OPINIÃO | A Espada de Kuromori de Jason Rohan

12 de mai de 2015

Título: A Espada de Kuromori
Original: The Sword of Kuromori
Autor: Jason Rohan
Páginas: 304
Editora: Escarlate

Aos 15 anos, Kenny Blackwood é um típico garoto da sua idade. Nascido na Inglaterra e morando desde os oito nos Estados Unidos, Kenny Blackwood vai a Tóquio para passar o verão com seu pai, um professor universitário. Ao chegar no Japão, o garoto fica surpreso ao descobrir um destino com o qual nunca sonhara. Ele é o único que pode deter uma guerra secreta prestes a explodir. Correndo contra um prazo impossível, Kenny precisa encontrar a lendária Espada do Céu e usá-la para evitar o pior. Mas um bando de monstros terríveis quer impedi-lo e o sucesso terá seu preço. Com a inteligente e destemida Kiyomi ao seu lado, Kenny precisará transitar entre o Japão moderno e o mítico para encontrar a espada perdida, antes que seja tarde demais.



Oi gente! Aqui é a Sibelle novamente e nesse início de mês eu vim resenhar o livro A Espada de Kuromori do Jason Rohan. Como a sinopse diz, Kenny vai para o Japão e lá ele recebe essa grande tarefa de impedir uma catástrofe dentro de um prazo quase impossível e tendo que sobreviver a vários ataques de monstros mitológicos japoneses.


A Espada de Kuromori é um livro infanto-juvenil que não tem um plot muito complexo, nem um grande desenvolvimento do enredo ou personagens, então não vá esperando isso. Na verdade, não vá esperando muito, porque esse livro é puro entretenimento. Ele é exatamente o tipo de livro pra te tirar de uma ressaca literária, pois você não tem que prestar muita atenção na leitura e ela é cheia de ação e aventuras que vão te deixar preso. É uma leitura sem comprometimento e sem complexidade. A história é simples e tem várias reviravoltas e lutas com seres mitológicos, os personagens são interessantes (apesar de que poderiam ter sido mais desenvolvidos) e algumas discussões entre Kenny e Kiyomi são muito engraçadas e divertidas!


Um dos pontos fortes desse livro, e que me fez querer lê-lo em primeiro lugar, é a cultura japonesa. O livro se propõe a trazer essa cultura e isso ele faz muito bem! Ao longo do livro você vai conhecer não só algumas expressões como também seres mitológicos, costumes e até mesmo alguns alimentos comuns no Japão. O legal é que o próprio Kenny não sabe nada, então o leitor vai aprendendo junto com ele (o que torna o glossário no final do livro um pouco inútil enquanto você lê, já que tudo é explicado durante as conversas entre os personagens).
Como disse lá no início, o livro não tem muita complexidade, então o conflito do livro não termina muito bem desenvolvido, o vilão do livro não é muito explorado. Entretanto o livro não é focado nisso e sim no divertimento mesmo.


Apesar de não ser o livro mais bem planejado e construído do mundo, ele mereceu 4 corações do reino de copas por ser muito divertido e realmente prender o leitor. Ele simplesmente faz você se sentir bem lendo e são tantas aventuras e monstros que não tem como você ficar preso em alguma parte, sempre dá vontade de ler mais um capítulo.
Uma coisa que me deixa só com um pouquinho de receio é o primeiro capítulo do segundo livro da trilogia/série (não tenho certeza de quantos livros vai ter) que vem no final do livro. Eu admito que não li por não querer saber nenhum spoiler do próximo livro, mas A Espada de Kuromori termina de uma maneira muito satisfatória e não deixa nenhuma dúvida ou pergunta não respondida para o próximo livro, o que me faz questionar porque o autor resolveu continuar o livro. Ficarei no aguardo né? Assim que sair aqui no Brasil (porque lá fora já lançou com o título "The Shield of Kuromori" - O Escudo de Kuromori) venho resenhar pra vocês!
Então é isso gente! Eu espero que vocês tenham gostado da resenha! Se você já leu o livro, me diz o que achou nos comentários pra gente bater um papo! 


Espero vocês na próxima resenha!

Onde me encontrar

21 comentários:

  1. Esse livro parece ser bem legal, mas não é o tipo de história que gosto. Vou indicá-lo para o meu irmão, ele ama cultura japonesa e com certeza vai gostar.
    Beijos
    http://tudoqueeuli.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se ele gosta de cultura japonesa tem grandes chances dele gostar sim! Tem muito sobre os deuses antigos japoneses!

      Excluir
  2. Olá!
    Fico contente que tenha sido uma leitura agradável para você. Gostei de saber que no livro podemos conhecer um pouco a cultura japonesa, adoro livros que nos possibilite conhecer outras culturas. E melhor ainda saber que é um livro leve, sem complexidade, vou anotar a dica para quando eu tiver uma ressaca literária!
    Beijos.

    Li
    Literalizando Sonhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! Ele é ótimo pra ressacas! A cultura japonesa fica muito bem representada e ele a história é bem movimentada rsrsrs
      Espero que goste do livro! Beijos!

      Excluir
  3. Fiquei animada com o livro no enredo, mas me desanimei um pouco por ele não ter um enredo complexo como você falou na resenha. Ainda assim, achei um infanto bem interessante, e fiquei com vontade de ler mesmo assim!

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sei que ele ser infanto-juvenil não é desculpa pra um enredo sem complexidade porque Harry Potter tem uma trama bem complexa, mas acho que talvez isso mude nos próximos livros. Ele é mais um livro pra entreter e distrair sabe, acho que ele é ótimo pra incentivar a leitura, justamente porque foge do "livro complexo que deve ser chato" pras pessoas que não tem o hábito de ler.
      Beijos!!

      Excluir
  4. Olaaa
    Sua resenha ficou ótima e o enredo é bem interessante mas a história em si nao me chamou atenção pois não é meu gênero favorito.

    Beijos
    Reality of Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Fico feliz que gostou da resenha!
      Pena que não é seu gênero favorito, infelizmente a gente não curte tudo né? rsrsrsrsrs
      Obrigada pelo comentário! Beijos!

      Excluir
  5. Bem a história tem pontos interessante e parece ser uma aventura legal para o leitor conhecer. Apesar dos pontos negativos ressaltados, tenho curiosidade em ler, principalmente por se tratar da cultura japonesa, enfim, espero gostar quando ler.

    www.daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, a história é muito legal e divertida! Apesar de ter pontos fracos, isso não faz o livro ser ruim sabe <3 eu me diverti muito lendo!
      Espero que goste!

      Excluir
  6. Eu tenho vontade de ler este livro desde que vi no estande da Editora na Bienal, foi bom ler sua resenha e saber mais sobre a história, mas estou com menos expectativas agora.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele é muito legal e divertido! Na verdade é até bom ter menos expectativas, porque acho que vai conseguir se divertir mais na leitura sabe rsrsrs
      Beijos!

      Excluir
  7. Oie, tudo bom?
    Esse livro foge da minha zona de conforto e acho que leria apenas para conhecer mais sobre a cultura japonesa. Achei a narrativa interessante também por ter muitas reviravoltas.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi =D
      Ele é muito bom nesse ponto de apresentar a cultura pro leitor! As vezes sair da nossa zona de conforto pode se revelar uma boa surpresa rsrsrsrs
      Beijos! Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  8. Oi, tudo bem?
    Esse livro não faz muito meu estilo, mas também tenho muita curiosidade pela cultura japonesa, e esse é mesmo um incentivo para leitura. E livros cheios de ação e aventura são boas distrações mesmo
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, nem sempre o livro precisa ser super complexo e bem estruturado pra fazer a gente gostar dele né? As vezes são livros como esses que despertam mais a nossa vontade de ler =D
      Obrigado por comentar! Beijos!

      Excluir
  9. Nossa, achei a capa linda demais. Curti infanto juvenis, apesar de não ter familiaridade com a cultura japonesa. Adoro ação e aventura, então, quem sabe eu vá curtir a leitura. Adorei a dica, livro diferente, nunca tinha ouvido falar.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! A capa é super linda e chamativa! Se você gosta desse gênero acho que vai gostar sim =D e a cultura fica realmente bem clara.
      Fico feliz que tenha gostado, espero que goste do livro também!
      Beijos!

      Excluir
  10. Oi, Gabis!
    Estou super curiosa pra ler esse livro, meu irmão - que é apaixonado pelo Japão e cultura japonesa. O que me desanima um pouco é não ser um livro único, com uma lista tão imensa de livros pra ler fico com o coração apertado de acrescentar uma série, que ainda não acabou de ser lançada ainda por cima! Hahaha.
    Mas adorei a resenha (principalmente quando você cita que o livro fala muito sobre a cultura japonesa), e acho que não vou ter outro jeito a não ser colocar na lista... xD
    Bjos,

    Mari
    Mari The Reader

    ResponderExcluir
  11. Oie Sibele tudo bem, gostei da resenha bem detalhada, mas esse é o tipo de livro que não me atrai, mas uma ótima dica para meus filhos aqui em casa! Bjkas

    ResponderExcluir
  12. Parece ser bem legal esse livro, eu gosto bastante de historia que falam sobre a cultura de um pais, então acho que vou me diverti lendo esse livro e como você mesmo disse sem precisar me preocupar com uma ressaca literária.

    coisasdemineira.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Espero que tenha curtido a postagem! Volte mais vezes :D