OPINIÃO | E Não Sobrou Nenhum da Agatha Christie

16 de jul de 2015


Título: E não sobrou nenhum
Autor: Agatha Christie
Páginas: 400
Ano: 2014
Editora: Globo Livros




O que era para ser uma grande festa em uma ilha, se tornou um verdadeiro pesadelo com as mortes sucessivas de todos que estavam naquele local. Quem estaria por trás de todos os assassinatos?





Oi pessoal, tudo bem? Aqui é o Léo mais uma vez, e hoje eu trago mais a resenha de um dos livros da nossa "Rainha do Crime".

O livro conta a história de oito pessoas que receberam um convite para uma grande festa em uma mansão em uma ilha distante, de um anfitrião anônimo. Chegando lá esses oito convidados são recebidos pelo mordomo e por sua esposa e recebem a notícia de que o misterioso dono da festa irá se atrasar. Depois de um belo jantar todas as dez pessoas vão para o grande salão e uma voz surge acusando cada um deles de algum assassinato, logo após isso cada uma daquelas pessoas começam a morrer um por um. E pior de tudo é quando eles se dão conta de que não há mais ninguém na ilha, e que o assassino está entre eles. 


Eu li esse livro com altas expectativas, pois havia visto muitas resenhas e todas falavam muito bem desse livro, a sinopse também me iludiu um pouco, mas eu me decepcionei um pouco. Eu gostei muito do livro, mas por conta de já achar que o livro seria perfeito antes de ler, trouxe um pouco de frustração na experiência de leitura, vou explicar isso melhor ao decorrer da resenha.

O livro é narrado em terceira pessoa, e cada capítulo é focado em um personagem, esse é um ponto muito legal e também uma sacada da Agatha, porque o livro não te "enrola" demais com excesso de desenvolvimento de personagens, você conhece cada personagem no que é essencial para a história, e é uma sacada da autora por colocar a gente na pele do personagem em foco naquele capítulo (acho que está um pouco confuso de entender). Ao ler um capítulo do livro, a autora te confunde em relação a todos os fatos, porque ela te envolve tanto com um personagem que você acaba tirando conclusões em cima do que aquele personagem pensa, só que ao passar para o próximo capítulo, você já não tem mais certeza se o que você pensa que aconteceu é a verdade. 

Você não vai querer parar o livro até a última página, até porque o nome do assassino está na última página, então se você é aquela pessoa que gosta de espiar a o final do livro, não te aconselho a fazer isso se você for ler esse livro. 

A minha decepção com esse livro foi o seguinte, durante toda a história a autora te leva a imaginar coisas surreais para o final, no sentido de ser algo genial, o problema foi que eu achei o final muito fantasioso para uma história que nada tem a ver com magia, bruxaria, sociedades secretas, é uma caso de assassinato, e por isso eu achei que não foi muito de acordo com o propósito da história. 

Eu deixo a minha recomendação desse livro para vocês, por que é um história cheia de surpresas e bastante cativante, e não é só porque eu me decepcionei que você também vá, ou porque muita gente gostou que você também vá gostar. A minha dica é leia esse livro nem com as expectativas muito baixas nem muito elevadas, tire suas próprias conclusões.


Espero que vocês tenham gostado e até a próxima :-D

12 comentários:

  1. Olá :) Nossa, gostei muito da proposta desse livro, o enredo é instigante, adoro livros nesse estilo, desperta meu interesse e imaginação, *-* nunca li nenhum livro da Agatha Christie, :( mas, sinto muita vontade e curiosidade, :D a história deve ser envolvente, :) gostei de saber que podemos ver/ler o ponto de vista dos personagens. :D Adorei a resenha!!! *--* Abraço!!!
    Blog: http://my-stories-wonderful-books.blogspot.com.br/
    Página: https://www.facebook.com/BlogWonderfulBooks

    ResponderExcluir
  2. Adoro a Agatha! A proposta dessa história é muito boa e a sensação que eu tive ao ler sua resenha é a de ''EU PRECISO LER!'' hahahhaha. Estou curiosa!

    http://anneandcia.blogspot.com.br/2015/07/resenha-livro-o-aprendiz-joseph-delaney.html

    ResponderExcluir
  3. Eu gosto bastante dos livros da Agatha,mas esse ainda não tive a oportunidade de ler,claro que já tá na minha listinha ne.

    ResponderExcluir
  4. Olha eu nunca li nada da Agatha Christie, mas tenho bastante interesse em fazer a leitura, porque me parece ser uma história bastante envolvente, ainda mais se tratando de investigação e tudo mais. Isso sinceramente me prende e não paro de ler até descobrir o que vai acontecer. Acho que esse livro seria uma boa pra mim. Não só esse, mas outros também que ela tem lançado aqui no Brasil. =]

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/07/resenha-entrelinhas.html

    ResponderExcluir
  5. Tenho uma prima fã louca da Agatha. Ela sempre me indicava os livros dela, então eu tenho muita vontade de ler! O único ruim de chegar em um livro cheio de expectativas é que em vários casos nos decepcionamos. Mesmo assim darei chance ao livro
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oie,

    Podem me julgar, mas eu nunca li nada da Agatha, e sempre que eu vou na Americanas da minha cidade encontro um livro dela, mas sempre tenho em mente outro livro, então nunca consigo comprar, mas com essa sinopse me deixou bem curiosa em.relação ao livro, e amo quando o autor confunde a nossa cabeça nos deixando imaginar mil e umas coisas.

    Mayla
    Meulivromeutudo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Apesar de eu ter alguns livros da Agatha aqui em casa, eles ainda estão lacrados.
    Tenho curiosidade em conhecer a escrita da autora e cada resenha nova me deixa ainda mais motivada, então acho que está na hora de por em dia algumas leituras pendentes hehehe

    bjs

    ResponderExcluir
  8. Sou louca por livros policias, mas nunca li nada da Agatha Christie, apesar de ter muita vontade. A espiadinha na ultima página em livros de suspense é muito perigosa mesmo, pode estragar todo o livro haha
    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Olá... Leonardo, tudo bem???
    Eu ainda não li nenhum livro da autora, mas tenho muita vontade por causa dos enredos criados... eu sinceramente nunca tinha ouvido falar desse livro, mas quando começou a sua resenha fiquei bem interessada como as coisas foram acontecendo... essa questão de convidar e depois acusar ficou ótimo... e saber que a cada capitulo é narrado e falado por um personagem ficou bem mais atrativo, mas vou ficar de boa quanto as expectativas... xero!

    ResponderExcluir
  10. Oie, tudo bom?
    Eu sou doida para ler esse livro da Agatha porque muitos dizem que é o melhor. Mesmo com o probleminha que você citou, acredito que a obra merece ser lida. Gosto de leituras que me instigam e deixam aquela dúvida durante a leitura.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Nunca li nada da Agatha, morro de vontade, mas vou deixar esse livro pra depois. E assim que for ler, lembrarei da sua dica e irei sem expectativa.
    http://odiariodoleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Olá Leonardo,
    Nossa, já tinha visto um episódio dos Simpsons e acho que de Family Guy também que essa história é parodiada, mas não sabia que sua origem levava até a Rainha do Crime! Muito interessante. Fico cada vez mais impressionada com essas influências que ás vezes nos são imperceptíveis na cultura pop.

    Beijos,
    Miss Sorrisos Blog
    Twitter|Wattpad|Instagram


    ResponderExcluir

Espero que tenha curtido a postagem! Volte mais vezes :D