OPINIÃO | O Príncipe de Westeros e Outras Histórias de George R. R. Martin e Gardner Dozois

30 de ago de 2015



O Príncipe de Westeros e Outras Histórias - George R. R. Martin e Gardner Dozois

Original: Rogues
Páginas: 480
Ano: 2015
Editora: Saída de Emergência Brasil

*Livro cedido em parceria com a editora

Com histórias de Joe Abercrombie, Gillian Flynn, Matthew Hughes, Joe R. Lansdale, Michael Swanwick, David Ball, Carrie Vaughn, Scott Lynch, Bradley Denton, Cherie Priest, Daniel Abraham, Paul Cornell, Steven Saylor, Garth Nix, Walter Jon Williams, Phyllis Eisenstein, Lisa Tuttle, Neil Gaiman, Connie Willis, Patrick Rothfuss e George R.R. Martin o livro traz contos que não são preto e nem branco, contos com todos os tons de cinza. 21 histórias com reviravoltas astutas e deslumbrantes nessa galeria de histórias de vilões que vão saquear seu coração e ainda deixá-lo mais rico a cada história.


Olá amores, tudo bem? Desculpa a escassez de postagens, eu me embaralhei toda com o VEDA lá no canal. Mas agora que ele ta acabando, vou voltar a postar com mais frequência ok?! :D

Hoje trago a resenha de uma coletânea de contos que me encantou demais, principalmente pela temática das histórias. 

Essa resenha vai ser diferente. Vou colocar a sinopse de todos os contos (são 10), mas só vou discorrer dos meus favoritos, para não ficar muito longo. Mas já adianto que é uma leitura maravilhosa e super recomendada.

Todo mundo conhece ou pelo menos já ouviu falar de George R. R. Martin certo? E como tudo que esse homem se envolve é sucesso, nesse livro aqui não poderia ser diferente. O tema base de cada conto são personagens canalhas. Sim, aqueles personagens fodas que não são mocinhos nem vilões, que nos fazem amá-lo e odiá-lo ao mesmo tempo.


"Todo mundo ama um canalha... embora, às vezes, a gente sobreviva para se arrepender." (p. 11)

Em todos os contos temos um protagonista canalha (homem ou mulher) e foi o que mais amei no livro. Cada autor trouxe um canalha diferente, o que deixou os contos mais divertidos, além da diferença de escrita de cada um. Alguns autores eu já conhecia e outros conheci e me apaixonei. Vou falar agora quais autores são e quais seus respectivos contos.

1. Como o Marquês recuperou seu casaco - Neil Gaiman (4,5)
Neste conto, o autor nos conduz às profundezas do mundo surreal da Londres de Baixo, o cenário de seu famoso romance Lugar Nenhum, para uma aventura que demonstra que às vezes a roupa faz o homem - literalmente. 

2. Proveniência - David W. Bal(3,5)
Dizem que a beleza está nos olhos de quem vê, mas o desejo de possuir a beleza, especialmente quando ela vale uma grande soma de dinheiro, pode fazer com que a gente se depare com algumas pessoas bem repugnantes mesmo...

3. Qual sua profissão? - Gillian Flynn (5,0 +f)
No suspense tenso que se segue, a autora nos mostra que, embora seja sempre bom ter ambições profissionais, às vezes o plano de carreira pode nos conduzir a um território muito perigoso.

4. Um jeito melhor de morrer - Paul Cornell (4,5)
Nesta aventura, Hamilton se encontra preso em uma luta de vida ou morte com alguém tão perigoso e esperto quanto ele - ele mesmo.

5. Um ano e um dia na velha Theradane - Scott Lynch (5,0 +f)
Neste conto o autor nos leva a uma cidade despedaçada por uma guerra entre magos e sob ataque de magias mortais que caem dos céus, na qual um grupo desesperado de ladrões e foras da lei deve roubar algo impossível de ser roubado - e estão com pouco tempo para fazê-lo antes de terem que abrir mão de suas vidas.

6. A caravana para lugar nenhum - Phyllis Eisenstein (5,0 +f) 
Desta vez, na primeira nova história sobre Alaric em décadas, o bardo parte em uma caravana rumo ao interior imperscrutável do deserto, onde espíritos malignos uivam à noite e miragens são comuns - mas, como acaba descobrindo, nem todos os perigos são de fato imaginários.

7. Galho envergado - Joe R. Lansdale (3,5)
Aqui, o autor envia seus dois personagens mais populares, Harp e Leonard, em uma missão intrincada e perigosa para resgatar uma donzela em perigo - embora não do tipo que você costuma encontrar em contos de fadas.

8. A árvore reluzente - Patrick Rothfuss (4,0)
Neste conto, o autor nos leva até a icônica hospedaria Marco do Percurso para acompanhar um dia típico na vida de um dos personagens mais populares de As Crônicas do matador do rei, o misterioso Bast, aparentemente um menino de recados, que é muito mais do que parece - um dia no qual Bast aprende muitas lições e ensina outras tantas também.

9. Em cartaz - Connie Willis (4,0)
Na história rápida, divertida e furiosa a seguir, a autora nos leva para uma noite no cinema que acaba sendo muito mais difícil e complicada do que simplesmente comprar um ingresso.

10. O príncipe de Westeros ou O irmão do rei - George R. R. Martin (4,0)
Aqui, o autor nos leva à turbulenta terra de Westeros, lar de sua série As crônicas de gelo e fogo, para contar a história do canalha fanfarrão Daemon Targaryen, o príncipe que nunca chegou a ser rei - embora sua ambição de se tornar rei possa fazer eclodir a guerra em todo o mundo.


Pelas notas já deu para ver que eu amei né, rs. Vou falar sobre cinco contos que mais me encantaram <3

Lógico que o primeiro conto que me encantou é o do Gaiman né, haha. Voltar a ambientação do livro Lugar nenhum foi maravilhoso e me encantei ainda mais pelo misterioso Marquês de Carabás. A escrita do autor é muito dinâmica e foi muito bom ler algo dele novamente. 

Gillian Flynn acabou comigo em seu conto, me deixou completamente de boca aberta. A personagem principal é muito daora e você se envolve fácil com a vida dela. O final foi incrível e me deixou  desconfiada de tudo ao meu redor. Quero muito ler mais obras da autora a partir de agora.

Conhecer Theradane e a personagem Amarelle foi simplesmente incrível. Uma história simplesmente fantástica, cheia de reviravoltas e magias e tudo que eu amo em uma história. Scott Lynch tem uma escrita mágica e envolvente, com certeza vou ler mais coisas do autor. Além do final ter deixado um gostinho de quero mais.

Em A caravana para lugar nenhum do Phyllis Eisenstein me encantei com o deserto e com o personagem principal. A aventura contida aqui é demais e muito envolvente, e o li numa tacada só. A escrita do autor é fluida e a história demais.

Pra finalizar, tenho que citar o conto do Patrick Rothfuss. Esse homem é demais e quero pra ontem a série As crônicas do matador do rei. Bast é um personagem incrívelmente sortudo, e quando mais você conhece ele, mais se encanta. Um personagem único para uma história única.


"Ninguém jamais conta a verdade sobre si mesmo. Nós contamos o que queremos que os outros julguem, para o bem ou para o mal." (p. 243)


É isso, espero que tenham gostado. Recomendo muito a leitura para quem gosta de fantasia. Aqui você vai encontrar várias facetas dela. Todos os contos são marcantes a sua maneira e é impossível não se encantar por eles e seus personagens canalhas. 

Comentem aí se já leram o livro ou os livros dos autores citados. Já fiquei muito curiosa e quero conhecer as obras daqueles que eu não li ainda.

Beijos e até a próxima

Me siga nas redes sociais 


5 comentários:

  1. Oi Gabi, tudo bem?
    Basicamente, os contos que eu mais gostei foram os mesmos que os teus. Principalmente o do Gillyan e o do Gaiman <3
    Só que eu também gostei muito de O principe de Westeros ou o irmão do rei. Adorei tua resenha! Beijos,
    http://www.entreleitores.com/

    ResponderExcluir
  2. Olá... Gabriela, tudo bem??
    Eu sinceramente não curto livros de contos... então não me interesso pela leitura dele, porém devo dizer que até que tem uns contos interessantes... nada que me prenderia, mas não devo deixar de falar isso... de qualquer forma, achei injusto a capa do livro ficar em destaque só um nome de autor, sendo que foi feito em conjunto, mas enfim... Xero!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Gabi!
    Já tinha visto esse livro rolando por aí, mas nunca parei para saber mais dele, e agora fiquei mega curiosa com esses contos, principalmente com o Gillian Flynn, que ainda não li nada e você elogiou muito bem, estou curiosa com o Neil Gaiman, acredita que ainda não tive oportunidade de ler nada do escritor? To morrendo por isso já, preciso conhecer sobre sua escrita e histórias! Já estou adicionando esse livro na minha listinha de desejados!

    Beijos!
    http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br//

    ResponderExcluir
  4. Oiii,
    Me interessei bastante pelos contos, muitos deles parecem ser do tipo que vou amar!
    Vivi
    Corujas de Biblioteca

    ResponderExcluir
  5. Oi Gabriela, tudo bom?
    Já li algumas resenhas desse livro, mas confesso que não me interesso muito justamente porque não sou de ler muitos livros de fantasia. Eu até gosto de liros de contos em que vários autores nos deliciam com seus escritos, mas esse realmente não é para mim. Apesar disso, fiquei com vontade de ler o da Gillian Flynn.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Espero que tenha curtido a postagem! Volte mais vezes :D