OPINIÃO || O PROJETO ROSIE - GRAEME SIMSION

9 de mar de 2015

O Projeto Rosie - Graeme Simsion

Original: The Rosie Project
Páginas: 320
Ano: 2013
Editora: Record
Encontre Aqui: SkoobAmazonSaraiva, Submarino.








Olá amores, tudo bem? A resenha de hoje é de um gênero que eu imaginei que nenhum livro iria me agradar. Mas pelo visto eu estava beeem errada, rs. 

Don Tillman é professor de genética em uma faculdade renomada, Australiano, tem 39 anos, é bonito e musculoso. Até aí tudo parece ok, mas Don tem uma personalidade excêntrica, o que o dificulta a socializar com outras pessoas. É extremamente metódico, tudo em sua vida é programado, tem hora marcada e jamais age impulsivamente. 

Don tem apenas dois amigos, o Gene, que é um "canalha" e sua esposa Cláudia, que é um amor. Em um dia, que estava refletindo enquanto fazia alguma atividade, começou a avaliar porque não consegue interagir com mulheres, e é daí que surge O Projeto Esposa. Ele cria um questionário de 4 folhas com algumas perguntas que ele acha válido para sua futura companheira. E com a ajuda de Gene ele vai tendo encontros para escolher a esposa ideal. Nesse meio tempo ele participa daqueles grupos de encontros, que sempre dão errado, para variar.

Um dia, aparece Rosie em sua sala, mandada por Gene, e é aí que a história realmente engata. Em um encontro, Don começa a ajudar Rosie com O Projeto Pai, pois Rosie não sabe quem é seu pai, e sua mãe que poderia lhe contar morreu quando ela tinha 10 anos. A partir daí Don começa a interagir socialmente com Rosie, o que nunca lhe aconteceu antes, e principalmente, ele começa a agir por impulso e quebrar sua preciosa rotina. 

"Os seres humanos muitas vezes deixam de enxergar o que está perto deles e que parece óbvio para os demais." (pág. 96)


O que mais me chamou atenção nesse livro, é que pela primeira vez vejo uma comédia romântica narrada por um homem. Eu não conheço nenhum outro livro desse gênero narrado por um personagem masculino. 

Don é um personagem único, e adorei ele desde a primeira página. Vi em uma resenha em que a blogueira cita que Don é bem parecido com Sheldon de The Big Bang Theory, e concordo plenamente. Tudo na vida de Don é programado, ele não tem tempo para agir impulsivamente, como diz, não gasta seu tempo com coisas desnecessárias. Até o momento que conhece Rosie.

De volta a toda velocidade, num Porshe vermelho dirigido por uma linda mulher e ouvindo aquela música, tive a sensação de estar diante do precipício para outro mundo. Reconheci aquele sentimento, que, como se precisasse, se tornou mais forte quando a chuva começou a cair e a capota travou e não conseguimos mais subi-la. Era o mesmo que senti ao olhar para a cidade depois do Jantar na Varanda e quando Rosie anotou seu telefone para mim. Outro mundo, outra vida, próxima, mas inacessível. Aquela ilusória sensação de... SA-TIS-FAC-TION. (pág. 110)

Rosie é completamente o oposto de Don. Não é ligada a regras, vive chegando atrasada, é fumante, enfim, tudo que ele abomina. O que os liga é O Projeto Pai, que Don decide ajudá-la. 

O final é bem clichê, mas jamais deixa de ser surpreendente. É muito fofo acompanhar o desenvolvimento de Don, conhecer um pouco mais sobre como sua mente funciona, seu relacionamento com sua família, e os conflitos que passa ao longo da narrativa. Ele amadurece muito e é o que mais me chamou atenção no livro.

No fim, eu amei o livro. Me surpreendeu bastante, principalmente por não ser um gênero que me agrade. Recomendo demais o livro, todos os personagens são cativantes, até quando são idiotas. 

Espero que tenham gostado, se já leu o livro me diz aí o que achou e se não leu quais são as suas expectativas para a história.

Beijos e até a próxima

Me siga nas redes sociais 

16 comentários:

  1. Ooi,

    Assim como você, acho muito dificil encontrar um livro de comédia romantica narrado por um homem e eu gostei muuuito de ter lido esse.
    A capa é linda demais, eu achei o enredo incrivel, muito bem trabalhado e engraçado. Don foi evoluindo aos poucos o que eu gostei muito, o que achei legal é que foi um bom cliché. Estou curiosa em relação ao proximo livro do autor.


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Ana ;)
      Siiiiiiiiiiiiiim, você pensou exatamente como eu. Adorei a evolução do Don, e mesmo sendo clichê eu amei.

      Excluir
  2. Ahhhh... Agora eu quero ler! Comédia romântica narrado por um HOMEM?! Super curti! *----------*

    Parabéns pela resenha!

    Malfeito Feito | FanPage

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Daniel :)
      kkkkkkkk sim, foi o que me chamou atenção.
      Obrigada

      Excluir
  3. O Projeto Rosie foi um livro que gostei bastante. Achei a narrativa leve e super divertida, os personagens me cativaram e apenas adorei!
    Recomendo para todos, até para os que não curtem romance como eu hahahahahaha
    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Gab :)
      Isso mesmo que eu penso, também não curto romance e me apaixonei pela história <3

      Excluir
  4. Oi Gabi, tudo bom?

    Tenho esse livro, mas ainda não comecei a leitura. Estou bem curiosa para lê-lo, ainda mais depois da sua resenha cinco estrelas. Quando o ganhei, estava super empolgada, mas depois ficou esquecido na estante! Parabéns pela resenha!

    Beijos,
    http://www.procurei-em-sonhos.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Rob :)
      Leia o mais rápido que puder, porque é muito bom ><
      Obrigada <3

      Excluir
  5. Oi Gabi, tudo bem?
    Eu já vi esse livro várias vezes em promoções, mas nunca me interessei por comprá-lo, até que recentemente minha amiga leu ele e amou, então fiquei muito curiosa.
    Realmente eu também não consigo me lembrar de nenhum livro voltado para comédia em que o protagonista seja homem, então achei isso bem interessante.
    E se o Don se parecer um pouco que seja com o Sheldon, eu já prevejo muitas risadas durante a leitura.

    Bjo :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Maiara, tudo bem :)
      Sim, esse livro é demais e me surpreendeu muito. Me apaixonei pela história desde a primeira página. Don é hilário, você vai gostar muito do livro. Beijos

      Excluir
  6. Olá,
    Abri um sorriso quando vi que a resenha era de O Projeto Rosie, comprei esse livro num promoção por 10 reais e li logo de cara!
    No começo você começa a achar hilário a situação, mas no final eu me encantei com o livro! e recomendo a leitura
    Beijos
    http://entree-virgulas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Isadora, sim, foi assim que me senti. Nem sei porque demorei tanto para ler esse livro. Fiquei encantada, beijos

      Excluir
  7. Oi Gab!
    Eu simplesmente amei esse livro! Foi uma leitura deliciosa, super divertida...Don é um fofo, mesmo cheio de manias. Quando Rosie apareceu e se mostrou totalmente "inadequada" para ele, já percebi que risadas é o que não faltariam. rsrs
    E pensar que demorei quase 1 ano para ler esse livro. Se eu soubesse que iria gostar tanto, teria lido mais rápido. rs
    Beijos
    Coisas de Meninas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Neyla, é impossível não se encantar com Don, mesmo com suas particularidades.
      Siim, demorei um tempo para pegar ele também, mas antes tarde do que nunca kkk Beijos

      Excluir
  8. Olá, Gabi, tudo bom?
    Ainda não li O projeto de Rosie, mas já li tantas resenhas que eu já sei algumas partes do livro de cor. kk
    Você é a primeira pessoa que eu vejo comparar o Don ao Sheldon, e isso só em faz querer ler ainda mais o livro (sou apaixonada por TBBT). Enfim... adorei a resenha <3 Beijos,
    http://www.entreleitores.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Jessica, tudo bem :)
      Leia sim, você vai rir demais da história.
      Eu não tinha parado para pensar nisso até eu ler uma resenha falando, Don é bem mais sistemático que Sheldon, mas eles são bem parecidos em alguns aspectos. Obrigada, beijos

      Excluir

Espero que tenha curtido a postagem! Volte mais vezes :D