EU VI | Rambo I - Treinado Para Matar

15 de fev de 2016






Ficha Técnica

Original: First Blood
Dirigido por: Ted Kotcheff
Ano: 1982
Duração: 93 minutos
Classificação: 14 anos

Assista aqui: Cinema Interativo (legendado)





Olá pessoas, tudo bem? Hoje vim começar a cumprir uma das minhas resoluções para o ano de 2016, que é assistir mais filmes. Conversei com meu namorado uns tempos atrás e perguntei quais filmes ele mais gosta para que eu possa estar assistindo. Uma de suas indicações foi a franquia Rambo, e estarei falando um pouco sobre o primeiro filme com vocês hoje.

Antes de eu começar, quero adiantar que não sou boa em analisar filmes, visto que não costumo assisti-los. Então essas reviews serão apenas minha opinião sobre a história, personagens e efeitos. Não vou comparar diretores, produções, nem nada do tipo, até porque não entendo mesmo. É minha simples opinião.

Acho que todos já pelo menos ouviram falar de Rambo. Foi um filme que fez bastante sucesso, principalmente por ter sido protagonizado por Sylvester Stallone. Ele aborda sobre o soldado John J. Rambo, que lutou no Vietnã. É um civil tentando seguir em frente após tudo que passou na guerra, e por todos os amigos que perdeu, já que é o único sobrevivente de seu esquadrão. Enquanto cruza por uma cidade, acaba sendo preso injustamente pelo xerife Will. A partir disso ele foge e começa uma "guerra" com aqueles que o atormentam.

Quando a palavra Rambo vem na minha mente, a primeira coisa que penso é uma história sem noção. Apesar de não ter assistido os filmes, sempre imaginei isso pelas partes que já vi na televisão. Minha visão não mudou muito depois de ter visto esse filme, mas já tenho outra impressão sobre o soldado. 

Rambo só queria continuar sua vida, e ser ex-soldado, ainda mais de um batalhão especial não é fácil. Perdeu todos os seus amigos, então sempre está sozinho, e depois de tudo que passou, é complicado manter a sanidade. Por ironia da vida, acaba estressando o xerife de uma cidadezinha que está passando, e o mesmo acaba decretando sua prisão. Mas enquanto é levado a cadeia, flashes de sua vida na guerra começam a passar pela sua cabeça, então ele simplesmente "enlouquece" e foge para a floresta que rodeia a cidade. 

Eu não fui com a cara do xerife desde o início. Rambo não fez nada e ele simplesmente por achá-lo um vagabundo acaba prendendo-o. É o típico policial que exerce o poder que tem de forma tirada, o que me irritou e fez desejar sua morte desde o início. Juntamente com vários outros policiais idiotas que trabalham com ele. 

Rambo é um soldado excepcional, e sozinho consegue liquidar vários policiais. Suas habilidades com armas, facas, caças ou simplesmente com as mãos, o faz invencível. Algumas cenas chegam a ser inacreditáveis, mas creio que isso é o que deixa a história interessante. Os efeitos também não são lá essas coisas, mas eu não me importei, só queria entender como funcionava a cabeça dele.

Rambo está despedaçado, dá para perceber o que a guerra fez com ele, e a presença de seu superior (que foi quem o treinou a ser o que é), mostra bastante o quanto isso afetou seu psicológico. A cena final dos dois conversando foi o que mais me impactou, porque ali o Rambo se abriu com tudo que está passando em sua mente. 

Apesar de não ser o meu estilo de filme, e de eu ter tampado os olhos em algumas cenas, rs, é uma história interessante que merece ser assistida. Gostei muito da parte psicológica, e fiquei de boca aberta nas cenas de combate, porque mostra nitidamente a engenhosidade do personagem e como ele age quando está sendo confrontado. Com certeza não entrou para minha lista de bons filmes, mas valeu a pena ter assistido.


É isso, espero que tenham gostado. Comentem aí se vocês já assistiram e o que acharam desse filme. Em breve estarei assistindo o segundo e aí eu volto a falar de Rambo com vocês. Se você tem algum filme bacana que curta bastante, recomenda aí, vai que eu assisto né. 

Beijos e até a próxima

Me siga nas redes sociais


20 comentários:

  1. Considero esse filme interessante pois parte do ponto de vista de um ex-soldado que com certeza está sofrendo traumas pós-guerra. De certa forma ele não é culpado por ter se tornado violento e o fato de ter sobrevivido ao Vietnã deveria ser um porém para readequá-lo à sociedade através de terapia. Vi alguns documentários e li alguns relatos de soldados pós-segunda guerra mundial, até mesmo brasileiros, e eles não tiveram essa ajuda psicológica. Para compreender esse ponto de vista eu sugiro que você assista Sniper Americano (se já não assistiu), é mais moderno e ótimo!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Nunca vi nenhum filme do Rambo e pretendo continuar assim kkkk assim como você nunca entendi muito o sentido da história...
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  3. Nunca vi nenhum filme da franquia Rambo, mesmo já tendo visto um ou dois filmes inspirados ou fazendo uma comédia sobre o mesmo. Talvez quem saiba um dia eu assista!

    Bjs,
    Vitória
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir
  4. Nunca vi nenhum filme da franquia Rambo, mesmo já tendo visto um ou dois filmes inspirados ou fazendo uma comédia sobre o mesmo. Talvez quem saiba um dia eu assista!

    Bjs,
    Vitória
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Gabi...não curto muito os filmes do ator, o único que gosto é Falcão, aquele que ele disputa campeonatos de queda de braço...kkkk

    Beijokas da Quel ¬¬
    Literaleitura

    ResponderExcluir
  6. Meu deus, eu não suporto esse filme, desculpa. Até gosto do ator e acho ele excelente no que faz, mas esse filme definitivamente não me agrada.

    Beijos
    ummundochamadolivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oie, tudo bem? Eu confesso só ter visto rambo uma vez, quando era bem criança e não entendi nada. Talvez eu goste se assistir agora mais velha, adoro ação.

    ResponderExcluir
  8. Olá Gabriela, eu sempre gostei de filmes e principalmente os de ação kkkk Sylvester é um bom ator eu gosto dele, já assisti Rambo há muito tempo atrás, mas hoje o filme é meio sem noção. Mas para quem é fã sempre vai curtir, não é mesmo! Sua visão sobre o filme está perfeita.

    ResponderExcluir
  9. Eu tenho quase certeza que eu já assisti a algum filme dessa série de filmes do Rambo, mas eu sei que não vou lembrar porque eles são antigos e eu devo ter visto ainda criança.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Hi baby, tudo bem? nossa Rambo faz parte da minha infância, assistia sempre com meus pais e meu pai viu no cinema! apesar de preferir Rocky (outro filme do Sly) eu gosto muito desse também. ele tem muitas qualidades técnicas e a trilha sonora também é muito boa! Mesmo não resenhando muito sobre filmes você se saiu muito bem e soube analisar perfeitamente! parabéns!

    Lilian Valentim
    http://speakcinema.blogspot.com.br/
    beijinhos

    ResponderExcluir
  11. Oi, tudo bem?
    Realmente, é impossível não conhecer o Rambo, mesmo q a pessoa não tenha visto nenhum filme. Vou ser sincera que não lembro se já vi. Quando eu era criança, meu pai assistia e eu vi algumas cenas, mas acho que nunca assisti inteiro. Depois de mais velha tenho certeza que não.
    Apesar de gostar de sair da minha zona de conforto de vez em quando, esse é um filme que não me atrai.
    Beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oiee

    é um filme que PRECISAMOS ver!!! nunca assisti esse filme mas sei que preciso ver!!!
    nunca tive taaaaaaaaaanta vontade assim de ver, e com os seus comentários talvez a vontade não tenha aumentado hahaha

    beijocasss

    ResponderExcluir
  13. Oi! Tudo bem?

    Eu costumo assistir bastante filmes e, ainda assim, acho que não tenho muita prioridade para falar deles, rsrs. por isso quase nunca faço resenha de filmes! Fico contente de ver que você já está colocando em prática suas resoluções de 2016 :) Enfim, nunca assisti Rambo e não tenho vontade de assistir. Não gosto do enredo e não gosto do ator principal x) Já não gostava dele e de uns tempos pra cá tenho gostado menos ainda...

    Beijos,

    Juliana Garcez | Livros e Flores

    ResponderExcluir
  14. Vi todos os Rambos. Mas eu não sou referências, pois vejo todo tipo de filmes. Rambo chama atenção por alguns motivos: soldado traumatiza, violência... Mas principalmente pelos EUA querem passar uma imagem de superioridade de seus soldados. Eles são sempre os melhores, com muitas habilidades.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Ei Gabriela,
    Eu já vi todos e até já revi. Meu adora e assisti direto, tanto que cansei e e nem gosto mais rsrs. De qualquer forma é uma das maiores franquias do cinema.

    Coração Leitor

    ResponderExcluir
  16. Oie
    legal a resenha do filme, nunca vi o filme pois não é bem o gênero que curto ver, mesmo assim, o enredo está bem interessante

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oi!
    Ahhh Silvester em seus tempos de glória, hahaha.
    Nunca conssegui assistir nenhum filme de Rambo, mas sempre tive vontade.
    Me fizeram altas recomendações sobre e ao que parece esse é um dos melhores filmes do ator. Vou tentar assistir logo :)

    Bjs!

    ResponderExcluir
  18. Oiee,
    Minha familia sempre fala desse filme mas eu nunca assisti, mesmo fazendo zoeiras e talz com referencias do filme eu nunca vi.

    Abraços!
    http://lendocomobiel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Oi Gabi!
    Eu nunca tive vontade em assistir esse filme, meu pai sempre que tá passando ele assiste e eu sinceramente não tenho a menor paciência ou curiosidade rs' Mas acredito que seja bom, pois muitas pessoas o elogiam.

    Beijos!
    lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Oi Gabi, tudo bem?

    Não sou cinéfila, tem vários filmes clássicos que eu nunca vi e prefiro continuar assim =P. Sou daquelas que vai ao cinema só quando o filme interessa muito, sabe? Sobre Rambo, acho que é um classico, um filme mega conhecido. Mas além do enredo de luta e matança não ser exatamente o que eu mais gosto... eu não pararia para assistir este filme

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir

Espero que tenha curtido a postagem! Volte mais vezes :D