OPINIÃO | As Mais Belas Histórias da Antiguidade Clássica Vol. 01 de Gustav Schwab

11 de nov de 2015



As Mais Belas Histórias da Antiguidade Clássica - Gustav Schwab

Série: s Mais Belas Histórias da Antiguidade Clássica #1
Páginas: 336
Ano: 2015
Editora: Paz e Terra

*Livro cedido em parceria com a editora

Uma obra que oferece ao leitor, em três volumes, uma ampla coletânea dos mitos gregos e romanos em versão romanceada. "Hoje, As mais belas histórias da Antiguidade Clássica permanece como leitura valiosa não apenas para adolescentes, mas também para adultos. Útil para quem procura um primeiro contato com os mitos da Antiguidade clássica (sem a aridez habitual aos manuais de mitologia), as narrativas são também lidas com grande prazer e curiosidade pelos já iniciados, pois é antes de tudo obra de valor literário intrínseco, além de qualquer função didática que possa ter.” - Paula da Cunha Corrêa. No primeiro volume estão reunidos “Metamorfoses e mitos menores”, a começar pelo mito de Prometeu, o mito hesiódico das gerações humanas e os relativos às origens das tribos gregas. Além destes, as histórias dos argonautas, de Héracles e os heraclidas, Teseu, Édipo e a guerra de Tebas.


HÁ REALMENTE MUITA COISA A APRENDER!

Quando vi o livro a primeira vez, pensei: "Uau! Este é um livro que adoraria ler!" O motivo não foi a capa ou a sinopse, mas sim, por se tratar das histórias míticas do universo literário Grego-Romano.

"Como assim? Não estou entendendo!" Provavelmente é isso que se passou pela sua cabeça. O Império Grego foi uma das maiores sociedades organizadas do planeta, responsável não apenas pelo desenvolvimento da cultura mas ciências, politica e religião. Com certeza, precedeu ao império Romano (um dos maiores da humanidade). A influência desta cultura se estendeu para todo o mundo e se tornou base para muitas sociedades que conhecemos hoje.
Então, ler esse livro é como voltar a raiz que nos formou como sociedade moderna. Não obstante, se você tem algum conhecimento religioso, ficará claro que a própria formação da Bíblia, tem influência em vários mitos relatados. O que torna o texto ainda mais interessante de ser lido.
O escritor Gustav Schwaba fez este trabalho de pesquisa e a montagem deste livro (que foi dividido em 3 pela editora Paz e Terra) em 1840, tornando a leitura muito mais acessível para jovens estudantes alemães. O Objetivo principal dessa obra é tornar os mitos grego-romanos, acessíveis ao grande público, com um linguajar bem simplificado. Esta obra publicada pela editora Paz & Terra é muito bem traduzida, de entendimento muito fácil e uma leitura leve, repleta de informações, que tornam o texto absolutamente aprazível.
Neste primeiro volume, você encontrará os mitos menores, isto é, pequenas histórias mas de total pertinência. Verá um panteão de deuses, maus, arrogantes, apaixonados, vingativos, etc... quase tão humanos quanto nós, porém, divinos em seus atos. Esses fatores, encontrado também nas histórias bíblicas, faz com que se veja melhor algumas nuances da religião e provoca sim, um ótimo questionamento.
Recomento muito a leitura do livro, não apenas para quem pretende estudar, mas para aquele que deseja saber mais sobre o universo clássico e entender que muitas dessas histórias são usadas hoje, em filmes, com sucesso! Absolutamente um livro saboroso!!!
POSTADO POR MARCOS GRAMINHA
Leitor viciado em terror e vampiros. Conta com um acervo de mais de 1500 livros sobre esses assunto. Proprietário de um sebo na cidade de Vila Velha-ES, dedica sua vida a desvendar os mistérios desses "filhos da noite".

contato: marcos.graminha@gmail.com

38 comentários:

  1. Gostei muito desse livro. Apesar de não ser a maior fã de livros de história, esse me chamou a atenção. Além de ter uma capa muito bonita e uma premissa que realmente atiça a curiosidade ele ainda parece ter um conteúdo extremamente relevante para aqueles que buscam mais conhecimento, e eu sou dessas, então com certeza lerei :)
    Bjus

    booksimaginary.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana realmente o livro é muito interessante, como disse em uma postagem, vale a pena conhecer e aprender mais sobre!! Obrigado por seguir minha resenha. Abraços

      Excluir
  2. eu amo mitologia grega e romana, então certamente esse livro entra para
    meu rol de leituras *---*
    Achei a capa dele linda tbm... e legal ele ter uma linguagem mais simplificada, cativa novos leitores sobre a temática ^^
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valéria, na minha opinião, o ponto forte é a linguagem de fácil acesso. Ela permite ao leitor compreender melhor as histórias. Obrigado por seguir minhas resenhas. Bjs

      Excluir
  3. Olá!

    Apesar da capa, que não achei tão bonita, eu leria sim, achei a premissa bem legal. Por se tratar de um livro que fala da História de uma maneira lúdica, com certeza ajudará muitos alunos a entenderem esse momento da Humanidade.

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kamila este livro é um referencial a qualquer pessoa que goste deste tipo de enredo. Não é um romance, é um livro de história, porém, de uma forma muito mais acessível. Recomendo mesmo!!! Obrigado por seguir minhas resenhas. Abraços

      Excluir
  4. Oi Marcos e Gabriela,
    Esse não é um livro que chamaria minha atenção e uma vitrine, seja pela capa ou seja pelo título.
    Sou mas fãs dos romances e dramas atuais.
    Mas gostei muito da resenha, mostrou entendimento do assunto e foi falado com tanto carinho e empolgação que deu até aquela vontade de aprender um pouco mais sobre os mitos e lendas.

    Abraço e Bons Livros,
    Biblioteca do Coração❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Natasmi.. Normalmente ignoramos este tipo de livro, por considerar o assunto "chato", mas entenda... as histórias contidas neste livro, formam a base de vários romances atuais. Nada é realmente novo, e quando vc lê um livro como esse, acaba tendo um vislumbre de tudo o que é e não é óbvio na literatura atual. Abraços e obrigado por seguir minhas resenhas.

      Excluir
  5. Oi Marcos!
    Esse livro parece ser super interessante e como gosto bastante de história, certamente me chamaria a atenção em uma livraria. Mitologia é um assunto que me atrai demais! E vc super me convenceu a ler, gosto quando sinto a empolgação em uma resenha e a sua tem justamente isso.
    Já anotei o nome para procurar on line para comprar. :)
    Beijos
    Coisas de Meninas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Neyla quando ler o livro, venha debater. Será maravilhoso poder compartilhar idéias sobre o livro. Bjs e obrigado por seguir minhas resenhas.

      Excluir
  6. Oi Marcos, tudo bom? Aiii <3 sou apaixonada por Grécia, Roma, seus Deuses e Mitos! Com certeza é um livro que eu também adorariaaa ler, sua resenha me deixou super empolgada! Tem alguns livros, mesmo com essa temática, que acabam sendo um pouco maçantes mas esse pelo que você falou prende bem o leitor! Bjosss

    http://porredelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Diana ... Espero que vc esteja bem!!! Então... o fato de ser dividido como se fossem contos, permite ao leitor concluir a leitura e pensar, analisar... foi uma experiencia muito interessante e eu adoro livros assim, mesmos os chatos. ahahaah Obrigado por seguir minhas resenhas e quando ler o livro, venha debater comigo... bjs

      Excluir
  7. Oie Marcos.
    Achei a ideia do livro muito interessante. Adoro mitologia e com certeza será ótimo aprender mitos novos.
    Já quero.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Déborah... Muito bom ver que motivei você a essa busca. Leia o livro e venha debater comigo depois, será um prazer compartilhar idéias. Abraços e obrigado por seguir minhas resenhas.

      Excluir
  8. Oi Marcos,
    Eu sou apaixonada pela mitologia greco-romana e tudo o que envolve essa era clássica me fascina. Tudo era explicado de uma forma tão absurdamente genial. Adoro os mitos de Prometeu, Teseu e Afrodite. São histórias tão cheias de detalhes que parecem ser de fato reais. As metáforas, a beleza do valor moral eram lindos e falta muito disso nessa nossa sociedade que aprendeu que deuses não existem, mas esqueceu-se de como (ser) humano.

    Beijos,
    Mari Siqueira
    http://loveloversblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mari... sabe, vc tem razão na parte (esqueceu-se como "ser" humano)... mas, acho que os Deuses grego-romanos eram tão humanos quanto todos nós, e ler um livro assim e ver as reações deles em assuntos como traição, revolta, ciúmes, raiva, rancor, etc... mostra como cada um de nós é. Agora imagine, tudo isso foi escrito a mais de 2000 anos atrás... Então, tudo é mais interessante. Sempre esquecemos do contexto histórico, se vc usar isso, verá como é enriquecedor.ahahaha Bjs e obrigado por seguir minhas resenhas. Caso leia o livro, venha debater comigo.. será um prazer!!!

      Excluir
  9. Hello!!
    Sempre gostei mto de historia e quase fiz o curso na faculdade de historia.
    Não conhecia esse livro, mas achei bem legal qdo li o titulo e sendo da Antiguidade Clássica ja mega me interessa.
    E as curiosidades dessa epoca ou de qq outra sempre sao mto interessantes.
    Fiquei querendo ver umas fotos por dentro do livro.
    Esse vou ter q pegar pra ver na livraria.
    Beijos.

    ♥ Blog Livros e Sushi ♥
    https://livrosesushi.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Suzzy. O livro não tem gravuras. Não citei isso, pois não é importante. O livro relata as histórias contadas por todos os filósofos da antiguidade, em comparação. Para entender: Aristóteles escreveu sobre um Deus, e Pitágoras escreveu sobre o mesmo Deus. A visão dos dois, é confrontada e então recontada pelo escritor. Assim vc tem uma história um pouco mais rica de detalhes e de fácil compreensão. Quando há alguma dissonância, o autor acrescenta uma nota de rodapé, para facilitar. Então é um livro bem interessante para compreender os Deuses, semi-deuses e humanos, em uma era totalmente distante de nós. Ps.: Usei Aristóteles e Pitágoras apenas como exemplo. Não se apegue a este detalhe. Obrigado por seguir minhas resenhas e bjs!!

      Excluir
  10. Oiii!

    Eu não li esse livro ainda e não conhecia a obra e achei legal todo esse conhecimento que o livro trouxe para você e acho que essas são as melhores.
    Vou procurar por aqui para ler no futuro :D


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana Paula... espero que goste do livro, ele é absolutamente interessante!!! Quando ler, se quiser, venha debater, terei o maior prazer. Bjs e obrigado por seguir minhas resenhas!

      Excluir
  11. Oi Marcos.
    Poxa, vou confessar que esse não seria um livro que me chamaria atenção pela capa ou pelo titulo, nem pela sinopse. Mas, vou dizer que ele é bem interessante, que a sua resenha me deu aquela pontadinha de curiosidade para ler!
    Beijos

    LuMartinho | Face

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lu... as vezes, é justamente isso que faz toda a diferença. Pegar um livro que não parece nem ser o que vamos gostar. Eu, quando escolhi resenha-lo, pensei que seria um livro meio chato, porém me surpreendeu muito. Não costumo guardar na estante livros que não dou boa nota, mas esse mereceu!!! Bjs e obrigado por seguir minhas resenhas!

      Excluir
  12. Caaara, hoje sou bem lúcida nas minhas leituras, mas, houve um tempo no qual eu leria e amaria sem pestanejar.
    Mitologias 😍
    Bjs
    Tay

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tayana... ahahaha não entendi seu comentário. Porém, se ler o livro, venha debater comigo, será um prazer!!! bjs e obrigado por seguir minhas resenhas.

      Excluir
  13. Olá
    Não sou mito de ler livros assim, mas fiquei interessada e sempre bom saber mais. Eu sou danada pra confundir essas mitologias. Mas daria uma chance aos livros.

    Beijos
    Lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tahis... Sou como vc, como sempre li livros que tratavam da história grego-romana, na forma didática, tudo na minha cabeça era uma miscelânea... Esse livro é fácil, separado por pequenos textos com títulos, explica cada Deus, Semi-deus, humano e arvore genealógica. Muito divertido e fácil de entender. Não sou expert ainda... ahahahaha mas agora sei diferir um pouco mais!! Espero que leia. Obrigado por seguir minhas resenhas, Bjs

      Excluir
  14. Olá!!

    Não conhecia o livro, mas agora fiquei curiosa para lê-lo! Adoro história e saber que a obra nos ensina muito me deixou ainda com mais vontade de conhecê-la. História antiga é bem legal e influencia a nossa vida ate´hoje muito mais do que imaginamos! Adorei conhecer o blog e parabéns pela resenha!

    Beijos!
    Visite o Mademoiselle Loves Books!
    http://www.mademoisellelovesbooks.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana Luiza, nem preciso dizer que vc compreendeu o nível do livro. Espero que leia sim e se quiser, basta entrar em contato, para debater o livro. Será um enorme prazer. Bjs e obrigado por seguir minhas resenhas!

      Excluir
  15. Oii, tudo bem?
    Ual da capa desse livro é bem sugestiva, né?
    Adoro história sobre a antiguidade clássica, Roma, Grécia principalmente.
    Parece ser uma excelente leitura,preciso ler urgente.
    Amei o post.
    **Beijos da Mary**
    http://leiturasdamary.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mary... sim... o livro é muito bom. Nem precisa da capa pra chegar a essa conclusão... Espero que leia e se quiser venha debater, será um prazer dividir comentários. Bjs e obrigado por seguir minhas resenhas!

      Excluir
  16. Oi!
    Confesso que se fosse pela capa acabaria não comprando, porque achei ela 'classica' de mais hahaha.
    Mas adorei saber que ele trata de histórias da Grecia, origem de vários personagens que são tanto escritos nos livros modernos.
    Como amo mitologia acho que quero ler esse livro agora mesmo <3

    www.gordinhaassumida.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabrina.. Muito legal seu comentário. Se vc gosta de mitologia, vc vai adorar. É impossível não fazer milhões de associações e compreender de forma mais profunda tudo o que leu atualmente!! Obrigado por seguir minhas resenhas, Abraços

      Excluir
  17. Oi, Marcos!
    Nossa. Quero muito o livro! Sou louca pelo assunto desde que conheci Hércules da Disney. Compro tudo o que puder que mencione a Antiguidade Clássica. Com certeza esse livro irá para a coleção.

    Com carinho,
    Celly - http://melivrandoblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Celly... que legal.. prepare-se, está é uma série com 3 livros e trata de todos os eventos mais importantes da história grego-romana. Espero que leia e se quiser, venha debater...será um prazer.. Abraços e obrigado por seguir minhas resenhas.

      Excluir
  18. Olá

    Gostei da premissa,não conhecia o livro e nem costumo ler livros assim,mas fiquei com vontade de ler esse,pra conhecer um pouco mais sobre as histórias da Grécia.

    Bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olivia... Sim, este é um daqueles livros que surpreendem o leitor. Não é um romance, mas algo muito mais profundo e interessante. Espero que leia e goste. Bjs e obrigado por seguir minhas resenhas.

      Excluir
  19. Oie, tudo bem? Livros com essa temática parecem ser bem interessantes. Já fiz faculdade de Filosofia, então esses assuntos chamam bastante minha atenção. Amei a indicação. Beijos, Érika

    ~www.queroseralice.com.br~

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Erika vc vai se deliciar com esse livro. Como vc já fez filosofia, poderá ver várias das muitas perguntas sobre a própria humanidade. Tenho certeza que será ainda mais enriquecedor para você. Obrigado por seguir minhas resenhas... Bjs

      Excluir

Espero que tenha curtido a postagem! Volte mais vezes :D