OPINIÃO || Doctor Who: Mortalha da Lamentação de Tommy Donbavand

7 de mar de 2016




Doctor Who: Mortalha da Lamentação - Tommy Donbavand

Original: Shroud of Sorrow
Páginas: 176
Ano: 2015
Editora: Suma das Letras
Encontre aqui: Skoob | Buscapé






Olá, pessoas. Voltei com mais um livro de Doctor Who para vocês. Muita gente ainda não viu mas pretende ver o seriado algum dia. E, claro, que como boa Whovian super apoio essa decisão. E como o livro anterior eu disse que indicava apenas para quem já assistia a série (e de preferência, já estivesse na 7ª temporada), hoje vou falar desse livro que, como vários outros, são quase como episódios de DW que não passaram na TV (portanto, sem necessidade de ter assistido).


"– Olá! – disse ele, alegre. – Sou o Doutor. E hoje também sou médico. Muito empolgante! Esta é minha amiga, a enfermeira Clara. – E apontou para uma menina recostada na parede no fundo da sala, que acenou de um jeito simpático. A roupa dela não se parecia em nada com a de uma enfermeira." (p. 31).

Nesse livro, temos como ambientação o dia seguinte ao assassinato de John F. Kennedy (um presidente americano bem famoso, tenho quase certeza que você já ouviu falar dele), e rostos de pessoas já mortas começam a aparecer em vários lugares trazendo alguns problemas. Como esperado, o Doutor aparece no meio e arranja um jeito de resolver tudo com a Clara, sua companion da vez.

Testando uns efeitinhos para ver se a foto noturna sai melhorzinha (não saiu :/)


O enredo é simples, e bem cômico, então as risadas estão garantidas com certeza. A caracterização do Doutor e da Clara (que são personagens da série, logo, já conhecida dos fãs ou das pessoas que assistem o seriado) está maravilhosa. O autor conseguiu captar muito bem a essência deles, o que só aumenta aquela sensação de estar assistindo a um episódio solto. Já os personagens secundários: são interessantes, dão uma “mãozinha” quando o negócio fica mais complicado, mas no fundo não são tão importantes assim, o que não é ruim no contexto desse livro. Repetindo: O timing cômico do livro é muito bom mesmo que a história traga uma certa carga dramática, já que aparecem pessoas mortas no meio da história.




É um livro curto, muito rápido de ler e extremamente engraçado. Recomendo para qualquer um que queria se familiarizar com os traços do 11º Doutor (algo parecido com 12 Doutores, 12 Histórias; que eu já fiz resenha aqui). A única coisa que eu não gostei muito foi da parte com palhaços, mas isso é porque eu não gosto de palhaços mesmo (acho eles assustadores e não engraçados), mas como isso é muito pessoal, não creio que afete a leitura para as outras pessoas. Espero que gostem e comentem ali em baixo o que acham.

Abraços e até a próxima.

13 comentários:

  1. Oi Andréa.

    Gostei demais da sua resenha, pois não conhecia este livro e parece que foi uma leitura bem divertida. Gostei de saber que o livro cita assassinato de John F. Kennedy esse fato conseguiu deixar minha curiosidade bem despertada.

    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Ola Andrea ainda não li nenhum livro da série, mas pretendo ler em breve, ainda mais que irá me render risadas, adoro livros que tem o dom de levar bom humor e mistura outros gêneros. Assim como você pretendo assistir a série. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  3. Olá, Andréa.
    Eu morro de medo de palhaços hehe. Nunca assisti essa série mas acho que vou ter que conferir pelo menos um episódio para ver o que tanto o pessoal fala nela hehe. Quanto aos livros, acho que é mais para fãs da série. Eu como não conheço nada , não tenho vontade de ler. mas que bom que gostou. Livros engraçados são tudo de bom.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  4. Oie...
    Gostei bastante de sua resenha! Já conheço o seriado, mas infelizmente não assisti a nenhum episódio, porque, tenho uma certa birra com séries kkk...
    Mas, achei o livro bem legal e acho que vou ler.
    Bjo

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Andréa, sua linda, tudo bem?
    Eu também não gosto de palhaços, é tudo culpa daqueles filmes de terror que assisti quando era pequena, risos... Acredita que eu ainda não vi a série? Assim que tiver um tempinho vou dar um jeito, pois acredito que ficaria um pouco perdida nos livros. Mas como são bem divertidos e bem fiéis aos personagens, já vou deixar a dica anotada!! Gostei muito da sua resenha!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá, Andréa!
    Adorei a capa do livro, que me pareceu bem instigante! Não sabia que havia uma série retratando o mesmo assunto.
    Imagino o suspense quando rostos de mortos começam a aparecer no dia seguinte a um assassinato tão importante para a história.
    Adorei o bom humor da resenha e imagino que seja reflexo da comicidade da obra!
    Ótima resenha, parabéns!
    Beijos!

    Karla Samira
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Andrea, você acredita se eu disser que nem ao menos sei sobre o que se trata Doctor Who? Mesmo assim já senti vontade de ver a série, o problema é que não tenho muita paciência para ficar assistindo e já são muitas temporadas, logo a preguiça é bem grande. Então acho que este livro seria um ponta pé inicial perfeito, vou procurar saber mais e quem sabe me aventuro!

    ResponderExcluir
  8. Oieeeee!!! Confesso que também não conheço a série, embora tenha ouvido e MUITO falar sobre ela. E confesso que também sinto dificuldade em iniciar uma série que já tenha muitas temporadas. E só pra constar, também tenho pavor de palhaços, credo, aquilo não tem nada de engraçado!

    http://www.porredelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Muita gente já me indicou para ler Doctor Who, que eu iria adorar, mas infelizmente, não tive oportunidade. Eu vi a série, mas de forma esporádica, não consegui acompanhar, por falta de tempo, pois o pouco que vi, realmente gostei bastante. Acho que o livro está dentro do perfil do que já curto, rápido, engraçado e já tenho noção do enredo.

    ResponderExcluir
  10. Olá! Eu nunca assisti a série e para ser bem honesta eu não sabia que tinha livros. Acho que eu daria uma chance para a leitura, mas só de pensar que são tantos volumes da um desanimo de leve. haha
    Enfim, é um ótimo complemento para quem gosta da série também poder acompanhar.
    Beijos
    Sil - Estilhaçando Livros

    ResponderExcluir
  11. Gente, nunca assisti esse seriado, e confesso que fiquei confusa quando soube que tem várias séries de Doctor who com atores diferentes.. o.O hahaha
    Mas pretendo assistir mesmo assim, já que eu adorei a trama. Irei ler antes esse livro para poder me ambientar mais no enredo.
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  12. Oie, tudo bem?
    Eu nunca tive muito interesse por Doctor Who, apesar de só ouvir comentários positivos a respeito... Então, por conta disso, eu me senti um pouquinho perdida no começo do seu post. Mas, durante a leitura, eu acabei me situando e entendi um pouco sobre o que estava acontecendo com os personagens, hahaha!
    Que bom que os personagens ficaram bem parecidos com os da série... Achei legal você comentar que o livro foi uma espécie de 'episódio solto'. Para quem gosta, deve ser uma belezinha de leitura xD

    Beijos
    www.procurei-em-sonhos.com

    ResponderExcluir
  13. Oláaaa
    Nunca soube muito sobre Doctor Who e nem me interesso também pra falar a verdade, é uma coisa que não me atrai. Mas que bom que você gostou do livro. Também nbão gosto de palhaços, toca aqui rs
    Mas me diz uma coisa, é uma série de livros?
    beijos

    ResponderExcluir

Espero que tenha curtido a postagem! Volte mais vezes :D