OPINIÃO | Por que Indiana, João?

1 de set de 2015


Título: Por que Indiana, João?
Autor: Danilo Leonardi
Páginas: 208
Ano: 2014
Editora: Giz Editorial


Por que Indiana, João? - Você pode pensar que, aos quinze anos, João já deveria estar acostumado com provocações, apelidos e humilhações. Afinal, ele é um típico adolescente deslocado e tímido. Alvo perfeito para a ira dos valentões e para o desprezo das garotas. 
Mas sua vida muda completamente quando reage a um ataque de seu maior algoz. O golpe de sorte que derruba o valentão é gravado e vira hit na internet.
João se vê finalmente admirado, respeitado e seguro. Mas tudo tem seu preço e João vai aprender qual o peso que suas escolhas podem ter não só sobre sua vida, mas sobre as vidas de todos ao seu redor.

Oie gente, tudo bem? Aqui é o Léo mais uma vez, e hoje eu trago mais uma resenha.

Por que Indiana, João vai contar a história do João, ele é um adolescente muito tímido e alvo dos valentões, ele sofre muito bullying, tanto físico como psicológico, mas um dia ele reage a um ataque de seus agressores, e tudo é filmado e postado na internet.

Claramente o livro faz uma crítica ao bullying, da violência sofrida por vários adolescentes nas escolas e de como isso pode afetar o futuro de uma pessoa como um cidadão. E o Danilo aborda esse tema de uma forma mais leve, para que seja confortável a leitura para crianças e adolescentes.

Não posso deixar de citar que o livro também traz crítica ao mau uso da internet, de que tem que se ter uma noção do que você realmente pode tornar público e o que você tem que deixar privado, e como  esse mau uso da internet pode afetar a vida de uma pessoa.

A história conta com um personagem homossexual, e aqui está o meu problema com esse livro, o autor quis abordar tantos temas diferentes, que nenhum assunto foi totalmente desenvolvido de uma forma legal. Exemplo é esse personagem gay que não teve o mínimo desenvolvimento. Para mim não havia um foco na história, ora era sobre bullying, ora era sobre a internet, ora era sobre romance, e isso me incomodou durante a leitura.


O livro tem uma narrativa muito rápida e é de fácil compreensão, então eu recomendo a leitura para quem está começando a ler agora. E se você se interessa pelo tema, eu acho que vale a pena ser lido.

Espero que vocês tenham gostado, e até a próxima :-D



8 comentários:

  1. em pensar que o bulling hoje é tão comum, temos que lutar contra isso.
    e mas ainda amo autores que escrevem sobre isso pois eles abre os olhos e vê o que acontece ao redor, e trata isso de forma que deve ser!

    ResponderExcluir
  2. Acho interessante essa adaptação literária aos personagens. É bom ver que a variedade atingiu bem a literatura.

    vidaemserie.com

    ResponderExcluir
  3. Oi, tudo bem?

    Nossa, sua resenha foi direto ao ponto! Gosto assim. Entendo o que quis dizer em relação a falta de foco do autor. Muitas vezes, ao longo da escrita, é comum acabar se empolgando e querer falar sobre todos os assuntos que estão em alta no momento para cativar o público. Mas isso nem sempre dá certo, como aconteceu aqui, né.

    Fernanda Oliveira | Meraki

    ResponderExcluir
  4. Olha eu nunca li livros assim do gênero, mas eu tenho interesse de conhecer, até porque rola preconceito ainda por conta disso né? Eu acho que deve ser uma estória bastante envolvente. Espero poder conhecer logo, mas atualmente estou atolada de livros para ler e por conta disso vou deixar para uma outra hora. Mas mesmo assim gostei. Vou anotar a dica.

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/09/resenha-coracao-de-pedra-vl1.html

    ResponderExcluir
  5. Olá, prazer K.
    Olha eu sou curiosa em relação a este livro, penso que seria bom abordar certos temas, mas como tu disse os autores pecam em relação a focar só em um ou variar tanto o livro que fica confuso.
    Ainda desejo ler para saber o que vou achar, mas a tua resenha esclareceu alguns pontos que estava em dúvida. Obrigada.
    http://k-secretmagic.blogspot.com.br/
    Xoxo

    ResponderExcluir
  6. Gay, supersofredor, aos 15 anos?
    Oi?
    Tenho 23, aos 15 eu nem tinha beijado, que dirá descoberto a minha sexualidade.
    Jesus Cristinho...
    Gosto do autor, acho que ele quis colocar um pouco dele no personagem ele é booktuber e gay, acho que hoje em dia a infância tem acabado cedo demais, as dúvidas de gênero surgido do nada demais, problemas psicológicos e tudo mais, esse amadurecimento precoce é fora da minha realidade.

    Bjs Tay do Let It Shine

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    É muito ruim quando o autor tenta abordar várias coisas ao mesmo tempo pois ele acaba se perdendo. Esse não é um livro pra mim, mas espero que ajude muito adolescente.
    Adorei a sua resenha.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Não conhecia o livro nem autor. Não gosto quando o livro vem cheio de informações e o autor não desenvolve o assunto, as coisas ficam muito vagas! Não seria um livro que leria!

    Beijos!
    http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br//

    ResponderExcluir

Espero que tenha curtido a postagem! Volte mais vezes :D