OPINIÃO | O Dragão de Gelo de George R. R. Martin

23 de jul de 2015



O Dragão de Gelo - George R. R. Martin

Título Original: The Ice Dragon
Páginas: 128
Ano: 2014
Editora: Leya
O dragão de gelo era uma criatura lendária e temida, pois nenhum homem jamais havia domado um. Quando sobrevoava o mundo, deixava um rastro de frio desolador e terras congeladas. Mas Adara não tinha medo. Pois Adara era uma criança do inverno, nascida durante o frio mais intenso de que alguém tinha memória. Adara não se lembrava de quando viu o dragão de gelo pela primeira vez. Parecia que a criatura sempre estivera em sua vida, avistada de longe enquanto ela brincava na neve gelada durante muito tempo depois de as outras crianças terem fugido do frio. Aos quatro anos ela o tocou, e aos cinco montou no dorso imenso e gelado do dragão pela primeira vez. Então, aos sete anos, em um dia calmo de verão, dragões de fogo vindos do norte desceram sobre a fazenda pacífica que era o lar de Adara. E apenas uma criança do inverno e o dragão de gelo que a amava poderiam salvar o seu mundo da completa destruição.


Olá amores, tudo bem? A resenha de hoje é de um livro que me encantou bastante. Espero que gostem :D

O Dragão de Gelo conta a história de Adara, uma criança que nasceu no frio mais intenso vivido pelas pessoas de onde mora. O frio que levou a sua mãe no trabalho de parto e que deixou marcas significativas na menina.

"Diziam também que o frio havia entrado em Adara no útero, que sua pele era azul-clara e gelada ao toque quando nasceu e que jamais havia se aquecido após todos esses anos. O inverno a tocara, deixara nela sua marca e tomara a menina para si." (p.17)

Adara não é como as outras crianças, sempre fora mais série, quase não sorria e nunca chorava. Não gostava de interagir com as outras crianças. O que sempre ansiava na verdade era a chegada do inverno, onde podia se encontrar com o que mais amava, o dragão de gelo. 


O dragão de gelo era o ser mais temido e indomável, pois quando aparecia, o inverno era mais gelado e durava mais tempo. Mas desde que Adara nasceu ele aparecia, e a cada inverno ficava por mais tempo. 

No inverno Adara ia para parte mais distante do campo de seu pai e fazia um enorme castelo de neve, que viviam cheios de lagartos de gelo. O frio nunca a incomodava e assim ela podia ficar horas a fio, enquanto seus irmãos e as outras crianças não aguentavam ficar por muito tempo do lado de fora. 

Todo inverno a menina via o dragão de gelo, mas apenas aos 4 anos o viu em terra. A partir disso, em cada inverno ela passava perto do dragão, chegando até a montá-lo, coisa que era impossível.

"O dragão de gelo soprava a morte no mundo. Morte, quietude e frio. Mas Adara não tinha medo. Ela era uma criança do inverno, e o dragão de gelo era o seu segredo" (p. 38)

Confesso que assim que comecei a leitura não sabia do que esperar. Principalmente por ser o primeiro conto infantil de Martin, mas adorei cada momento da leitura.

Adara é uma criança incrível, mas às vezes meio egoísta ao meu ver. A relação dela com seu pai e irmãos é meio distante, principalmente pelo fato dela detestar o calor. Seu pai não lhe dá muita atenção, pois trabalha o dia inteiro na fazenda que moram, e seu irmão Geoff sempre o ajudava. Teri, a irmã mais velha, cuidava da casa e às vezes trabalhava numa estalagem. Com isso Adara ficava sempre sozinha, ansiando para a chegada do inverno, que acontecia sempre após de seu aniversário.

Na época em que a história é passada, está havendo uma guerra, em que o rei do reino de Adara está perdendo. Seu tio Hal lutava na guerra montado em um dragão de fogo e a menina nunca simpatizara com ele. Todo verão ele aparecia, e isso queria dizer que o inverno estava mais longe de chegar.


Quando a guerra chega onde Adara mora é que vemos mais a evolução da menina durante a história. Apesar de ser um conto curto, ele é carregado de emoção e fica difícil o coração não se apertar em alguns momentos. Gostei muito do final, principalmente de como a menina evolui. A guerra não é fácil, e sempre deixa marcas.

Recomendo muito o livro para quem curte fantasia, e principalmente para quem gosta da escrita de Martin. Esse livro é diferente de As Crônicas de Gelo e Fogo, apesar de parecer estar ambientado no mesmo universo. Você vai se encantar com o dragão de gelo, e se emocionar com as cenas descritas. É uma boa pedida para passar a tarde.

A edição está linda, com ilustrações muito bem trabalhadas, que dão um charme especial a leitura. A editora está de parabéns.


É isso, espero que tenham gostado. Agradeço de novo ao Renan por ter me dado o livro de presente, foi uma leitura muito agradável. Comentem aí embaixo se já leram ou pretendem ler o livro.

Beijos e até a próxima

Me siga nas redes sociais 

16 comentários:

  1. Já queria ler,agora quero mais ainda. O tio Martin devia fazer parceria contigo pra cê resenhar todos os livros dele U.U BEJO!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia sim, é muito bom :D
      hahahhahaha aiai
      Vou tentar resenhar todos os livros dele que eu tenho aqui. Beijos

      Excluir
  2. Que página linda desenhada com o dragão. Acredita que ainda não li nada do George Martin? Preciso mudar logo isso, me sinto cada vez mais desorientada
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Olha eu comprei esse livro e sinceramente me chamou bastante atenção as illustrações. Eu ainda não o li, mas depois de ter lido a sua resenha fiquei bastante interessada, porque me parece ser uma história muito envolvente. Espero gostar bastante, porque eu ainda não li nada do Martin. Parabéns linda. Adorei seu ponto de vista também sobre o livro. =]

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/07/resenha-o-album.html

    ResponderExcluir
  4. Gente, que ilustração maravilhosa. Não sabia que o George Martin tinha livro infantil, definitivamente vai pra minha lista de presente pros meus priminhos. Que amor *-*

    ResponderExcluir
  5. Ainda não li nada do R. R. Martin acredita? Mas eu lerei em breve...rs
    Adorei a resenha e só me deixou mais ansiosa por me aventurar em qualquer obra do autor, que quem diria, tem livro infantil. Amei saber e adoraria ter em minha coleção. Mas é infantil!! E daí né? É Martin.

    LETRAS COM CAFEÍNA

    ResponderExcluir
  6. Olá! Sua resenha me deixou ainda mais curiosa, sério! Preciso desse livro!
    Acho a capa muito bonita, imagina as ilustrações!
    beijos!

    ResponderExcluir
  7. Cara eu preciso ler esse livro! Adoro o Martin, pena que ainda não consegui terminar de ler os livros de GoT, mas sempre que vejo um livro dele eu quero comprar xD hauahuahua e esse eu já venho namorando a um bom tempo, agora to mais ansiosa ainda para ler *-*

    beijos.
    www.amigadaleitora.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Gabriela!

    Nunca li nada do George MArtin acredita?
    Gostei da premissa da história de Adara, gosto de livros onde percebemos a evolução do personagem!!
    Bjos!
    Aline Praça
    www.leituravipblog.com

    ResponderExcluir
  9. Ah, Martin! Fiquei louca por esse livro assim que soube do lançamento, estou esperando para comprar e ler com minha irmã mais nova.

    Beijos,
    Miss Sorrisos Blog
    Twitter|Wattpad|Instagram


    ResponderExcluir
  10. Oi, tudo bem?
    Eu adoro as histórias do Martin, mas não consigo me dar bem com a escrita dele, mas fiquei curiosa por ser uma história diferente das Crônicas de Gelo e Fogo....
    Bjs

    http://a-libri.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi, Gabriela!
    Vc tentou me conquistar com o Stitch, mas não rolou. Não pretendo ler George Martin, nem com 5 estrelas, nem com fofuras de pelúcia, nem com nada. Primeiro porque não curto fantasia, depois porque ele é sanguinário. rsrsrs
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  12. Oi Gabi, tudo bem??
    Não curto os livros desse autor... na verdade são raros os livros que leio dessa temática... não gosto dessas coisas tão épicas e fantásticas demais, a história não me prende e não me conquistam, pelo contrário me cansam... mas acho super legal quem curte a leitura e conseguem viajar no mundo criados por esses autores cheios de imaginação... xero!

    ResponderExcluir
  13. Oi, tudo bem?
    Nunca li nada do George, e vivo adiando o dia que começarei a assistir GOT, rs, mas saber que se trata de um conto juvenil me atraiu muito. Todos elogiam muito a escrita do autor, mas confesso que tenho preguiça de ler sua série, pois é enorme e muito complexa. Então, um conto mais simples, e voltado para um público mais jovem é uma ótima ideia para conhecer a escrita dele
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi Gabriela, tudo bem?
    Sabe que não consigo imaginar George escrevendo um conto infantil?rsrs
    Mas é perceptível suas características nessas pouca páginas: dragões, guerra, frio, e realmente passa a impressão de ter a mesma ambientação de GOT.
    Acho que é uma boa dica pra começar se aventurar pelas narrativas do autor.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  15. Eu curto fantasia e curto a escrita de Martin, além de ter amado sua resenha, então, dica mais que anotada :D

    ResponderExcluir

Espero que tenha curtido a postagem! Volte mais vezes :D