OPINIÃO || Amantes: Uma História da Outra de Elizabeth Abbott

6 de mai de 2016



Amantes: Uma História da Outra - Elizabeth Abbott

Páginas: 672
Ano: 2016
Editora: Record
Encontre aqui: Skoob || Buscapé

*Livro cedido em parceria com a editora






Olá, pessoas. Hoje vou falar desse livro bem massa para vocês. Pedi esse livro por dois motivos: porque esse assunto me interessa bastante e porque a capa tem a Madame de Pompadour, que é uma personalidade que me deixou muito intrigada desde um episódio de Doctor Who que eles trabalharam com ela, logo, eles deveriam contar um pouco sobre sua história no livro. Não me arrependi nada.

Esse é um livro um pouco diferente porque não é narrativa. É um estudo de anos da autora, Elizabeth Abbott, em que ela categoriza as formas e suas representações de relações extraconjugais conhecidas. Ela se detém mais nas amantes europeias e americanas, como já era de se esperar, mas também traz exemplos e histórias de amantes orientais (inclusive das gueixas). Se fosse criticar algo, seria justamente essa parte, queria conhecer um pouco mais dos costumes fora do ocidente, mas não é bem um problema.


"Os casamentos reais estavam bem perto do topo da lista de decisões importantes. Seu objetivo era perpetuar a linhagem divina do monarca e fortalecer o país com relações econômicas estratégicas e alianças militares." (p. 109).

Cada capítulo é uma categoria diferente, e dentro dessas categorias ela lista uma série de amantes e nos conta suas histórias (que foi a parte mais interessante para mim). Algumas das mulheres listadas são muito conhecidas, como a Marilyn Monroe, por exemplo. Outras eu nunca nem tinha ouvido falar, mesmo já tendo escutado exaustivamente sobre seus companheiros, o que me fez pensar muito sobre como as mulheres, geralmente, sempre ficam nos bastidores da história (nesse caso estou falando dos eventos históricos).





Gostei muito de conhecer a vida de todas as mulheres mencionadas nesse livro. Algumas são poderosas, outras são passivas, cada uma tem uma personalidade diferente. As que mais gostei foram as mencionadas na parte das amantes orientais e da antiguidade, justamente por serem costumes tão diferentes. A parte sobre a Condessa Teresa Guiccioli também foi muito interessante porque me apresentou a instituição do cavalier servente, do qual eu nunca tinha ouvido falar e acabou me surpreendendo. E claro, sobre a Madame de Pompadour que foi um dos principais motivos que me incentivaram a pegar o livro.


"Paradoxalmente, a história do celibato clerical é também a história do concubinato clerical: quando o casamento é proibido, até as uniões mais sólidas são ilícitas." (p. 215).


A leitura vale muito a pena se você se interessa pelo assunto. Senão, talvez vá te interessar por, provavelmente, você já ter ouvido sobre algumas das mulheres que ela lista e é bom ter uma nova perspectiva delas, porque a autora não coloca ninguém como certo ou errado enquanto nos conta os “causos”. Fora que achei a leitura bem fluida e rápida para um livro desse tamanho, sentava uma hora para ler e iam quase 200 páginas (claro, isso no meu ritmo de leitura, a sua pode ser diferente). Espero que deem uma chance e que gostem da leitura tanto quanto eu.


Abraços e até a próxima.

20 comentários:

  1. Parece interessante, mas eu não sei se leria, talvez por ter algumas mulheres conhecidas e saber mais sobre elas, quem sabe...
    Bjo
    www.viciadosemleitura.blog.br

    ResponderExcluir
  2. A capa esta realmente linda, gostei de mencionarem artistas famosas, o livro parece ser bem envolvente e os personagens bens contruidos, assim acabamos nos apegando, vou dar uma chance pois é um assunto que amo quando é tratado em livros

    ResponderExcluir
  3. Olhei a capa do livro e constatei "eu leria ele sem saber da história".
    Adoro livros que narram de certa forma fatos históricos, acho eles curiosos e a gente até acaba aprendendo um pouco.
    Muito me intriga também a Madame de Pompadour, já estudei um pouco sobre ela e acho bem curioso
    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  4. Oi,Linda!
    Fiquei interessada sobre a temática do livro, colocados na lista dos desejados.
    A minha primeira visita e Adorei o seu blog!
    Espero a sua visitinha!

    Beijos,
    booksmagiclove.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Uau! Essa resenha e aquela que deixa qualquer pessoa que gosta de história de cabelos em pé. Devo confessar que nunca li nenhum livro parecido. Geralmente
    leio mais ficção. Vou tentar me aventurar com esse livro.
    Parabéns pela resenha.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Achei ao todo o livro muito interessante, não só por não ser uma narrativa e sim um estudo da autora Elizabeth Abbott, mas também pelo livro nos trazer diversas histórias de relações extraconjugais, inclusive a de Marilyn Monroe e das gueixas, ambas bem intrigantes para mim. Adoraria ter a oportunidade de ler, pois sempre gostei de histórias que fogem das narrativas tradicionais.
    Bjs, Andrea!

    ResponderExcluir
  7. Olá,

    O livro realmente parece abordar um tema forte e até mesmo recorrente na história da humanidade e isso me interessa muito. Acredito que aprender um pouco sobre os costumes ocidentais não seria problema, pois realmente gosto de livros que me dão uma bagagem cultural. Fiquei muito interessada no livro e acho que vou dar um exemplar para uma amiga também. Ah e a capa é bem bonita, rústica, gosto de coisas assim.

    Abraços
    colecoes-literarias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. O livro parece ser realmente bom, é interessante o assunto que ele aborda. Nunca tinha parado para pensar nas ''amantes'' da antiguidade. Acredito que será uma leitura bem legal, vou tentar adquirir o livro em breve.

    ResponderExcluir
  9. Oi..
    O livro parece ser muito bom, mas não gostei dessa capa..rsrs,
    o tema é bem interessante, né?
    bj

    ResponderExcluir
  10. Um livro histórico e com uma boa narrativa, adorei logo de cara essa capa que está super linda e sua resenha me deixou com gostinho de querer esse livro. Bora ler?

    ResponderExcluir
  11. Adorei essa resenha! O assunto do livro me atraiu muito, acho importante falar sobre "tabus" e desconstruir alguns conceitos pré-estabelecidos que nós temos. Um beijo.
    Visite nosso blog de livros, filmes e séries: http://jubadaliteratura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Também solicitei esse livro à editora, pois me interesso bastante pelo assunto! Gostei demais da tua resenha! O meu exemplar ainda não chegou, mas assim que chegar quero pegar para ler! Acredito que também irei gostar bastante :D
    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Olá,
    Não conhecia o livro, mas fiquei encantada com a capa e lendo a sua resenha fiquei com bastante vontade de conhecer ainda mais.
    Abordar temas tão complicados e difíceis , deve ser bem interessante a leitura.
    Vou anotar na minha lista
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Oii, tudo bom?
    Nunca tinha ouvido falar desse livro, mas, confesso que fiquei super curiosa com a temática tão diferente! Muito se fala sobre as mulheres - esposas - que estavam por trás dos grandes nomes, mas, sobre as amantes é a primeira obra que vi abordando e já quero ler para ontem! rs

    Beijos!
    @PollyanaCampos
    Entre Livros e Personagens

    ResponderExcluir
  15. Oii,

    Que capa linda essa hein. Gostei do que o livro propõem, sem contar que é muito interessante esse estudo.

    beijos

    ResponderExcluir
  16. Oie Andreia!
    Nossa, ainda não tinha ouvido falar desse livro e ele parece bem interessante por ser um estudo sobre as relações extraconjugais! Eu não tenho total certeza se leria, mas adoro essas coisas, não custaria dar uma olhada...
    Beijos

    LuMartinho | Face

    ResponderExcluir
  17. Oie
    bem legal sua resenha e me deioxu curiosa apesar de eu não ler muito esse gênero, bela dica e vou anotar

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Olá Andrea,
    A leitura parece ser, mesmo, bastante atraente para quem gosta do gênero.
    Infelizmente não fiquei curiosa para fazê-la, mas faz parte, não é?
    Fico feliz que você tenha gostado e entendo os motivos que te agradaram.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  19. Andrea
    Este livro me interessa, gosto de leituras assim que contam um pouco mais do passado, menciona os costumes da época e como cada uma foi influenciada por eles. Muito bacana a indicação.
    Abraços,
    Gisela
    Ler para Divertir
    Participe do Top Comentarista de Maio, serão 3 ganhadores e você ainda pode ganhar um livro a sua escolha.

    ResponderExcluir
  20. Acho que não leria esse livro, não gosto deste gênero. Mas a capa está bem bonita!

    ResponderExcluir

Espero que tenha curtido a postagem! Volte mais vezes :D