Opinião | Marcelo Descobre A Alemanha de Regina Drummond

28 de jul de 2015

Título: Marcelo Descobre A Alemanha
Autor: Regina Drummond
Páginas: 223
Ano: 2010
Editora: Ceciliany Alves




Marcelo Descobre A Alemanha - A família brasileira Coronha Vasconcelos vai viver em Leipzig, na Alemanha, com data marcada para retornar. No ano em que a família mora nesse país, seus membros vivem com encantamento e dificuldades as diferenças culturais.




Oie pessoal, tudo bom? Aqui é o Léo mais uma vez, e hoje eu venho com mais uma resenha. 

O livro conta a história da família Coronha Vasconcelos, uma família tradicional se São Paulo que recebe a proposta de morar um ano na Alemanha por conta do emprego do pai da família, chegando lá a família precisa aprender e lidar com vários modos e costumes diferentes das pessoas e o adolescente Marcelo irá se encantar com a enorme cultura do país.


 A proposta do livro é muito boa, mas a forma como ela foi desenvolvida me desagradou bastante.

Ao meu ver esse livro tem o foco principal em informar como é a cultura de um país, nesse caso a Alemanha. É muito interessante ver e acompanhar a adaptação da família ao novo país, coisas rotineiras como fazer compras em um supermercado se torna impossível para eles logo na chegada ao novo lar. 

A medida que vamos avançando na história começamos a conhecer ainda mais o país através do Marcelo, por ele ser um menino estudioso, que gosta de poemas, de literatura, a cada dia a história por trás da Alemanha o fascina mais, e ele vai atrás disso através de pesquisas na internet, e essas pesquisas são anexadas juntamente a história. Então o leitor, juntamente com o personagem principal vai descobrindo coisas novas e muito interessantes, e isso é muito legal.

Eu não gostei desse livro porque na minha opinião para as coisas acontecerem na história demora demais, a narrativa é muito arrastada, e no início do livro nós temos bastante foco na adaptação do Marcelo a sua nova casa, e é muita reclamação para uma pessoa só. É introduzido um romance para o Marcelo durante a narrativa, e eu achei que não foi muito bem desenvolvido também pela narrativa arrastada e achei também que não houve química entre os personagens. O grande problemas desse livro para mim é a narrativa demorada.

 Pra mim o ponto mais legal do livro é a babá do filho caçula da família. Ela tem um senso de humor muito bom, e é muito engraçado acompanhar as partes dela na história, em um certo momento ela arranja um namorado na Alemanha e eu adorei todas as partes com essa personagem. E ao mesmo tempo, existem momentos mais profundos sobre a vida dela.

Bom galera eu não gostei do livro, mas vocês podem  dar uma chance e tirar suas próprias conclusões.

Espero que vocês tenham gostado e até a próxima :-D





8 comentários:

  1. Oi Leonardo...
    Gosto quando o livro é tipo um informativo da cultura de uma país, e esse a principio me pareceu interessante. Mas saber dos pontos negativos me desanimou. Na verdade é a primeira vez que vejo este livro.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Leonardo, eu sou o tipo de pessoa que sempre sonhou mudar de país. E por isso acredito que vou gostar do livro. Gostei da sua resenha sincera, dificilmente encontramos.
    A sinopse me chamou atenção!

    ResponderExcluir
  3. Não é um livro que me chama atenção e acho que as mesmas coisas que te desagradaram iriam me desagradar também, então vou passar... Ótima resenha, sincera e objetiva.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Esse livro não é do tipo que eu pegaria para ler.
    Eu gostei da sua sinceridade, porque as vezes é complicado avaliar um livro, mas a história em si mesmo não me chamou atenção e eu não compraria porque tbm não faz meu gênero. Mas gostei bastante do desenvolvimento da sua resenha. sério...parabéns

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/07/resenha-o-cachorro-e-seu-menino.html

    ResponderExcluir
  5. Olá... não conhecia esse livro, mas de cara já não o curti... não gostei dessa capa amarelada e nem do enredo... se exste uma país que eu não tenho a menor vontade de conhecer nem em livros é a Alemanha... não gosto do país e nem de seus costumes... esse é um fator principal, que me leva a não ler de jeito nenhum esse livro... infelizmente pra você ele não funcionou... Xero!

    ResponderExcluir
  6. Bem, embora você não tenha gostado muito do livro, eu simplesmente amei a premissa. Um grande sonho da minha vida é conhecer a Alemanha, palco de grandes tensões na 2ª G.M. E o fato de contarem a história do país me fascinou ainda mais, já que eu faço o curso de história na faculdade. Vi vários comentários de pessoas dizendo que não leriam, mas eu, mesmo não tendo lido esse livro em particular recomendo bastante livros que trazem história de uma forma mais descontraída.
    Bjs, Isa
    http://pausaparaconversa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Sério que te desagradou? :( Eu achei a premissa bem interessante. Não sei se eu leria, mas achei bem interessante. Eu adoro a Alemanha, queria muito saber mais sobre o país. :)

    ResponderExcluir
  8. Olá. Achei a premissa bem bacana, mas que pena que a grande parte do livro te desagradou. Mas pode ser que não tenha sido um momento bom para você ler ou algo parecido, mas realmente que pena. Fiquei curiosa para ler e quem sabe dou uma chance.
    Beijos, sucesso.

    ResponderExcluir

Espero que tenha curtido a postagem! Volte mais vezes :D