OPINIÃO || Memórias de uma Gueixa de Arthur Golden

5 de abr de 2016




Memórias de uma Gueixa - Arthur Golden

Original: Memoirs of a Geisha
Páginas: 448
Ano: 2015
Editora: Arqueiro
Encontre aqui: Skoob | Buscapé 

*Livro cedido em parceria com a editora





Olá, pessoas. O livro que vou falar sobre com vocês hoje é um dos que eu queria ler há muito tempo, mas não sei bem porquê demorei tanto. Eu lembro de várias edições dele nas bibliotecas que eu frequentava, mas sempre dava prioridade para outros. Acabou que isso foi muito bom, não tenho certeza se teria gostado se lesse essa história quando adolescente. Ah, e eu sei que tem o filme mas eu ainda não o assisti, então a opinião aqui vai ser apenas sobre minhas impressões de leitura.

A história é contada por e sobre Sayuri, uma das gueixas mais famosas de Gion – um distrito do Japão – quando ela já está idosa e morando nos Estados Unidos. Ela e sua irmã mais velha foram vendidas pelo pai, porque ele não sabia o que fazer com as meninas quando a mãe delas – que já estava muito doente – morresse. O livro se desenvolve de acordo com a vida de , inicialmente, Chiyo até ela se tornar a gueixa Sayuri. O livro tem um clima meio melancólico e várias vezes é meio triste, principalmente as partes de sua infância depois que ela foi vendida. Ela é maltratada, passa muito medo e ainda não entende bem o mundo ao seu redor nem o motivo das coisas. Fiquei bastante perturbada com esse início do livro, apesar de saber que eram coisas muito comuns no início do século XX.



Uma coisa que me impressionou muito é que todos os personagens são muito bem construídos. O desenvolvimento deles servem muito bem à história e, mesmo os que menos aparecem têm seu impacto. Claro que, Sayuri, por ser a principal e a que conta a história, é a mais desenvolvida e a que eu mais me envolvi durante a história. Só não gostei quando ela se apaixona pelo Presidente, porque tudo na história dela passa a girar em torno desse homem, chega a ser meio irritante (principalmente para mim que não sou chegada a romances).


"Quando saí de lá eu estava tão zangada que poderia morder um pedaço de pau. Se alguns minutos de sofrimento me deixavam tão zangada, como seria com anos de dor? Até uma pedra pode ficar gasta com chuva suficiente." (p.103)

Agora, o que eu achei mais importante na história como um todo é a maneira como nos é passada toda a tradição das gueixas. O autor faz questão de descrever os hábitos, habilidades, como eram feitas as maquiagens, o cabelo, como se coloca o quimono, etc. Fiquei encantada como tudo tem um significado, um motivo. A cultura japonesa é extremamente interessante, e aqui temos uma pequena parte dela nos sendo mostrada. E é interessante também ver como a 2ª Guerra Mundial mudou as coisas lá no Japão.


Espero que vocês gostem desse livro, de verdade. Ele é muito bonito, e eu gostei muito da forma de narração, que chega a ser meio poética. Conhecer um pouco de uma cultura diferente é sempre uma boa experiência, e quando acompanhada de uma leitura tão agradável é melhor ainda.

Abraços e até a próxima.


14 comentários:

  1. eu vi o filme e amei a história, e mesmo não sendo fã de romances, achei a história bem contada, sabe? ai me animei pra ler o livro, e essa edição nova tá lindíssima... é daqueles que quero ler e ter na estante ^^
    bjs...

    ResponderExcluir
  2. Nossa pelo que você falou deve ser uma leitura muito melancólica mesmo. Eu gostei do livro, mas talvez eu vá esperar um pouco pra ler. Achei muito válido o que você disse sobre conhecer culturas diferentes,ainda mais por meio de um livro. Ótima resenha! Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi, Andréa, tudo bem?
    Há anos esse livro está nos meus desejados, mas ainda não li, infelizmente. Nem o filme eu vi, porque quero ler o livro antes.
    Mas sua resenha me deixou com vontade de ler de novo. Quem sabe agora eu me animo? Tenho muita curiosidade a respeito dessa história.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Oioi!
    Sempre quis ler o livro Memórias de uma Gueixa, ainda mais depois de assistir o filme e achei tao interessante tudo.
    Gostei demais da sua resenha e que bom que no livro os personagens são muito bem construídos, da mais profundidade a historia e animei de ler com certeza.
    Eu gostei mto de conhecer mais a tradição das gueixas, e essa capa está perfeita.
    Beijos.

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  5. Eu já fiz muitos trabalhos sobre o Japão e até mesmo sobre as gueixas e não sabia que o livro era tão bom, vou procurar ler. - Joanna Amaro.

    ResponderExcluir
  6. Oie
    bem legal sua resenha e parece ser uma leitura incrível que sempre tive curiosidade e pretendo ler algum dia, adorei o enredo e tudo mais

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Não vi o filme também e ainda não li o livro, mas tenho muita vontade. Todo mundo diz que é lindo.
    Abraços,
    Garotos Perdidos

    ResponderExcluir
  8. Não vi o filme também e ainda não li o livro, mas tenho muita vontade. Todo mundo diz que é lindo.
    Abraços,
    Garotos Perdidos

    ResponderExcluir
  9. Livros com outras culturas são extremamente enriquecedores, nunca vi o filme nem li a obra, mas me pareceu muito bom. Assim que minha TBR baixar eu procuro ler!
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  10. O filme eu curto, mas desconhecia o livro. Confesso. Assim que puder, o lerei, parece ser tão interessante e profundo quanto! Beijos e sucesso!

    Carolina Gama

    ResponderExcluir
  11. Já ouvi falar nesse livro mas desconhecia o filme, no momento não é um livro que me agrade, mas quem sabe dou uma chance a ele futuramente quando minha TBR cair um pouco (É sério, ela ta cheia).

    ResponderExcluir
  12. Eu sempre achei poética o modo que a história é escrita, então concordo com você. Eu li esse livro faz um tempo e sempre me fez ficar pensativa, essa é uma daquelas histórias que marcam... Além de ser meio mágico o fato de uma cultura tão diferente.
    Angel Sakura
    www.euinsisto.com.br

    ResponderExcluir
  13. Andrea, eu passo pela mesma coisa que vc, esse livro me chama atenção mas não sei por que ainda não li. Eu vi ao filme e ele me deixou emocionada. Mas sua resenha está tão linda que fiquei com vontade de ler o livro. Bjkas

    ResponderExcluir
  14. oie andrea o/
    eu ja pensei em ler esse livro mas sei lá fico em dúvida tenho medo da história ser parada demais.

    ResponderExcluir

Espero que tenha curtido a postagem! Volte mais vezes :D