OPINIÃO || Doctor Who: 12 Doutores, 12 Histórias

11 de jan de 2016





Doctor Who: 12 Doutores, 12 Histórias

Original: Doctor Who: 12 Doctors 12 Stories
Páginas: 480
Ano: 2014
Editora: Fantástica Rocco
Encontre aqui: Skoob | Buscapé







Olá, pessoas. A Andréa aqui está de volta (um pouco mais pretensiosa, talvez). Em conversas com Gabriela sobre qual livro trazer para vocês, ela me deu uma ideia maravilhosa: como eu sou a louca viciada em Doctor Who, vou trazer resenhas sobre os livros lançados aqui no Brasil. E como não tem ordem, vou começar com esse, que eu acho bem legal tanto para fãs antigos quanto para quem não conhece nada e está querendo conhecer um pouco o universo de Doctor Who antes de começar a empreitada.

Como o título já deixa a entender, são 12 contos sobre os 12 Doutores da série de televisão Doctor Who (canônicos, porque com tanto tempo de história vocês já podem imaginar que existiram outros Doutores por aí). Cada conto é escrito por um autor diferente, e como o universo de DW é imenso e muito rico (só de série são mais de 50 anos, isso sem contar audio dramas, quadrinhos, spin-offs, o filme, livros e especiais espalhados por aí), os escritores tiveram muita liberdade para escolher o ambiente de suas histórias, companions, vilões, etc. A estrutura dos contos é basicamente a mesma dos episódios de TV: o Doutor vai lá e se mete em alguma confusão, tem que resolver o problema e conta com a ajuda das companions que aparecem na história.


"Não sei qual é a sua opinião, Martha Jones, mas pessoalmente odiaria inexistir. O universo sentiria minha falta. Eu sei que sentiria." (p. 377)

Não faz tanto tempo que acompanho DW, comecei no início de 2014 com a fase New Who, me encantei e não larguei mais. Comecei há pouco também a me aventurar pela série clássica e pelos spins-offs, então não tenho tanto conhecimento sobre o universo inteiro, mas justamente por isso, recomendo esse livro para qualquer um que tenha interesse pela série ou por viagens no tempo e espaço. Os contos dos Doutores que eu não conhecia, por exemplo, não ofereceram nenhum problema de entendimento, e os que eram protagonizados pelos Doutores que eu já conhecia foram um complemento das aventuras que eu já tinha visto deles. É difícil falar coisas muito específicas, afinal é um livro de contos, e mesmo sendo sobre o mesmo personagem, cada história trata de uma das faces do Doutor e isso faz toda a diferença. Quem não conhece nada da história também não vai encontrar dificuldades, os contos são independentes e você não precisa saber nada previamente para entender as histórias (claro que, se você já acompanha a série e seus derivados, seu entendimento vai ser outro, mas não tem nada demais nisso).


"Ele conseguia sentir as linhas do tempo se emaranhando e reemaranhando. O tempo é algo complexo: nem tudo que aconteceu, de fato aconteceu. Só os Senhores do Tempo entendiam isso e, mesmo assim, consideravam esse conceito impossível de descrever." (p. 441)

Como todo livro de contos, tem contos mais legais e outros menos, e isso vai, basicamente, de preferências pessoais. Da minha parte, gostei muito da maioria. Destaco o conto do 1º Doutor (confesso aqui que é mais pela referência linda ao Peter Pan do que qualquer outra coisa <3) e o do 11º Doutor (que é o Doutor que menos gosto da série, aliás, mas Neil Gaiman tem o dom de me fazer gostar de tudo que ele escreve).


Então fica aí a dica para vocês. Aproveitem as férias para se aventurar nesse universo fantástico cheio de aliens, aventuras, viagens pelo tempo e espaço e wibbly wobbly timey wimey stuff (não resisti, tinha que colocar isso aqui, me desculpem). É uma boa porta de entrada para quem não conhece e obrigatório para fãs. Essa edição está muito bem feita, com uma capa meio durinha (é difícil explicar, está entre a capa normal e a hardcover), silhuetas do rosto de cada Doutor antes de começar os seus respectivos contos e uma diagramação direitinha. E se você gosta/é fã/acompanha a série, vamos comentar sobre essa maravilha para eu não me sentir mais sozinha nesse fandom lindão.

Abraços e até a próxima.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espero que tenha curtido a postagem! Volte mais vezes :D