OPINIÃO || Vamos Juntas? de Babi Souza

1 de abr de 2016




Vamos Juntas? - Babi Souza

Páginas: 144
Ano: 2016
Editora: Galera Record
Encontre aqui: Skoob | Buscapé 

*Livro cedido em parceria com a editora






Olá, pessoas. Hoje vim trazer esse livro super amor para vocês. Eu conheci o movimento Vamos Juntas? pelo Facebook há um tempo e me apaixonei pelas histórias que via retratadas lá. Meninas e mulheres que sofriam coisas muito parecidas com o que eu também sofria (e outras com histórias muito mais tristes) me fizeram abrir os olhos para a coletividade, e me fizeram reparar que eu não era a única. Por isso acho importante discutir esse livro lindão aqui com vocês.



Como já diz o subtítulo do livro esse é “Um guia da sororidade para todas”. Sororidade é a união das mulheres, o que seria o feminino de fraternidade. E é isso que o movimento prega, a união das mulheres para que possamos nos sentir mais fortes e seguras perante o mundo. Mas é claro que não fala apenas disso. Há informações acerca do feminismo, do empoderamento, do que o machismo e formas de como isso é posto em prática na sociedade, e por aí vai. É um livro mais informativo e explicativo, que te dá várias informações do feminismo enquanto nos conta a história, os objetivos e as experiências do movimento Vamos Juntas.

"Na maioria das vezes, na ficção ou na realidade, ainda somos vistas, sim, como o segundo sexo." (p. 55)

A leitura é muito rápida, o livro é pequeno, o design é muito bem pensado e muito bem feito. Estruturalmente o livro é lindo e quanto ao conteúdo o livro é maravilhoso. Tudo é muito bem explicado, é tudo muito didático. E a ideia que trouxe tudo isso à tona é muito boa: o coletivo sempre será mais poderoso. Quando as pessoas se juntam, elas ganham mais poder e a luta fica mais fácil. Mas nem tudo são flores.



Digo isso por mim e por várias pessoas que já conheci. O medo às vezes é muito mais forte. Abordar uma desconhecida na rua requer coragem, assim como para aceitar uma abordagem também. É um problema conseguir confiar nas boas intenções de alguém, seja homem ou mulher. Sei que é insensibilidade e que é necessário mudar isso. Eu, particularmente, tento todos os dias lançar um olhar menos desconfiado para as pessoas que me cercam. Mas não é assim tão fácil. E é por isso que acho que livros como esse são tão necessários na nossa sociedade como um todo.


Espero que gostem e que se interessem por esse guia. Se você já conhece o feminismo e o movimento, é uma chance de ter uma coisa mais didática em mãos. Se não, é uma ótima maneira de começar a conhecer e de se informar das pautas que permeiam a nossa luta. E eu espero também que a gente passe ter mais coragem e mais empatia para com próximo, e acho que esse livro é um ótimo começo para nos guiar por esse caminho.

Abraços e até a próxima.


15 comentários:

  1. Este livro parece ser incrível :)
    Deu muita vontade de ler. Gostei da sua opinião quando ao livro
    e com certeza vou procurar depois para ler
    Beijos.

    http://www.umagarotachamadasam.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    Esse livro para ser muito bom, quero muito conhecer o movimento "Vamos Juntas?". E a edição parece estar maravilhosa. :)

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá
    Bem interessante esse movinento, aqui na minha cidade nós somos meio que condicionadas a andar em dupla desde pequenas por meio de lendas urbanas.
    E realmente é muito dificíl abordar um estranho na rua.
    Beijos

    www.poyozodance.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oie!
    Eu gostei bastante dessa ideia, e não sabia de onde foi originado. Foi uma leitura muito instrutiva, e espero que esse projeto constinue. É algo muito útil, e que fazemos sem perceber. Muito bom!
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  5. Oi Andrea!
    Estou louca para ler esse livro, afinal levanto todas as bandeiras par ao empoderamento feminino.
    A parte gráfica está linda! E bom saber que o tema foi abordado de forma tão consciente.
    Amei suas impressões.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  6. Oioi!
    Recebi o livro da Record e amei tanto o livro da Babi Souza.
    A ideia de sororidade me conquistou e adorei conhecer.
    Nunca tinha pensando na ideia de ir juntas pro ponto de bus, ajudar outra menina na rua q estivesse na mesma situação, e adorei a ideia.
    Super recomendo a leitura, para mim é um guia inicial mto bom para introduzir o tema.
    Beijos.

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  7. Oi

    adorei as fotos que tu escolheu! ficaram lindas!
    não sei...não tenho curiosidade por essa leitura! <as tua resenha está muito legal, parabéns!

    bjs

    ResponderExcluir
  8. Olá

    O post ficou maravilhoso!!
    Eu já tinha visto e quero muito esse livro.
    Acho uma iniciativa incrível.

    bjs
    Fernanda
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem?

    Bom, se tem feminismo, já gostei. Adorei a premissa. E com certeza quero ler. Precisamos muito de mais pessoas informadas e entendendo o movimento, para conseguimos uma sociedade melhor, mais respeitável.

    http://chalecult.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Li esse livro mês passado, assim que chegou por aqui e amei muuuito. Não sabia sobre o movimento até ler e fiquei apaixonada. Ainda não consegui escrever nada sobre ele...
    Adorei sua resenha e saber que gostou também <3 Acredito que esse é o tipo de livro que é impossível não gostar kkk.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  11. Olá!

    Tá difícil mesmo confiar na sociedade hoje, precisamos mudar, mas a mudança tem começar em todos e em cada um de nós. Adorei a resenha, esse livro é maravilhoso mesmo!

    ResponderExcluir
  12. Parece ser um ótimo livro e a sua resenha despertou o meu interesse neke. Eu nao conhecia bem o Livro nem o movimento vamos juntas me senti vivendo em uma caverna....
    abraço

    ResponderExcluir
  13. Oi Andrea,

    Não conhecia o livro e achei muito legal o conteúdo que ele passa!
    É muito importante transmitir esse conhecimento para as mulheres e incentivá-las a se valorizar cada vez mais. O feminismo é muito necessário e ganha mais força a cada dia! Super apoio o movimento!
    Parabéns pela iniciativa.

    Beijinhos,

    Luiza​
    Every Little Book

    ResponderExcluir
  14. Fiquei interessada por esse livro desde que vi uma entrevista da autora, no Dia Internacional da Mulher, falando sobre a obra e sobre o sue projeto. Acho que precisamos de mais livros do tipo, precisamos discutir a posição da mulher na sociedade atual. Ótima resenha!

    Tatiana

    ResponderExcluir
  15. Oie
    eu recebi o livro e fiquei super feliz, adorei haha será uma das minhas próximas leituras e depois da sua resenha só fiquei mais curiosa, bela dica

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Espero que tenha curtido a postagem! Volte mais vezes :D