OPINIÃO || Mago Aprendiz

21 de mar de 2016





Mago Aprendiz - Raymond E. Feist

Original: Magician: Aprentice
Série: Saga do Mago #1
Páginas: 432
Ano: 2013
Editora: Saída de Emergência
Encontre aqui: Skoob | Buscapé 

*Livro cedido em parceria com a editora




Olá, pessoas. Vim apresentar para vocês o primeiro livro da Saga do Mago. Foi um pouco problemático porque passei muitos dias sem lê-lo porque foram semanas conturbadas na minha vida. Mas finalmente consegui terminar e trazer minha humilde opinião acerca do livro.

Mago Aprendiz conta a história de Pug, um garoto franzino que é adotado pela família de Tomas, que é seu melhor amigo. Eles vivem no mundo de Midkemia, e sendo mais específica, em Crydee que pertence ao Duque Borric. É um livro de fantasia épica, portanto, há todas aquelas clássicas criaturas fantásticas como Elfos, Anões e Dragões, sendo também um mundo onde existe magia. Nesse ducado existe uma tradição em que os jovens garotos são escolhidos por mestres que vão lhe ensinar suas futuras funções dentro do reino. Pug é escolhido por Kulgan, um mago conselheiro do Duque, sendo a partir daí que a história se desenvolve.



A estrutura da história me lembrou muito o jogo Dungeons & Dragons. E, claro, histórias clássicas de fantasia como O Hobbit e Senhor dos Anéis. Mas aqui temos como protagonista um adolescente que está apenas começando a sua vida. Nesse primeiro livro, todos os personagens me parecem tão inocentes, é difícil encontrar algum deles que seja malicioso o que, particularmente, me fez um pouco de falta, já que são os que eu costumo gostar mais (podem me julgar, eu não ligo). Essa sensação me acompanhou até o final do livro, mas acho que deve mudar nos próximos livros, já que vamos acompanhar o crescimento de Pug e Tomas (aguardo ansiosamente por isso).


"Não esperava que entendesse, Pug. Digamos apenas que estamos presenciando acontecimentos que só poderão ser entendidos depois de analisados os fatos, a uma distância temporal que dê uma nova perspectiva àqueles que deles participaram." (p. 247)


Senti falta do desenvolvimento mais profundo de alguns personagens que também são centrais como o Duque e seus filhos – principalmente de Carline, queria coisas mais concretas sobre ela do que apenas o quanto ela é bela e voluntariosa –. Mas fora isso, não vi nada de tão deficiente na construção dos personagens, até por ser um livro introdutório do universo que Raymond E. Feist criou. E o final? Fiquei muito curiosa para saber o que vem no livro 2 (li o capítulo 1 que eles disponibilizam no fim do livro e não adiantou nada para aplacar minha curiosidade).

Outro ponto positivo é a edição super bem feita da Saída de Emergência. Folhas amareladas, letra grande, detalhes nas primeiras e última página,  o mapa lindo que vem junto com o livro, eu não vi erros de edição (se eles existem são tão pequenos que passaram desapercebidos por mim) e a capa é bem bonitona também (eu adoro essas capas com ilustrações bem feitas, sério). Gosto muito quando vejo o cuidado da editora para com livro.


Enfim, espero que se sintam instigados a lerem, porque eu acho que vale muito a pena, principalmente para quem gosta de Fantasia. E se já leram, quais são as opiniões de vocês?

Abraços e até a próxima.


10 comentários:

  1. Olá Gabriella e Andréa,

    eu perdi a oportunidade de comprar o box da saga do Mago, hoje em dia não encontra mais nessas lojas online, parece ser muito bom, gosto muito de fantasia, conte um pouco mais sobre as próximas obras, traga as resenhas para nós. Parabéns pela publicação. Ah e adoro Dungeons & Dragons, então acho que vou gostar muito dos livros quando tiver a oportunidade de ler. www.sagaliteraria.com.br

    ResponderExcluir
  2. Quando você falo que lembra Hobbit e Senhor dos anéis bateu a vontade de ler. Eu adoro esse gênero e magia, então fiquei com muita vontade de ler. Agora em relação a você gostar de personagens malvados, eu também curto. Eu já fiz teatro e para mim fazer o vilão era sempre a melhor, até porque é um desafio maior e principalmente se eles forem engraçados. Acho que o vilão às vezes leva o enredo nas costas. - Joanna Amaro.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Andréa!
    Já li algumas opiniões sobre esse livro e sempre fico curiosa a cada resenha. Gosto da trama e é uma leitura que ainda pretendo fazer, mas como minha pilha está enorme estou evitando iniciar séries novas. Adorei sua resenha! :)

    Beijos,

    Rafa [ blog - Fascinada por Histórias]

    ResponderExcluir
  4. Eu comecei a ler esse livro assim que lançou, pois ganhei de presente, e até hoje não concluí! Passei da metade, mas não sei porquê acabei abandoando :/ Agora lendo sua resenha fiquei com vontade de retomar/reler o livro. Desanima saber que é uma saga tãaao grande :(
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Andréa, o que mais gostei nesse livro foi a edição linda e o mapa que veio com ela.
    A história é interessante, mas o fato de não ser tão desenvolvida deixa um pouco tediosa.
    Espero que nas continuações a história fique melhor.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  6. Oi flor, adoro fantasia e esse livro parece ser ótimo. Essa capa é linda, quero saber mais sobre a série. Vou aguardar as próximas resenhas.

    Abraços
    Literaleitura

    ResponderExcluir
  7. Acho que esta é a segunda resenha deste livro que leio e ambs demonstram que os personagens secundários foram meio esquecidos nessa trama. Esperemos que nos livros posteriores, tais coleguinhas sejam melhor trabalhados... Bjs!

    ResponderExcluir
  8. Olá! Sou fã de fantasia, e sou louca para ler esses livros! Acho a capa linda e gosto bastante da premissa dele. Mesmo com as suas ressalvas, ainda tenho vontade de ler acho que vale a pena rsrs, beijos!

    Entre Livros e Pergaminhos

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem?
    Eu já havia ouvido falar nesse livro e sempre fico com bastante vontade de ler. Sabe que eu também gosto mais dos malvadinhos? Hehe Eles tem mais graça, não sei explicar.
    Beijos <3

    ResponderExcluir
  10. Oi Andrea, tudo bem?

    Já ouvi falar muito bem dessa série! Gosto de fantasia, mas não nesse estilo. Prefiro uma fantasia mais leve, sabe? Pena que faltou um melhor desenvolvimento dos personagens. Mas que bom que você curtiu o livro.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.combr

    ResponderExcluir

Espero que tenha curtido a postagem! Volte mais vezes :D