Projeto Literário | Manias/Hábitos de leitura + Gênero Favorito

24 de mai de 2015





















Oi amores, tudo bem? Como foi o fim de semana de vocês?
Hoje eu venho com mais um post do projeto literário, que infelizmente está no fim já D: 

Hoje vamos conversar um pouco sobre algumas manias minha na hora da leitura mais o meu gênero favorito. Vamos nessa!!

Manias/Hábitos de Leitura
Não sou uma leitora muito estranha, mas tenho algumas particularidades na hora de ler. A principal é em relação aos post-it. Eu não consigo mais ler um livro sem usá-los, viciei mesmo. E a cor deles tem que combinar com a capa do livro. Se não combinar eu acho estranho. Gosto muito de ler ouvindo música, acabo me concentrando melhor na história, principalmente se a música combinar com os fatos do livro. Não tenho problema com lugares para ler, faço a leitura em casa, no ônibus, serviço, etc. E pra fechar, eu sempre sonho com o que estou lendo. Não importa qual gênero é, sonho com o enredo e que eu sou a personagem principal da história, rs. É louco eu sei, mas mania de leitora mesmo.

Gênero Favorito
Bom, nem preciso pensar muito nessa questão. Meu gênero favorito é Fantasia. A variedade de coisas que podem ser abordadas nesse gênero me encanta. Gosto de seres sobrenaturais, outros mundos, monstros, guerras medievais, e tudo mais que pode ser inserido como fantasia. São histórias que me prendem o tempo todo (se forem bem escritas) e que normalmente fico apaixonada!

Um pouco da definição do gênero: é tudo aquilo que transcende o mundo real, apresentando ao leitor/espectador criaturas e mundos imaginários, mas não se limitando a isso. O gênero fantástico permite ao autor trabalhar de maneira versátil, diferente de outros onde você se limita àquele mundo, criaturas viventes e forma de pensamento. Pode-se usar tanto mitologia quanto manter apenas personagens humanos. Esse gênero é obviamente distinguido de ficção científica e horror, mas o autor pode juntá-los , havendo o que muitos autores dentro da fantasia chamam de dark fantasy. Uma vantagem do gênero fantástico é que o mesmo não se prende apenas à literatura, mas também ao cinema e música. Também pode-se misturar fantasia com realidade, mesmo tendo todo um universo mágico por trás. (saiba mais aqui)

É isso amores, comentem aí se vocês tem manias na hora de ler e quais são elas e que gênero é o seu favorito! 

Não deixem de olhar os posts dos outros participantes também ;)

Beijos e até a próxima

Me siga nas redes sociais 

7 comentários:

  1. Oláá
    Adorei o post e saber mais sobre a blogueira, suas respostas estão ótimas e ao contrário de você, prefiro livros contemporâneos, nem sempre leio fantasias, tem que me atrair muito para eu ler haha

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Sabe que também não vivo mais sem post-it, viciei mesmo. Mas não faço questão de combinar com a capa, porém se eu começo com uma sequencia de cores, mantenho a sequencia até o final. rs
    Eu tenho mania de grifar com marca texto ou canetas coloridas, e aí sim, gosto que a cor combine com a capa.
    Beijos.

    Li
    Literalizando Sonhos

    ResponderExcluir
  3. Oi oi!
    Ainda vivo sem post-it mas sou que nem você: tem que combinar com a capa, se não, não rola hahahahaha
    Minha outra mania é ler de noite/madrugada. É o horário que funciono melhor e que a leitura flui melhor, tudo calmo e tal.
    Fantasia também é um gênero que gosto muito, mas compete com ficção científica hahahaha
    Adorei o post, beijão!

    ResponderExcluir
  4. Olá... tudo bem??
    Queria eu poder sonhar sempre com as histórias dos livros que leio, principalmente se é uma história que eu gosto muito... Mas eu tenho a mania de de cheirar o livro, ler a parte de trás e da orelha... é uma mania meio louca... mas é mais forte do que eu não consigo iniciar a leitura sem fazer isso... também escuto musica quando leio... adoro principalmente música eletrônica... Também não tenho problemas com lugares... leio em qualquer lugar... Eu já não curto muito livros fantásticos e confesso que adoraria... já li alguns, mas essa temática não era tão forte como outros.... eu amo Distopia... adoro um desastre futuristico kkkkk mas só nos livros rsrsrsrs.... xero!

    ResponderExcluir
  5. Hahaha, adorei suas manias, principalmente da cor do post-it combinar com a capa kkkk. Eu gosto de post it também, mas ao contrário, eu gosto bem colorido, gosto de seguir todas as cores depois começar de novo pra nenhuma se repetir... Também adoro o gênero de fantasia, acho incrível você poder se desligar do mundo real um pouquinho ;)

    ResponderExcluir
  6. Olá Gabriela,
    Super me identifiquei com você(eu só não leio no ônibus, porque fico enjoada rs. Mas no metrô eu leio com certeza)
    Meu gênero favorito é Fantasia também, pelos mesmos motivos.
    Adorei o post e o blog
    Beijos

    https://itgeekgirls.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  7. Oi,
    Acho que já tinha visto um outro post semelhante a esse..
    Bom eu também leio ouvindo músicas, coloco postit eu coloco que combine com a capa também hehe, leio no ônibus.. no inicio ficava enjoada também, mas depois foi melhorando.
    Adorei o post.
    Beijos



    Mari - Stories And Advice

    ResponderExcluir

Espero que tenha curtido a postagem! Volte mais vezes :D