OPINIÃO | Ao Anoitecer de Débora Santos

5 de mai de 2015


Ao Anoitecer - Débora Santos

Série: Ao Anoitecer - Livro 1
Páginas: 284
Ano: 2015
Editora: Aquarius Gráfica e Editora

*Livro cedido em booktour

Uma sociedade modificada por uma revelação inesperada é o pano de fundo da história de Ana, uma jovem professora, filha de um americano com uma brasileira, que se vê as voltas em uma realidade em que humanos e vampiros dividem o mesmo espaço ao anoitecer. Assim como a maioria dos humanos, ela aprendeu a aceitar a atual condição com os novos “cidadãos”, mas prefere manter-se afastada de qualquer contato com os seres noturnos. No entanto, isso está prestes a mudar, pois o destino a coloca em uma situação tão envolvente quanto aterradora, onde ela conhece aquele que a fará repensar todas as suas crenças e opiniões. Alguém que irá mudar sua vida. Para sempre.

Olá meus lindos, como estão? Hoje vim com a resenha do primeiro booktour que participo. Espero que gostem! *-*

O livro conta a história de Ana, uma professora recém formada, que mora em Brookline nos Estados Unidos. Atualmente mora sozinha, pois seu pai e seu irmão decidem ir morar em Minas Gerais no Brasil, para ficarem mais perto da família de sua falecida mãe. Como ela acabou de se formar e tem um emprego estável, decide ficar, pelo menos por enquanto. Para comemorar essa nova fase em sua vida, suas duas amigas, Emilly e Sara decidem sair para comemorar. Elas decidem ir a uma casa noturna, mas não qualquer uma, e sim a considerada o clube dos vampiros.

Nessa história, vampiros e humanos coexistem. Dois anos antes de onde a história começa, o conselho dos vampiros decidem anunciar sua existência, e junto com o governo dos humanos, criam algumas leis para que ambos possam viver em harmonia. 

Ana fica extremamente receosa de ir a esse clube, pois mesmo sabendo da existência doa vampiros, nunca se encontrou com algum de fato. Mas a insistência de Emilly acaba a convencendo a ir. Após um acontecimento, Ana acaba conhecendo Simon, o dono do clube e desde então eles acabam se encontrando por acaso algumas vezes e um sentimento começa a surgir entre eles.

Era sabido que o principal interesse dos vampiros nos humanos era, basicamente, satisfazer sua necessidade de alimento e nutrição. Na maioria das vezes, este interesse se estendia ao âmbito carnal e nunca sentimental. E cá estava eu. Apaixonada por um ser milenar, que pertencia a uma classe que enxergava os humanos dessa forma. (p. 104)
Não sei nem por onde começar essa resenha direito, então me perdoem caso pareça meio confusa, rs. Tive muitos sentimentos contraditórios ao longo da leitura e espero passar um pouquinho para vocês.

Primeiro de tudo, eu adorei o livro. A escrita da Débora é extremamente fluída, você nem percebe direito que as páginas estão virando, mesmo quando não há reviravoltas na história. 

Ana é uma protagonista que simpatizei de cara. Primeiro por ser professora (tenho que simpatizar com minha classe né) e depois por não ser uma personagem cheia de frescuras e mimimi, como vejo em outros romances vampirescos. O relacionamento dela com o Simon acontece gradualmente, o que eu gostei demais. Ver os dois se apaixonando, se descobrindo, conhecendo um pouco sobre eles, realmente foi um ponto positivo. Amei saber mais sobre o passado de Simon, sua trajetória até se transformar em vampiro, é quase impossível não se apaixonar por ele. Simon é extremamente educado, às vezes fala até de uma forma rebuscada, que combinou perfeitamente com suas características. Mas o personagem que mais me conquistou foi Gabriel, o sócio e amigo de Simon. Sério, como não amar aquele ser?? Lindo, educado, divertido e sempre de bom humor fazendo com que as cenas em que aparece fiquem até mais leves. 




O livro não tem muitos acontecimentos, mas deixa um mistério no ar para o próximo volume. Algumas coisas estão acontecendo e Simon e Gabriel acabam envolvidos, por fazerem parte do conselho de sua cidade. Já fiquei curiosa para saber mais, e tenho minhas teorias também.

Mas o que me fez tirar algumas coroas, foram a falta de profundidade na relação e Ana e Simon. Senti que eles ficaram muito pouco tempo juntos, comparado a eles serem os principais da trama. Faltou interação, principalmente nas cenas mais íntimas do casal. E isso me decepcionou um pouco. 

Mas tirando esse fato, é um livro que super recomendo. Em algumas partes você sente uma leve (bem leve) semelhança Crepúsculo e True Blood, mas nada que prejudique o enredo. Você vai se apaixonar pelo Simon e mais ainda pelo Gabriel. Vai se divertir com as amigas de Ana e suspirar pelo romance dos dois. Sem esquecer de que vai ficar ansioso pelo mistério que ronda a história. 




Não posso esquecer de falar da edição do livro. A capa está maravilhosa e super combina com a história. Realmente é um trabalho gráfico incrível. O botton e o adesivo também ficaram lindos. Tudo está demais! *-*

É isso, não sei se consegui passar tudo que senti sobre o livro, resenhas são bem complicadas de fazer. Espero que possam ler e curtir a história tanto ou mais do que eu.

O livro tem um book trailer, que eu adorei. Vou deixar aqui em baixo para vocês assistirem. Não deixem também se curtir a page do livro no facebook.


Beijos e até a próxima

Me siga nas redes sociais 

10 comentários:

  1. Ei, Gabi!
    Eu sabia que você ia curtir a história! :D
    E o Gabriel realmente é demais! Um dos meus personagens preferidos também.
    Mas jura que sentiu isso em relação ao casal? Eu curti todo o tempo que eles passaram juntos e acho que interagiram muito bem, se é que me entende. hahahah
    Adorei as fotos!

    Beijos
    http://www.pensamentoseminstantes.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Evelyn, pois é né :)
      Gabriel é amor para a vida, apenas <3
      Sim, eu senti que algumas partes foram cortadas abruptamente e esperava mais.
      Obrigada :) Beijos

      Excluir
  2. Oi, Gaby!

    Obrigada pela resenha, amei!!

    Acho que você expressou bem o sentido geral da história desse primeiro livro da série :)

    É ótimo ter esse feedback e saber o que deu certo e o que pode ser melhorado ;)

    É muito bom saber também que os personagens agradaram <3 Fico surpreendida como o personagem do Gabriel agrada, pq no enredo original da história ele nem iria existir, haha. Essa é uma curiosidade sobre o personagem dele que conto em outra oportunidade ;)

    Mais uma vez obrigada. Resenha linda e sincera.

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Débora :)
      Que bom que gostou da resenha, fiquei meio apreensiva a escrever ela, porque é complicado falar de livros que conhecemos o autor.

      Ainda bem que você colocou o Gabriel, ele é incrível <3333 Muito amor por ele.

      Eu é que agradeço, espero que o próximo saia logo HAHA Beijos

      Excluir
  3. Olá :) Amei a sua resenha! *-* é a primeira que leio sobre esse livro, nunca tinha visto esse book, :/ fiquei apaixonada pela capa, chamou minha atenção, achei lindíssima. *-*
    Gostei muito da proposta do livro, histórias envolvendo vampiros despertam o meu interesse, a trama desse livro aí aparenta ser agradável, o romance deve ser muito bom. :)
    Beijos! *-*
    Blog: http://my-stories-wonderful-books.blogspot.com.br/
    Página: https://www.facebook.com/BlogWonderfulBooks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Gaby, que bom que gostou :)
      A edição está maravilhosa mesmo. É um livro lançado recentemente, por isso não foi muito divulgado ainda.
      Também adoro histórias de vampiros, e esse me conquistou <3
      Beijos

      Excluir
  4. Oi Gabi, parabéns pela resenha! Ainda não conhecia o livro e nem a autora, mas muito sucesso para ela. Gostei bastante da capa! A premissa do livro é boa e o romance parece ótimo! Anotei a dica!

    Beijos,
    http://www.estantedarob.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Ooi!

    Eu não conhecia esse livro e o que primeiro chamou atenção foi: Personagem chamada Ana, eu adoro essas bobagens hahha.
    Gostei do enredo,e mesmo tendo essa pequena falha, eu acho que a leitura seria agradavel.
    A capa é linda <3


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  6. Oie Gabi! ^^
    Não conhecia o livro ainda, mas já fiquei muito interessada, achei o trabalho na capa linda e por ser um livro com sequência já ganha alguns pontos comigo! :D
    E depois de já estar interessada na história mesmo tendo um ponto que precisa melhorar, você ainda cita True Blood! O.O Eu queroooooooo! Sou apaixonada por vapiros! hahahaha :D

    Beijos e até logo! <3
    https://worldofmakebelieveblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  7. semelhança com true blood eu gosto <3 hahahaha
    nunca participei de book tour pq tenho a maior dó de nao ficar com o livro hahahahah mas adorei a resenha e o livro parece ser legal...depois que eu der uma diminuida na gigante fila de leitura eu procuro ele

    ResponderExcluir

Espero que tenha curtido a postagem! Volte mais vezes :D