Culturação | 5 livros nacionais que todos deveriam ler

11 de mai de 2015















Olá amores tudo bem? Um ótimo início de semana para vocês :D
Não é novidade que sou apaixonada por projetos, maratonas, blogagens coletivas e afins. Gostou muito de trazer conteúdos diferenciados para o blog, mas ainda sim deixando ele um pouco mais pessoal, sempre dando minha opinião. 

Quando vi esse projeto, achei extremamente legal, porque eu poderia diversificar mas sem sair do rumo. Então aqui estou eu com mais um projeto, o Culturação!

"O Culturação funciona quase da mesma forma que a postagem coletiva, mas com algumas pequenas alterações. Seria como um grande encontro de blogueiros onde podemos conversar sobre um mesmo tema, conhecer pessoas, esclarecer dúvidas e ainda ganhar livros e mimos."

"Serve para conhecermos as diferentes opiniões e criatividade sobre um mesmo tema. Para interagirmos com outros blogueiros. E serve principalmente para aqueles dias em que acordamos com “amnésia-literária” e não temos a mínima ideia do que postar. E claro que para nos divertimos bastante, pois os temas propostos são sempre elaborados de forma bem criativa e divertida"

Então esse é um resumo básico do que é o projeto e como ele funciona. São 6 temas por mês, mais 1 surpresa, e devo escolher pelo menos um para falar por aqui. Se você gostou e quer participar, é só entrar no grupo do facebook, clicando aqui.

Agora vamos para a postagem né HAHA 
Para esse mês tinha vários temas legais, mas queria falar de um que ainda não é tão divulgado assim, que é a literatura nacional. Vou confessar que leio bem pouco livros nacionais, comparados aos livros que leio, e pretendo mudar isso. Por isso hoje vim indicar meus 5 livros nacionais favoritos, que acho que vocês gostariam. Vamos lá:

1. ARDENTE PERIGO - LARISSA SIRIANI
Eu me apaixonei pelo romance sobrenatural contido nesse livro, e fiquei bem apreensiva de como as coisas estavam indo no final. Resenha aqui.



Uma garota, um grande amor, o bem, o mal. E uma escolha que mudará o destino do mundo. Conheça Ardente Perigo. A vida pacata de Laura sofre uma guinada radical quando um desconhecido se muda para a sua escola. O calado e misterioso Théo não tem amigos, parentes, nem passado – mas tem, de sobra, o poder de virar a vida de Laura de cabeça para baixo. O sobrenatural, que antes Laura só conhecia pelos seus livros favoritos, invade a cidade e ela se vê carregando o peso de uma decisão que mudará tudo o que ela conhece. Mas como escolher entre um grande amor e uma grande amizade?



2. FUNÇÃO CEO - A DESCOBERTA DO PRAZER - TATIANA AMARAL
Esse livro é só para +18 ein. Adorei esse livro, a forma como a autora aborda os temas mais sérios, junto com o romance e as partes mais íntimas ficou demais. Estou louca para ler os outros dois volumes.


Não precisou mais do que um olhar para que entendesse que não tinha mais volta. Ela pertenceria a ele. Quando Melissa Simon iniciou o estágio como substituta da secretária executiva do CEO do grupo empresarial C&H Medical Systems, nunca imaginou no que estava se metendo. Robert Carter, líder e maior autoridade dentro da empresa seria o seu chefe. Não bastou mais do que um olhar para que Melissa entendesse que não tinha mais volta. Ela pertenceria a ele. Mas não sabia o que encontraria pela frente. Um jogo intrigante de sedução e descobertas, onde o amor é a única carta proibida. A entrega impensada a prazeres nunca antes sentidos e a certeza de que nada mais será como antes. Robert Carter é o chefe e ele estará no comando. Melissa Simon é a estagiária e estará disposta a obedecer às regras. Juntos eles descobrirão que sexo, prazer e amor, nunca mais serão a mesma coisa. 

3. SAL - LETÍCIA WIERZCHOWSKI
Sem comentários para esse livro. Ele é incrível, te faz refletir sobre tantas coisas. E a escrita poética só deixa uma atmosfera mais especial na hora da leitura.






Um farol enlouquecido deixa desamparados os homens do mar que circulam em torno da pequena e isolada ilha de La Duiva. Sob sua luz vacilante, a matriarca da família Godoy reconstitui as cicatrizes do passado. Em sua interminável tapeçaria, Cecília entrelaça as sinas de Ivan, seu marido, e de seus filhos ausentes, elegendo uma cor para cada um.






4. FÁBULAS DO TEMPO E DA ETERNIDADE  - CRISTINA LASAITIS
Até hoje me arrependo de ter trocado esse livro. São contos e fábulas incríveis, onde algumas se interligam e deixam a história mais incrível ainda.



Virá o tempo em que as estrelas se apagarão, a matéria ruirá sob suas próprias forças e os buracos negros se diluirão no vácuo. As leis da física profetizam que, tal como cada um de nós, o universo que habitamos também terá o seu término.A religião nos legou a fé na eternidade, a ciência concedeu-nos o conhecimento do fim. Dividido entre a pulsão pela vida e a lógica crua, o ser humano passou a conviver com a angústia de ser carregado pela correnteza das horas num curso irrefreável rumo ao grande mistério. Surge aí a fatal pergunta: como superar os limites impostos pelo tempo?




5. O XANGÔ DE BAKER STREET - JÔ SOARES
Não me lembro bem da história, porque li faz muito tempo. O que lembro é que adorei a leitura e dei boas risadas. Mas é o Jô né gente, não dá para esperar outra coisa.


Um violino Stradivarius desaparecido, algumas orelhas cortadas e seus respectivos cadáveres trazem o famoso Sherlock Holmes ao Brasil, por recomendação de sua não menos famosa amiga Sarah Bernhardt. Porém aquilo que parecia um pequeno e discreto caso imperial transforma-se numa saga cheia de perigos, tais como feijoadas, vatapás, mulatas, intelectuais de botequim, pais-de-santo e cannabis sativa. Sem falar, é claro, dos crimes do primeiro serial killer da história, que executa seu sinistro plano nota a nota, com notável afinação e precisão de corte. O britânico e intrépido detetive e seu fiel e desconfiadíssimo esculápio vivem então no Rio de Janeiro a aventura de Sherlock Holmes que Conan Doyle se excusou de contar - por motivos que ficarão bastante óbvios -, mas que para felicidade do leitor brasileiro Jô Soares resgata neste romance implacável e impagável.

É isso galera, espero que tenham gostado das recomendações. Comenta aí embaixo se já leu ou pretende ler algum dos livros citados, e principalmente: que livros nacionais você indica? Vamos divulgar a nossa literatura, que está cada vez mais rica.

Beijos e até a próxima

Me siga nas redes sociais 

19 comentários:

  1. Desses livros só li e adorei O xangô de Baker Street.
    Discordo que os nacionais são pouco divulgados. Estou na blogsfera a quatro anos e nesse tempo percebi o inverso, a cada dia mais pessoas leem e dão sua opinião sobre os nacionais. Mas eles ainda precisam ser mais valoridos pelas outras mídias, livrarias e editoras.
    Enfim gostei das dicas de leitura. Depois passa com calma lá no meu blog que tenho várias resenhas nacionais, além de parceria com autores que vc pode conhecer. Fica a dica!!!

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adoro esse livro também <3
      Sim, os blogueiros tem dado muito apoio a literatura nacional, mas o que falta mesmo é o apoio das editoras, concordo com você :D
      Vou olhar sim, quero ler cada vez mais da nossa literatura. Beijos

      Excluir
  2. Eu não li nenhum desse livros que você indicou, mas já li coisas super positivas sobre o livro FUNÇÃO CEO - A DESCOBERTA DO PRAZER - TATIANA AMARAL que por sinal parecer ser uma romance bem quente, porem com uma historia linda e romântica do jeito que gosto.

    coisasdemineira.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, o livro é desse jeito mesmo. Você vai amar <3 Beijos

      Excluir
  3. Olá! Como vai? Eu já li O Xangô, e depois desse seu post pretendo ler Sal. Aproveito e te deixo dois autores nacionais que você deveria conhecer: O Daniel Galera e a Luisa Geisler. Já sou apaixonada pelos livros do Galera, e agora estou lendo "Luzes de emergência se acenderão automaticamente", da Luisa, e estou gostando. Recomendo! Em breve publicarei resenha sobre ele no meu blog.
    Um abraço,
    www.literasutra.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Monalisa, tudo bem :D
      Sal <333 Meu amor por esse livro.
      Não conhecia os autores, obrigada por indicar, aguardo as resenhas. Beijos

      Excluir
  4. Olaaa
    Nao li nenhum ainda e alguns nunca tinha ouvido falar mas suas indicações foram ótimas. Quero muito ler Sal, parece ser otimo, legal o post.

    Reality of Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Catharina, que bom que gostou :D
      Espero que leia Sal e adore a leitura, beijos

      Excluir
  5. Oi Gabriela.
    Bacana esse projeto, e o tema que você escolheu é melhor ainda.
    Gosto de receber novas dicas de livros nacionais, dos citados conheço Sal e O Xangô de Baker Street, mas nem li ainda. Na verdade são tantos livros que não dou conta, mas eles estão na estante.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Paty :D
      Sim, me identifiquei muito com o tema. Pois é, muitas leituras para fazer e pouco tempo. Mas espero que possa lê-los logo. Beijos

      Excluir
  6. Olá!
    Gostei bastante do novo projeto. Tenho vontade de participar de blogagens e projetos coletivos assim mas não tem sobrado muito tempo :/

    Sobre os livros, vou te conbfessar que muito dificilmente leio nacionais mas isso está começando a mudar pois consegui parceria com dois autores brasileiros e também por que temos que dedicar um espaço na nossa instante pra aquilo que é da nossa terra também.
    Adorei os títulos que você indicou e com certeza pelo menos um deles eu irei ler.

    BJOS!
    http://luadeneonblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Vanessa :D
      Eu sempre tento arrumar um tempinho, porque é algo bem bacana. Verdade, tem muito livro bom por aqui para ser descoberto. Que bom que gostou, beijos

      Excluir
  7. Oiee, tudo bem?

    Não curto sobrenaturais e também não leio livros eróticos. Mas sempre tive curiosidade em ler Sal, mas não sei o que me espera na leitura, tenho medo de me decepcionar =(.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Kel, tudo bem :D
      Sal é um livro incrível, acho que você iria gostar da leitura. Tente dar uma chance a ele, beijos

      Excluir
  8. SAL é um dos livros mais lindos que já li, a história complexa, os personagens marcantes e a ambientação perfeita, só de ver a capa já me senti de volta ao Farol.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cida, você é a primeira que vejo que também leu o livro <3
      A história é incrível mesmo, e pretendo relê-lo para fazer uma resenha dele, porque ele merece. Beijos

      Excluir
  9. Oie, tudo bom?
    Muito interessantes suas indicações porque foram de vários gêneros diferentes. Conhecia Sal, mas nunca li o livro. O Xangô de Baker Street é um livro que sempre tive vontade de ler, pois conheço a escrita do Jô Soares e gosto muito.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Aline, tudo bem :D
      Leia assim que tiver oportunidade, são muito bons os livros.
      Beijos

      Excluir
  10. Não conhecia nenhum desses livros, mas parecem ser bem legais mesmo.
    Amei essas capas de Sal e Fábulas do tempo e da eternidade <3

    Beijos
    Colecionando Primaveras

    ResponderExcluir

Espero que tenha curtido a postagem! Volte mais vezes :D