Projeto Literário | 5 Cores, 5 Livros

20 de abr de 2015

















Oi pessoas lindas, tudo bom?
Hoje vim com mais um post do Projeto Literário. Para ver o primeiro, clique aqui. O tema de hoje é 5 cores, 5 livros. Terei que escolher 5 cores e relacioná-las com 5 livros (dããã).

O modo de escolha para relacionar vai de cada um. Decidi escolher minhas 5 cores favoritas (roxo, azul, preto, laranja e branco) e relacionar com capa de livros favoritados, ou que tenho gostado muito. E, vou deixar também, o significado de cada cor. Que nem eu conhecia, rs. Vamos lá:

ROXO
roxo deriva do Latim russeus, “vermelho-escuro” e transmite a sensação de prosperidade, nobreza, respeito, poder, dignidade, devoção, piedade, sinceridade, espiritualidade, purificação e transformação. Equivale a um pensamento reflexivo e místico. O profundo mistério que a cor evoca pode promover sensações de tristeza e melancolia caso a pessoa conviva demais com o roxo. É uma cor que simboliza o mundo metafísico. É a cor da alquimia e da magia. Ela é vista como a cor da energia cósmica e da inspiração espiritual.


Essa é de longe a minha cor favorita, então não podia deixar de relacionar com um livro que me marcou e uma série que me deixou com uma ressaca tremenda. A Viagem do Tigre é o terceiro livro da Saga do Tigre, publicada pela Editora Arqueiro, e um dos meus favoritos da Saga. A partir desse livro que comecei a me apaixonar ainda mais pela história, e saber como ia ser o fechamento de Kelsey, Ren e Kishan.



AZUL
O termo azul vem do persa lazward, “azul, lápis-lazuli”. É a cor do espírito e do pensamento. Simboliza a lealdade, a fidelidade, a personalidade e sutileza. Simboliza também o ideal e o sonho. É a mais fria das cores frias. ajuda a baixar a pressão arterial, acalma e traz clareza mental. Produz tranqüilidade, ternura, afetuosidade, paz de espírito e segurança. Reduz o stress e a ansiedade, promovendo a saúde emocional. Favorece as atividades intelectuais e a meditação. Simboliza devoção, fé, aspirações elevadas, sinceridade, confiança e tranqüilidade.


Meu sonho é ter um quarto dessa cor. Não sei se são verdadeiros esses significados, mas sempre me sinto bem em um ambiente com essa cor. Por isso escolhi o livro O Oceano no Fim do Caminho do Neil Gaiman, publicado pela Intrínseca. Além de ser escrito por meu autor favorito, a história remete a infância, lembranças e passado. Quando lia, refletia sobre muitas coisas, além de ser um livro relaxante para mim.



PRETO
Do latim pressus, “apertado, denso, comprimido”, de premere, “apertar, espremer” expressava a noção de que se tratava de uma cor onde existiam muitos (ou todos os) pigmentos. preto é a cor do mistério e está associado à ideia de morte, de luto e de terror. Transmite introspecção, favorece a auto-análise e Significa também dignidade. Uma cor com valor de uma certa sofisticação e luxo. 


Adoro essa cor, principalmente porque ela combina com tudo. E porque emagrece. rs. Escolhi essa capa porque foi a que li. Quem é Você, Alasca? é um livro com opiniões diversas, mas que eu me apaixonei, e para mim é o melhor do John Green (de todos que li). O que mais gostei foi ver o amadurecimento dos personagens, a superação da perda e a importância da amizade, tudo isso envolto de personagens incríveis.



LARANJA
laranja é uma cor quente e ativa que significa movimento e espontaneidade. É a cor do sucesso, da agilidade mental, e da prosperidade. Simboliza encorajamento, estimulo, robustez, atração, gentileza, cordialidade, tolerância e prosperidade. Também é a cor da comunicação, do calor efetivo, do equilíbrio, da segurança, da confiança. É cor das pessoas que crêem que tudo é possível. Estimula otimismo, generosidade, entusiasmo e aumenta o apetite. É acolhedor, quente, íntimo. 


Essa cor entrou a pouco tempo nos favoritos, e é completamente diferente de minha pessoa, rs. Não tenho livros laranjas que me marcaram, então escolhi uma capa que é amarelo-alaranjado (finge que é). Contos de Lugares Distantes é importante para mim de diversas formas, principalmente no fato da escrita ter uma simplicidade sem igual. São contos curtos, às vezes feitos só por imagens, parece até infantil, mas ele te toca tão profundamente é que impossível não se impressionar.

BRANCO 
O nome branco deriva do franco blank, “claro, branco, brilhante”. Revela paz, calma, inocência, pureza, sinceridade e verdade; repele energias negativas e eleva as vibrações espirituais. Equilibra a aura e facilita o contato com os guias espirituais, promovendo o equilíbrio interior, a sensação de proteção. Também pode ser usado como coringa, para todos os propósitos, associando-se com eficiência com qualquer cor. Também está associado ao frio e à limpeza.


De todas as cores, é a que menos gosto. Também combina com qualquer coisa, mas não é qualquer coisa que fica boa sendo branca. Para mim, deixa o ambiente mais limpo, mais leve. Escolhi o livro Extraordinário por isso. É uma história leve que trás um tema forte. Não é apelativo, e te faz se encantar pela vida de Auggie. É realmente um livro extraordinário. 



É isso, espero que tenham gostado. Tirei os significados desse site aqui, caso alguém queira conferir. Comente aí embaixo quais suas cores favoritas, e quais livros combinem com elas. Não se esqueça de olhar o post dos outros participantes:




Beijos e até a próxima

Me siga nas redes sociais 

44 comentários:

  1. Gabriela
    Gostei do post muito interessante e achei suas escolhas de livros bastante inteligente, e é claro que não podia faltar O Oceano no Fim do Caminho!
    Abraços,
    Gisela
    @lerparadivertir
    Ler para Divertir

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Gisela, que bom que gostou :)
      Sempre tem que ter um livro do Gaiman no meio haha
      Beijos

      Excluir
  2. Ahhh, adorei e quero participar também! :D hehehe
    Minhas cores preferidas são azul e roxo (nessa ordem) e eu também amo a Saga do Tigre. Na verdade ainda falta ler o último, que eu demorei um pouquinho pra descobrir que existia. Mas o meu referido da série é o primeiro!
    Também adorei O Oceano no Fim do Caminho e gostaria de ler outros livros do autor.
    Não li esse do Green, até agora o meu preferido dele é Cidades de Papel. (O outro que li foi A Culpa é das Estrelas)
    Extraordinário está na minha lista de desejos há algum tempo, só vejo críticas boas dele. Preciso ler.
    Adorei mesmo o projeto.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Evelyn *-*
      As minhas também, mas roxo vem em primeiro kkkk Leia, é muito bom. É que os dois últimos tem mais ação, muita coisa acontece e acabou me prendendo mais.
      Neil Gaiman é o melhor, todo mundo devia ler todos os livros dele HAHA Mas sou suspeita para falar também.
      O único do Green que não li foi Cidades de Papel e Deixe a Neve Cair.
      Extraordinário é aquele livro que todos deveriam ler, porque é incrível. Que bom que gostou, beijos <3

      Excluir
  3. Oiee tudo bom? Adorei esse projeto super diferente, fiquei pensando nas minhas cores e nos livros correspondentes para fazer no meu blog também,muito bacana. Ainda nao li nenhum desses livros que vc falou, mas alguns ja estao na minha listinha bjos ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Carol, tudo bem :)
      Também adorei o projeto. Faça sim, e se fizer me avisa para eu acompanhar. Beijos

      Excluir
  4. Muito legal esse projeto, já vi em outros blogs.
    Vou ficar ligadinha para ver as próximas postagens ^^
    Queria esse livro Extraordinário, dizem que é bom. bjin

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Suzi, que bom que gostou :)
      Esse livro é muito bom, recomendo.
      Beijos

      Excluir
  5. Adorei o projeto e confesso que sou louca para ler o livro Quem é você, Alasca?
    Bjus
    Jaque
    www.quebreiaregra.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Jaque :)
      Espero que possa ler e curtir a história. Beijos

      Excluir
  6. Gostei dessa associação das cores com os livros
    E bem curioso os significados dessas cores

    Beijos

    WWW.PAINELPARACONGRESSO.COM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Carmen, também achei muito bacana a ideia.
      As cores tem vários significados e achei bem legal isso. Beijos

      Excluir
  7. Nunca tinha visto esta TAG, achei interessante!
    Estou louca para ler Extraordinário e Quem é Você, Alasca?!
    Beijos

    Little Bit of Glamour

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Giovanna :)
      Também não conhecia ela até ser proposta no projeto.
      São livros ótimos, espero que leia logo. Beijos

      Excluir
  8. Gostei do projeto de ter livros conforme a cor.
    Escolhi a cor amarelo, acho que esse livro deve ser ótimo.
    Fiquei com vontade de ler contos de lugares distantes.
    Bjinhos.
    www.prosaamiga.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei flor :)
      Contos de Lugares Distantes não é muito conhecido, mas que vale super a pena a leitura. Beijos

      Excluir
  9. Que projeto legal, estou precisando criar uma escala de leitura pra mim.
    Estou super afim de ler o Extraordinário.
    Bjão

    www.blogdajeu.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Jeane, que bom que gostou :)
      Leia sim, é muito bom.
      Beijos

      Excluir
  10. Olá!
    Que projeto super criativo!
    Amei...
    Adoro livros e cores...
    E gostei de saber um pouco mais das cores (curto mto o lilás, derivado do roxo, kkkk, o azul, o preto e o branco...o laranja vem me conquistando aos poucos.)
    E esses livros ainda não conhecia, e fiquei mto curiosa para ler o 1º.
    Linda semana!
    Um super bjo!

    Alê - Bordados e Crochê
    Fã Page

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Alessandra :)
      Que bom que gostou do projeto, também estou amando participar.
      O laranja também me conquistou aos poucos, antes eu só gostava do roxo, azul e preto.
      Ótima semana para você também, beijos.

      Excluir
  11. Que legal esse projeto !

    Adorei as capas de cada cor que você escolheu e o motivo pelo qual escolheu eles.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Eu quero MUITO ler o extraordinário, já ouvi tanto falar da historia dele, parece ser incrível! Beeijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Lorrane, é um livro bem conhecido mesmo e merece toda a fama. Espero que possa ler logo.
      Beijos

      Excluir
  13. Bem bacana projeto literário ... e relacionar outro temas com livros nem sempre é fácil , mas é bom para exercitar a criatividade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal mesmo né? Verdade, é complicadinho mesmo, tive que pensar um pouco. Beijos

      Excluir
  14. Ahh k post bacana...amei as indicações dos livros e saber a origem do nome sãs cores e suas influências!
    Beijinhos sua linda :*
    www.estiloaqualquercusto.com

    ResponderExcluir
  15. Gostei do Projeto...
    Gostei da pesquisa das cores, super interessante.
    Quanto aos livros imagino a decepção com A Viagem do Tigre, ainda bem que O oceano compensou...Tbm amo azul...
    Gostei, muito legal!
    Blog ArroJada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou :)
      Não fiquei decepcionada pela A Viagem do Tigre, foi um dos meus favoritos. Beijos

      Excluir
  16. Da sua lista só li extraordinário e quem é você, Alasca? Amei os dois. E em relação aos outros, como foram tão boas indicações, irei dar uma procurada
    beijos

    ResponderExcluir
  17. Bem legal essa tag
    a viagem do tigre esta na minha meta, espero ler logo
    o meu extraordinário é azul rsrsrs

    ⋙ Um beijo
    Blog Livros com café
    Instagram - @bloglivroscomcafe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou :)
      Leia logo meeesmo <3
      Queria essa capa azul, mas comprei antes de lançá-la. Beijos

      Excluir
  18. Oi, tudo bem? Que projeto mais lindo, ainda não o conhecia, mas amei a sugestão. Esses livros que você citou são ótimos. Quem não ama "Quem é você Alaska?" <3 Vou conferir os outros posts. Beijos, Érika

    www.queroseralice.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Érika, tudo bem :)
      Também amei o projeto <3
      Pois é, mas tem gente que não curtiu mesmo. Beijos

      Excluir
  19. Lista ótima, esse projeto está com tudo né, bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, o projeto é bem legal. Obrigada, beijos

      Excluir
  20. Esse projeto literário é ótimo... a leitura sempre é a melhor opção.
    O livro O Oceano no Fim do Caminho me parece ser muito bom.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Dri :)
      Sim, leitura é vida <3
      É muito bom mesmo. Beijos

      Excluir
  21. Sou louca para ler A Maldição do Tigre, que vai série e tudo. Você colocou um dos meus livros favoritos, Extraordinário! Nao existe livro mais fofo, chorei muito lendo. E quem é você,Alasca? é um clássico do John Green, tbm gosto muito!
    Grande lista!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Luanna, sou suspeita pra falar, mas lei A Maldição do Tigre haha
      Sim, são dois livros maravilhosos. Beeeijos

      Excluir
  22. projeto super fofo amei, as suas escolhas, não conhecia nenhum desses livros que vc citou. ótimo post, Beijos Mariiah
    My Book Makeup

    ResponderExcluir

Espero que tenha curtido a postagem! Volte mais vezes :D