas rssss.
    Quero ler essa releitura assim como a escrita pelo Neil Gaiman.

    ResponderExcluir
  5. Eu adoro releituras de contos de fadas, e esse livro está na minha lista já faz um tempinho. Adorei saber que o narrador interage com o leitor (isso me lembrou muito a série Desventuras em série), acho isso super legal. Esse edição da Galera realmente está linda, e espero poder tê-la em breve. Beijo!

    ResponderExcluir
  6. Eu amo releituras e vivo lendo, principalmente,as de A Bela e a Fera <3 e já tinha ouvido falar mto desse livro e sempre fiquei com um.pé atrás pois não gosto nadinha de terror rs; mas ,com certeza, você ressaltar que é uma leitura divertida e rápida me fez ficar um pouco tentada a ler rs.


    www.emcadapágina.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Gabriela!
    Eu amo releituras e sempre que tenho a oportunidade, leio. Essa parece ser uma história intrigante. Adoro esses contos voltados para o lado mais sombrio e assustador.
    Essa edição está lindíssima! E amo livros com ilustrações! A narrativa leve e divertida é um ponto forte nesse tipo de leitura :D
    Abraço!

    ResponderExcluir
  8. Achei legal a ideia da releitura, eu tenho um livro de releituras em casa, ainda não li, pretendo ler em breve.
    Este parece muito bom, com bastante sangue hahaha
    E achei bem diferente o fato do autor interagir com o leitor, bem bacana!

    ResponderExcluir
  9. Wow o livro parece bom mesmo. Eu não dou muita bola pra coisas que envolvem contos de fadas (a não ser as adaptações que eu adoro.Vem logo #ABelaEAFera2017). Mas esse livro parece ser intenso! Se tem sangue eu já adoro! E parece ser profundo também, com uma história a mais além dos dois irmãos perdidos, como você disse.

    ResponderExcluir
  10. Oi tudo bem..
    Acho que sou uma pessoa de outro mundo porque nunca li joão e maria e honestamente nem tenho muita vontade ,mas por amar livros com ilustrações ate tentaria ler essa releitura do livro..ótima resenha..
    um abraço e muito sucesso :)

    ResponderExcluir
  11. Olá,confesso que nunca me interessei muito por releituras. Mas fiquei bastante interessada nesse livro , por nos mostrar a verdadeira história...
    Assim como também quero conhecer a garra dos personagens de João e Maria.

    ResponderExcluir
  12. eu ando meio pé atrás com as releituras de conto de fadas, mas como eu curto contos de fadas e adoro história com sangue acho que vou dar uma chance ao livro
    ajudou que pelo jeito a narrativa é bem legal e meio diferente (o autor conversar é ótimo) sem falar que a diagramação está linda né?

    ResponderExcluir
  13. Oi Gabi.
    Eu quero muito ler Um Conto Sombrio dos Grimm. Adoro os contos de fada, mas queria ler os contos originais dos Grimm também.
    Os personagens parecem ser ótimos e a leitura envolvente.
    Achei bem interessante ter a inserção de um narrador (autor) na história e ele conversar com o leitor rs É bem peculiar e divertido.

    ResponderExcluir
  14. Ei Gabi!
    A capa desse livro é linda, mas confesso que não tenho tanto interesse nele, mesmo sendo conto de fadas. Mesmo assim, fico curiosa para saber sobre essas versões mais sombrias e "verdadeiras" que todo mundo comenta tanto.

    Beijo
    Aline
    Memórias Literárias

    ResponderExcluir
  15. Ainda não tive a oportunidade de ler esse livro, mas desde o lançamento me interessei por ele.
    E olha que sou daquelas que morre de medo de livros/filmes de terror ou um suspense forte. Não sei o por que mas acho que desse irei gostar. Ele conseguiu chamar a minha atenção a ponto de arriscar a leitura.
    Quero ver se irei aguentar essa histórias macabras hahaha

    ResponderExcluir
  16. Esse eu quero ler, já vi muitas criticas positivas desse livro, e a cada resenha que eu leio sinto mais vontade ler o livro, adoro a temática conto de fadas, principalmente se ela tem a pegada macabra dos contos originais.

    Adorei a resenha!

    ResponderExcluir
  17. Oi Gabi
    Eu gostei bastante da sua resenha, mas sinceramente não seria um livro que pegaria para ler, porque eu sou medrosa e outra coisa como me escrevem um livro para um público infantil sendo que é sangrento e que ainda dá um pouco de medo? Acho que pra mim não seria tão interessante.

    Bj
    http://www.meupassatempoblablabla.com/

    ResponderExcluir
  18. Oi!
    Gostei dessa capa, gosto muito das releituras dos contos de fadas e essa é uma historia que ainda não tinha lido nenhuma releitura, achei a historia interessante principalmente esse começo e como eles acabam entrando em outras historia, se tiver oportunidade quero muito ler !!

    ResponderExcluir
  19. Para começar, eu adorei a capa deste livro, gosto muito desse estilo de histórias, e já estou a um tempo querendo ler este livro, pretendo lê-lo em breve.

    ResponderExcluir
  20. ooi!
    adoro a ideia do lado dark de contos que fizeram nossa infância, super/hiper/mega leria esse livro que *pasmem* eu não conhecia, o que isso significa? Sim! Mais um pra listinha!
    bjs xxx
    lendocomela.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Espero que tenha curtido a postagem! Volte mais vezes :D